Recommended Posts

Publicado: (editado)

O primeiro nascimento

dsci23342.jpg

Coloquei o primeiro peixinho que nasceu cá por casa, um killifish de nome peixe bandeira (Jordanella Floridae), que está vivo por um acaso do destino! Nasceu no aquário de camarões quando tinha como objectivo eclodir os ovos de neritinas, pois tinha e ainda tenho muitos ovos no Praia Azul... e vi este bichinho ainda microscópico a passear um dia depois pelo aquario de camarões, nem sabia o que era... era tão pequeno... apenas por exclusão de partes vi que era um peixe... e so descobri a espécie muito tempo depois!! situação neste topico: Reprodução de Neritinas.

O pai dele morreu recentemente, saltou fora do aquario, muito estranho... E, o filhote, está a começar a me parecer um macho pelas pintas vermelhas que estão a aparecer. Os machos são vistosos, têm a aparência da bandeira americana, dai o apelido de peixe bandeira, enquanto a femea parece tao desinteressante, parece um viviparo... agora com algum tamanho (precisamente com um mes de idade) coloquei-o no aquario onde está a mae, o Praia Verde, visto serem peixes sociais e estavam ambos sozinhos em dois aquarios distintos. A principio ao por o peixinho, os buenos aires pensavam que era comida, e o bichinho ficou super-assustado, mas parece já estar tudo bem. Agora está sempre junto da mãe. banana rock

O peixinho tem o tamanho de um polegar. Mas já me pareceu grande o suficiente para ir para junto da mãe.

Editado por Quo
  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Garra Cardamon

Garra Hughi

acabei de descobrir muita informação acerca do Garra Hughi (nome comum Garra Cardamon, que é proveniente da India)

garrahughi.jpg

Já verifiquei o que tinha descoberto no meu aquário, em juvenil é um extraordinário comedor de algas preferindo as algas filamentosas e detritos, é juvenil entre o 1,5 e 3.5 cm. é omnivoro e como verifico prefere viver no meio do aquario entre plantas. Comprei-os pela curiosidade de serpentearem em cima de folhas à busca de algas, mas como cresceram já um pouco, comportam-se como os Siameses, de planta em planta comendo algas, enquanto o siames rapidamente se habitua à ração, este peixe tem maior apetite por algas.

Em adulto ao que tudo indica fica um belo peixe e passa a viver no fundo, consumindo mais materia vegetal, contudo ao que tudo indica é na mesma maioritariamente algas. Não sei se comerá alguma planta, veremos.

O aspecto parece que se altera, em juvenil mantem-se zebrado, mas em adulto, fica assim:

photo.jpg

já fica com aspecto de garra, é que os Hughi juvenis não parecem iguais aos outros garras, é apenas um estágio no seu desenvolvimento.

O facto de ser tao pouco falado e conhecido, deve-se a constar na lista de espécies em perigo de extinção, classificado como EN (endengered), dois estágios antes da extinção, por causa da ameaça humana no seu ecossistema natura na India, em Cardamom.

http://www.iucnredlist.org/apps/redlist/details/169624/0

Comprei dois com esperança de ter reprodução, mas não sei a diferença de sexos, se é que existe. é um peixe extraordinariamente pacifico, e não pode ser misturado com peixes mais espevitados de cardume, pois vão chatear o Garra.

Por isso quem tem esta espécie que cuide dela e tente reproduzir.

vou ver se tiro uma foto deles actual.

Editado por Quo

Kribensis

P.Pulcher - procriação

dsci2333.jpg

dsci2334.jpgdsci2335.jpg

Aqui umas fotos do que consegui da procriação dos kribs. Os filhotes continuam pontos indefinidos pouco maiores que pulgas. São os pontinhos pretos dentro da embalagem de iogurte liquido.

Resolvi tirar o boca-de-fogo mais pequeno do aquario Praia Redonda para passá-lo para o aqua Praia Verde e substituir por locarideos, pois o bicho passava a vida escondido e os outros dois andavam sempre juntos expulsando-o, era expulso pelos da sua espécie e pelos kribs, não tinha interesse... ao tentar apanhar o peixe, o bicho fugia para o lado dos kribs, e eu ao tentar apanhar... o krib macho atacou-me a mão parecia que recebi um choque eletrico. :)

mesmo valente! e não so atacou-me uma vez, mas sim tres!

No outro dia, os dois boca-de-fogo armaram-se em vilões e decidiram fazer uma investida conjunta ao territorio dos kribs, indo pelo caminho todos folcloricos com as guelras vermelhas insufladas, ao chegar à fronteira o macho krib defendeu o territorio sozinho dos dois boca-de-fogo!!! dois brutamontes ao lado dele, mesmo assim, defendeu bem.

Hoje, o casal de kribs decidiu vingar-se e fez uma investida no territorio dos boca-de-fogo, mesmo no esconderijo favorito deles, bem dentro do territorio.

Editado por Quo
Publicado:

chegou a estar meio enterrado, mas os kribs fizeram uma cova à volta e está agora só preso pelas pedras. se mexer stressa os peixes, e ainda por cima me mordem! :) que peixinho tão castiço, ja antes de terem filhotes, achava-os muito castiços, agora ainda acho mais.

Praia Verde

adicionei uma nova planta, Feto Africano (Bolbitis heudelotii)

o objectivo era passar para a frente da montanha, mas acabava por tapar demasiado a pedra, assim passei-a para o fundo.

pvfetoafricano.jpg

Em relação às anubias estão mesmo a sofrer com os Tetra Buenos Aires, comem as folhas novas, elas ja tinham sido maltratadas...

No Praia Azul também estou a mudar algum plantio.

Praia Redonda

A fauna que no outro dia substituiu a saída do Boca de Fogo juvenil foi:

2 Rabo-de-Chicote Rineloricaria parva

1 Nariz de Borracha Chaetostoma cf. Thomsoni

ajudando assim a reequilibrar o aquario em termos de algas.

Hoje, os filhotes dos kribensis sairam pela primeira vez da toca, comendo algas nas pedras. Isto apenas 6 dias depois de terem nascido, ainda não sei quantos são, mas serão à volta de 40, já se notam os olhos, mas são ainda pouco maiores que pulgas, alias, parecem insectos a saltitar na pedra, comendo algas.

Editado por Quo

Praia Azul

Arco-Irís anão (Melanotaenia praecox) e Anubias Azefelli

tão lindo =D

arcoirisanaoanubias.jpg

Arco-Irís anão e Peixe-Lapa Tigre (Sewellia Lineolata)

arcoirisanopeixelapa.jpg

O Escalar (Pterophyllum scalare) de nome Diamante que tem estado doente

escalardiamante.jpg

Peixe-galho

Farlowella accus

ainda anda por cá e já cresceu um pedaço, o peixe que mais receio tive de ter, pois tudo dizia que era super-fragil e parado, mas é o contrário disso, para um peixe de fundo é bem espevitado. Claro que no aquario ele tem alimento, visto haver luz bastante para produção de algas.

peixegalho.jpg

As novas plantas

São: Pogostemon stellatus e Micranthemum umbrosum

vamos ver no que dá. A primeira já sei que é complicada. Mas chegando ao aquário começou logo a ganhar tons rosa. Mas não foi por isso que a pus no aquário, é por parecer um junco, e junto à raiz parece um canavial.

novasplantas.jpg

Editado por Quo

quando estiver tudo mais verdinho , especialmente as anubias e completar a fauna faço novos videos da evolução.

Actualizei as tabelas iniciais com o nome das familias de peixes, moluscos e flora. Separei os moluscos dos peixes, para assim ser mais facilmente perseptivel por quem não sabe o que é o quê.

Acho que os meus aquas ainda vão ser declarados parque natural ou reserva ecológica. ehehe

Editado por Quo

imagem geral do aquário duplo...

geralaquarios.jpg

como se pode ver no lado direito, a montanha movia contra o vidro, visto que estava a ocupar espaço e a esconder demasiada fauna e se algum peixe fizer criação no buraco que tem na montanha posso ver pelo vidro traseiro.

continuo a fazer pequeníssimos acertos. as plantas difíceis ainda se vão aguentando.

paesq.jpg

Dado ter posto estas plantas novas, do aquário Praia Azul removi a Echinodorus Red Devil que foi para o Praia Verde e grande parte da alga marimo, que foi para o Praia Verde e para o aquário de 40L, visto que a alga marimo é a unica coisa que as Ampularias Canaliculata não comem!

Por outro lado no aquario Praia Verde o Feto Africano não parece ter-se dado bem, ou foi atacado pelos buenos aires, e devidi a planta por dois aquarios (Verde e Redonda) para ver qual a melhor forma de manter a planta.

Editado por Quo

As espécies de moluscos que mantenho:

Neritidae ---- Aquario

Clithon corona - Praia Azul

Vittina semiconica - Praia Azul

Neritina pulligera - Praia Azul

Neritina delessertii - Praia Azul

Neritina natalensis - Praia Verde

Septaria porcellana - Praia Verde

Pachychilidae

Tylomelania gemmifera - Praia Azul

Ampullariidae

Pomacea bridgesi - Praia Verde

Pomacea canaliculata - Nano 40L

Buccinidae

Anentome helena - Praia Redonda

um de cada espécie dos aquarios, excepto as Helenas e as septarias. Nos aquarios introduzi ainda tres espécies de caracois, physa normal, planorbis (aqueles pequenos), e provavelmente outro physa sp.

moluscos2.jpg

Editado por Quo

Arranjei uns gobios na semana passada, animais fascinantes. Cara de lagarto, e esconde-se em buracos e anda a comer algas em cima das plantas, caracteristicas que acho muito interessantes. Ainda não identifiquei a espécie ao certo. O género de gobideo é Stiphodon.

estou inclinado para o Stiphodon Elegans e agora mais para o Stiphodon atropurpureus

seguem fotos para ajudar na identificação

gobio.jpg

gobioareia.jpg

gobiocabea.jpg

gobiovalisneria.jpg

foto tirada com flash para ajudar a ver pormenores.

gobiofotoflash.jpg

Editado por Quo

hoje estive a terminar a remodelação do Praia Verde, como está ainda tudo nublado, vou actualizar o

Praia Azul

-> Apesar deste aquario ter atingido os objectivos a que me propus, considero-o mágico observá-lo. Continuo a aperfeiçoar o que posso. Inseri há dias a Hygrophila corymbosa ‘siamensis’ que visa substituir a Hygrophila polysperma. A higro siamesa tem a vantagem de necessitar de menos luz e crescer fora de água. Além de que até os escalares comem polysperma. Isto tem vantagens económicas e de embelezamento. Vou esperar que se desenvolva e por noutros aquarios, isto pode permitir uma poupança energetica.

Os Escalares e a planta Pogostemon stellata

paescalaresstellata.jpg

O gastrópode "ouriço" (clithon corona) e os Arcon-iris néon /anões (M. praecox). Peixe extraordinariamente belo e brilhante nunca é demais fotografá-los.

praiaazularcoirisclitho.jpg

e a geral

A higrófila siamesa é a que se encontra no centro-direita junto à Hygrophila guanensis

praiaazulgeral.jpg

Editado por Quo

olá jorge!

O peixe-lapa tigre (Sewellia Lineolata) só tenho a dizer bem e recomendo como comedor de algas. é bastante interessante, activo e resistente, mais resistente e activo que o peixe-lapa comum (Beaufortia leveretti).

A tylomelania gemmifera é bastante resistente se os parametros do aquario estiverem bem, isto é aquario maturado. No entanto, esta espécie de tylo é muito pouco activa. Pelo que muitas vezes não passa de uma concha no aquario, muito raramente vejo-a sair do sitio, e trepa os vidros quando o rei faz anos. Deixaste-me a pensar, se o problema não serão os escalares... a tylo já é lenta por si mesma... nunca vi os escalares atrás dela, mas vejo sempre os escalares à volta das neritinas.

Editado por Quo
Publicado:

Mais umas fotos do Praia Azul

neon negro (H.herbertaxelrodi) e 3 espécies de Hygrophilas combinadas (H.Guanensis, H. Siamensis e H. polysperma), com destaque para a Siamensis, ve-se o desenvolvimento, mais uma vez, da alga rodophyta sp. numa folha de Guanensis.

21julneonnegro.jpg

As tres variedades de tetras que mantenho: Neon Negro, Neon (P. innesi) e Nariz de Bebado (P. georgiae).

21jultetras.jpg

Arco-Iris e os Comedores de Algas Siameses (Crossocheilus siamensis).

21jularcoirissiamensis.jpg

Os curiosos gobios (cuja espécie já sei, são Stiphodon atropurpureus) empoleirados na valisneria

21julvalgobios.jpg

Gosto muito dos teus aquarios, são "pouco ortodoxos", fugindo um pouco ao q se costuma ver aqui pelo fórum. Uma grande mistura de peixes, alguns pouco vistos pelo hobbie, no entanto parece estar tudo em equilibrio e com um aspecto muito saudável, nota-se que foi feito o trabalho de casa. Deve ser realmente mágico obseravá-los. Continua a actualizar

Cumps

Editado por JaimeSousa

Jorge, há outras tylomelania... muito mais activas e praticamente iguais, eu pelo menos penso adquirir outras espécies de tylo. Quanto aos peixe-lapa podem aparecer à venda como plescostomus borboleta, já os vi em duas lojas pelo menos, logo não é dificil encontrá-los...

JaimeSousa obrigado!!!! é isso mesmo, tenho a minha visão, daquilo que vejo num ambiente aquatico, como o imagino e criando um pequeno mundo, com espaços para usufruto dos peixes. A diferença está ai. Há plantas, peixes e substratos que não uso... Daí considerar ter o meu estilo. Outras curiosidades: não adiciono CO2, confio na respiração da bicharada. Cada aquário tem apenas 48W de luz. E, arrisquei alguma incidência "relativamente indirecta" de luz solar...

O Praia Azul está saudavel mesmo, não é ilusão. há um conjunto de factores, nos quais destaco, certas plantas, fauna algueira, filtragem externa 8 vezes o volume, fertilização, pequenas TPAs regulares na ordem dos 10%. Por exemplo, bastou-me retirar algumas hygros para o outro aquario, para reapareceram algas. Para o stress: layout do aquario criando espaços (zonas reservadas, de natação livre, referencias), alimentação variada (10 tipos diferentes), estudo de compatibilidades, comprimento do aquario.

O Praia Verde tenho tido algumas questões, reorganizei e daqui a um mes espero que fique como tenho pensado. Já não é bem como no video. Mas como tenho lá os buenos aires (temporariamente), e por isso tenho as hygros e as anubias ratadas. que pestes. lol. As hygro, é naquela, mas as anubias...

brevemente devo actualizar os videos, pois já há algumas alterações.

Mais umas fotos da Praia Azul:

Góbio Néon (Stiphodon atropurpureus) com o cardume de Nariz de Bêbado a passar

21jul2gobio.jpg

Os meus escalares dourados

21jul2escalares.jpg

Editado por Quo

Praia Azul novo video

no video as cores aparecem mais esbatidas (alaranjadas) que os do Raw da máquina. e já vi onde está o problema, é na conversão do video. Mesmo vendo o video feito com musica, é diferente do resultado final. se tiver pachorra tento corrigir isso, mas já tentei varias opções e não deu. Se calhar tenho que usar outro software, é o Movie Maker.

reparem na limpeza da areia em comparação com os videos antigos. e nao nao tive a limpar, nem preparei o aquario, como pode ver-se que tem ali umas hygro que precisavam de poda.

Editado por Quo
Publicado:

Gostei muito do video (e da escolha do audio), transmite sem dúvida tudo aquilo q se falou, equilibrio, paz, serenidade, apesar da grande mistura de espécies acaba por funcionar muito bem, é de facto mágico contemplá-lo. A diferença na limpeza da areia é notavel!

A única "falha" q tenho a assinalar é a cor dos peixes, provavelmente será do video, mas parece tudo com cores bastante esbatidas (principal referência aos néons e ramirezi), um maior contraste de cores e ficaria perfeito (um pequeno cardume de cardinais faz maravilhas neste aspecto).

Por fim, felicitar-te pelo exelente estado das plantas, tendo em conta a ausência de CO2, a baixa potência da iluminação usada e o substrato, considerado por muitos péssimo para a manutenção de plantas. Parabéns :animal_fish:

Cumps

Publicado:

pois.

em relação à cor, é mesmo uma questão da camara, não só pela conversão do software, mas também da maquina e do efeito do fundo claro. Na verdade, os Altispinosa (Não são rams), são coloridos do mesmo jeito que outros ciclideos, estao bem ambientados no aquario. Se bem que quando os comprei, eram cinzentos... logo estão mais coloridos que o meu objectivo inicial, apenas aparecem esbatidos no video, mas na realidade, nao sao assim. também têm brilho.

Os arco-iris neon, têm um tipo de coloração diferente e variavel, muito brilhante, pelo que é por natureza dificil de capturar numa camara, mas em ocasiões já consegui boas fotos deles coloridos.

por outro lado, gosto de peixes prateados e brilhantes, pois é assim que entendo os peixes como mais natural, visto viver numa zona de águas temperadas, e a maioria dos peixes são assim. nomeadamente um episidio de infancia em que um cardume de sardinhas passou ao largo e saltaram fora de água, lindo, tudo a brilhar!

é verdade que os neons fazem um efeito muito bonito com as plantas, já pensei em aumentar o numero, mas como o que está à venda é muito pequeno, é um risco por causa dos escalares. Além de que o peixe de cardume que gosto mais, são os arco-iris neon... pois são os mais se assemelham em beleza e brilho de escamas a esse cardume de sardinhas. E, os que funcionam melhor são os bebados... os arco-iris têm uma coloração muito mais interessante e sublime que os neons... na minha optica.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!