Recommended Posts

Publicado:

um dois em um...... muito bom! Gosto do contraste dos dois biotopos

As tuas fotos saem sp um pouco amarelas...n csgs melhorar isso? ou é mesmas da iluminação?

Abraço

• Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)

a iluminação é branca, mas não branco-palido. é da camara.

tirei agora algumas uma com estabilização e outra sem estabilização.

esta ficou mais natural e definida, é mais assim que é o aquario

pa17jun1.jpg

esta ficou menos natural e amarelada... nao sei porque... a diferença de uma para a outra é que na primeira usei uma cadeira para estabilizar a camara, na outra nao. E nesta ainda usei photoshop para reduzir os amarelos.

pa17jun2.jpg

e alguém conseguir identificar a planta tipo erva à frente, agradecia, a planta tem um caule... gostei imenso da planta, apesar de não considerem dizer o nome dela, e ainda trouxe dois caracois de oferta...

Editado por Quo

O aquário que estou a montar no momento, também de 1 metro. Assim passou a descrever os meus 3 aquários de 1 metro neste topico.

Praia Redonda

a primeira imagem, uma ampulária! Não sei que nome dão a esta coloração, quanto à espécie parece-me P. bridgesi. só sei que adorei a cor delas combina perfeitamente com a cor das pedras, e o contraste com a areia branca... liderrimas, logo não poderia deixar de ser a primeira imagem

dsci2216.jpg

Composição de fauna & flora

pr18junff.jpg

FAUNA:

Em relação ao synodontis, em vez do S. Eupterus, que poderia ficar um bocado grande, decidi ficar com o S. lucipinnis do lago Tanganika, devido ao seu tamanho reduzido e aspecto interessante http://www.planetcatfish.com/catelog/speci...?species_id=103 há a probabilidade de eu ter um casal, visto que tenho um maior que o outro...

No nano de camarões, o peixe que nasceu é quase de certeza uma Jordanella Floridae. Já está com praticamente 1 cm, e o peixe está completamente formado, só que com tamanho reduzido. Cresceu rapido... :)

FLORA:

No Praia Azul, a nova planta foi identificada: Acorus gramineus pusillus

No Praia Verde, nova planta: Anubias barteri var. angustifolia

Se alguém achar que não é esta anubia que diga. A planta tava um bocadinho queimada, cortei algumas zonas queimadas.

pvanubianova.jpg

assim a minha colecção de anubias é composta por:

anubia nana (A. barteri var.)

anubia folha de café (A. barteri var.)

anubia angustifolia (A. barteri var.)

anubia azfelli (está é muito diferente das outras, não só no aspecto da folha, como também na haste)

Editado por Quo

Obrg. H_salfanha. Sim, tem muita hygrophila. especialmente polysperma, ve-se por todo o aquario.

fiz um novo video com mais qualidade de imagem, mudei as configurações da maquina, meti também musica calma/de relaxamento.

apressiem... a transição de um aquario para o outro está fixe, por causa dos cardumes funcionais.

está um video bastante agradavel e ainda ficou muito por ver. =)

Editado por Quo

não é um programa, são simples tabelas. Os dados são cruzados entre o fish-base, tropica, aquarium wiki, planet catfish, plants alive, etc.

Os aquários também não começaram agora. O Praia Azul começou logo no inicio de Dezembro... e não foi o meu primeiro aquário, mas sim, o terceiro... mas foi o primeiro tropical e com plantas verdadeiras. o Praia Verde na segunda metade de Fevereiro e o Praia Redonda, começou no inicio de Junho, quando abri o topico.

O que custa é o primeiro, o resto é fácil. O Praia Azul já teve diversos tipos de substrato (areia de praia, areão do rio, areão negro...) até acertar com este e diversos tipos de problemas. Os outros, não, facilimo... nomeadamente o Praia Verde, controverso pela fauna, mas o que tive mais sucesso. toda a gente diz que os barbos penicam tudo, e o que tenho a dizer, é "olhe que não!" e se veres o video ves que além de extremamente lindos, é dos melhores cardumes em termos de coordenação entre os membros, além de pacificos com o resto da fauna. Logo é provavelmente o melhor cardume. Se bem que como se ve, os bebados também sao fantasticos, apesar de não tão lindos, têm um nadar coordenado e gracioso, além do corpo prateado. Quanto aos barbos tem é que se dar as condições certas e companhia certa, que eles viram autênticos anjos.

Além destes 3, ainda tenho o projecto do nano de 40L de camarões, que ainda não mostrei.

Estou a colocar flagyl nos aquarios onde estão os dois peixes doentes para tratar dos peixes que estavam em tratamento e prevenir possiveis problemas noutros peixes.

Editado por Quo

voltei a por o layout de um dos dois da sala de volta a onde estava, e retirei as 3 espécies de ciclideos, também de volta. Passei para a sala os peixes-gato, pois na sala como não tem luz de noite, estao mais a vontade, não estavam adaptados devido à luz constante, candeeiros, TV, portatil... etc, e eu tenho os ciclideos de estimação onde lido mais com eles, logo ter este aquario interessante e os peixe-gato adaptaram-se melhor à sala. A mudança foi facil, pois so foi tirar as pedras.

Logo estaca zero... neps... o outro aquario (o novo-novo-praia verde) já está em desenvolvimento, depois mostro.

O meu peixe bandeira americana macho (jordanella floridae), antes da mudança apareceu morto fora do aquario, ele também já não estava bem, eu enchi o aquario mesmo até à borda, logo poderá estar ai o motivo. Ficou a femea sozinha... felizmente o filhote deles está cada vez maior e em breve, uns dias, junto-o à mãe. Alguma fauna daquele aquario é o que sobrou, o objectivo do Praia Verde é Barbos Tigre como cardume e peixes-gato.

Video do Praia Redonda (layout já mostrado aqui em video, mas ligeiramente melhorado, mais rochoso). A musica do video é espevitada, não é de relaxamento. No video mostro o peixe-gato cuco anão (um synodontis sp.) ou peixe-gato cuco falso do Lago Tanganika. O cardume é Tetra Buenos Aires, verdadeiras piranhas, dai que a flora é o que pode ser: Feto de Java e Valisnerias. Os peixes fizeram obras, e inclinaram a pedra grande central, já acertei, e os boca-de-fogo fizeram uma grande cova, acho os meus boca-de-fogo estranhos, sempre pensei serem dois machos, cada vez mais acho que são um casal.

setup do post inicial actualizado para os 3 aquas (mudanças de fauna e flora).

Editado por Quo

Vídeo do Praia Verde

ficou um aquario com sabor a verão =)

Flora:

Anubias barteri var. angustifolia

Anubias barteri var. coffeefolia -> veio do Praia Azul

Vallisneria spiralis

Hygrophila polysperma

Acorus gramineus var. pusillus

Aegagropila linnaei

Egeria naja (restos)

Cryptocoryne wendtii “green” (restos)

inertes:

Xistos

Areia fina de silica

Troncos de videira... estas até já estavam a dar uva. eheh logo eram verdes. mas dei o meu tratamento rapido de troncos. Ia usar outros troncos mais grossos, mas não curti nada... prefiro estes.

o objectivo é ser a continuidade do Praia Azul, não é para contrastar. A montanha é verdadeiramente grande, para não ocupar muito volume de água fiz uma toca na trazeira d amontanha e partiu um pouco da base ao martelar, mas ficou bem e uma boa toca, que é usada pelo A. pectinifrons.

fauna:

cardumes:

5 Puntius tetrazona

3 Gymnocorymbus ternetzi

Doradídeos:

1 Agamyxis Pectinifrons

1 Platydoras armatulus

Aspredinideos:

2 Bunocephalus coracoideus

Loricarídeos:

2 Ancistrus Cirrhosus

1 Chaetostoma cf. Thomsoni

2 Rineloricaria parva

Calictídeos:

3 Corydoras melanistius

loaches:

2 Beaufortia leveretti

2 Gyrinocheilus aymonieri

Killifish:

1 Jordanella Floridae

Moluscos:

1 Pomacea bridgesi --> vai sair. problemas de compatibilidade com os Barbos Tigre

1 Neritina natalensis

cheguei a ter no aquario Ampulária Canaliculata (Pomacea canaliculata) pensando tratar-se de Pomacea Bridgesi, o que me causou estragos sérios na flora (várias valisnerias destruidas e folhas de anubia folha-de-café comidas). Estas ampularias, que mostrei uns posts acima, estão agora no aquario de camarões, e lá ja devastaram toda a flora que deixei lá, só mesmo a Alga Marimo é que escapou e mesmo assim andam a rondar. WOW! Vai tudo!!! Deve ser esta ampularia que deu má fama à Ampularia Bridgesi e a todos os outros moluscos, é mesmo devoradora de plantas voraz, vai folhas, vai talos, vai tudo, não sobra nada! também passei o ultimo goldfish para o lago.

Já pus os videos dos 3 aquas, e ninguém comentou, penso que são muito mais verdadeiros e mais interessantes que fotos estaticas e ilusorias...

Editado por Quo

Praia Verde

pv1y.jpg

pv2y.jpg

Corydoras melanistius

pv4.jpg

pvgeral.jpg

o lugar da montanha vai obviamente ficar assim. =) com os troncos e tal, se calhar vou por as kuhli aqui para andarem pelos ramos. Ai que fixe!

o lado direito ainda preciso de o trabalhar. A anubia já a comprei naquele estado, mas está boa, logo é esperar que tudo se desenvolva.

Editado por Quo
Publicado:

Praia Azul

Clithon Corona

passeando pela Anubias azfelli

paclithon.jpg

Sewellia Lineolata

colado a uma rocha

papeixelapatigre.jpg

Praia Verde

Beaufortia leveretti

comendo restos de comida de peixe de fundo na areia

pvpeixelapa.jpg

Ancistrus sp.

O meu casal de Ancistrus, os dois lado a lado, raramente acontece isso, têm mesmo cara de fofos. Ela já está grande, já foi pequena ao lado dele... poderiam era fazer fofinhos.

pvancistrus.jpg

Editado por Quo

obrigado joão! tens que mostrar os teus aquas também. Aconteceu uns probleminhas com este aqua novo por causa do ciclo, mas já está perfeito. comprei acelerador de ciclo.

Agora no Praia Redonda, os meus kribensis fizeram uma mega-postura! :) tantos ovos!!! E eles os defendem bem dos boca-de-fogo. Como via que os kribs nunca estavam satisfeitos com as tocas, tava a beber um daqueles iogurtes liquidos, e arranjei a embalagem e pus dentro do aquario, os kribs adoraram... era a toca ideal... resultado...

hoje de manhã reparei logo os dois boca de fogo e os dois kribs frente a frente. Tava fantastico, infelizmente quando fui buscar a camara os meninos ganharam vergonha.

Agora descobri o motivo da luta.

Os boca-de-fogo também fizeram uma cova grande, que estão a defender. Os boca.-de-fogo não procuram tocas para a desova, fazem covas. E estou desconfiado deles, antigamente davam-se mal. Agora andam sempre juntos e a fazer covinhas... tou desconfiado. lol

territoriospr.jpg

a fronteira entre os kribs e os boca de fogo fica a meio caminho, foi onde hoje de manha estavam os dois casais a defender.

Agora não sei se este ambiente, com a avidez dos Tetra Buenos Aires e outros ciclideos é bom. Ou devo retirar os ovos dos pais e criá-los no aquario de camarões e ampularia canaliculata, onde tenho a cria dos Peixe Bandeira em crescimento....

Os meus kribensis são muito mauzinhos e conseguem defender o seu territorio dos outros peixes, mas nao sei se serão capazes de dar conta das crias.

se passar para o aqua de camarões retiro metade da água dos camarões e ponho agua deste aquario e passo para lá a embalagem do iogurte liquido. :\

Editado por Quo

O meu ancistrus macho comendo em video, para mostrar que ele não é assim tão timido, já foi... eu chama-o Papa-pepino. lol. no video ve-se porquê. Se bem que a comida seja corguette

Editado por Quo

Parece que o pessoal não tem paciencia para videos.

bom, decidi fazer mais uma alteração no Praia Azul, estava a achar, mais uma vez que o aquario estava demasiado cheio e via-se pouca areia. Decidi podar as Hygro, e até as vals. Isto porque se antes lutava contra a alga rodophyta sp. hoje o maior problema do aquario é a falta de nutrientes para as plantas. Logo é necessário podar regularmente as Hygro. Pena as hygro serem de crescimento tão acelerado! De resto... não tenho mesmo queixa nenhuma da planta, de tal forma que agora procuro a Hygrophila difformis para dar um toque tropical a uma zona do aquário. Também estou à procura da Najas guadalupensis ou da Heteranthera zosterifolia.

O meu escalar mais novo continua com problemas com as fezes, e voltei a medicá-lo flagyl. Estou a por 4 comprimidos de 12/12 horas e já aumentei a temperatura para ver se o bicho recupera o apetite e ajuda na resolução do problema.

Praia Azul

fotos

canto direito. Aqui tinha um problema da expressividade da pedra traseira. Mas achei um bom angulo dela e escondi as partes pouco expressivas da pedra. também encostei mais as pedras à zona mais afastada, para poder ter mais areia visivel, logo dando ideia de aquario maior e mais fresco.

praiaazuldireita.jpg

canto esquerdo. Aqui quero por uma nova planta. Logo esta parte quero mudar futuramente. Não ficou lá muito bem. poderia por os troncos mais perto das pedras... fazendo um efeito semelhante ao aquário praia verde, ainda não sei bem, pois os dois aquarios lado-a-lado com os troncos do mesmo jeito, neste lado não ficaria muito bem. Mas posso mudar de opinião, experimentando.

praiaazulesquerda.jpg

Editado por Quo

Penso que já nasceram os meus primeiros micro-kribensis no Praia Redonda, é dificil observar, logo se é dificil ver, nem tento fotografar. Deixei ficar com os pais, não quis stressa-los, pois basta eu chegar perto que eles vao logo lá defender, e assim deixar a natureza seguir o seu rumo, como precaução removi os tetra buenos aires do aquario, apesar dos kribs darem conta dos buenos aires, a avidez deste peixe (muito semelhante às piranhas) perante uma refeição gratis poderia complicar a situação.

Em termos de estrategia adoptada: o pai fica de guarda em volta das pedras e a femea dentro da toca guardando a ninhada, os outros ciclideos parecem respeitar o territorio apesar dos bocas de fogo deterem70% do territorio do aquario, eles respeitam os 10-20% do aquario que é territorio dos kribs. O macho krib ganhou um curioso colorido lilás nas barbatanas.

reparo que a mãe pos 3 filhotes na boca, nao sei se os comeu, ou simplesmente os guardou na boca... quero acreditar que é a ultima, pois esses 3 filhotes tinham-se separado do grupo... logo é provavel que a mãe os esteja a colocar de volta ao grupo. Mas nao sei... estes peixes têm fama de bons pais, vou acreditar nisso.

Editado por Quo
Publicado:

Olá Quo,

Admiro-me bastante de estes excelentes projectos terem tão poucos comentários. Tens aqui um trabalho fenomenal, é pena que o pessoal não dê o devido valor.

O meu preferido é sem dúvida o "Praia Azul", por todas as razões e mais algumas. A flora está brutal, a fauna é mesmo muito bonita e o layout encaixa na perfeição...

Um grande abraço de parebéns e boa continuação...

Gostava de ver este espectáculo ao vivo :thumbup3:

Olá Saldanha!!!! Ao vivo claro que é sempre melhor. Em termos de plantas ainda precisa de uns acertos, visto que as anubias são belissimas e nada problematicas, mas demasiado lentas a crescer para esta fase, e quero melhorar este ambiente fresco, falta é encontrar as plantas certas...

Tento conjugar o aquascaping com um aquario inteiramente adaptado para a fauna, fazendo um pequeno mundo e não algo que acabe numa foto estilizada pouco verdadeira. A parte mais complicada é mesmo organizar as pedras. Depois as plantas deve-se evitar que tapem demasiado as pedras, já tive pedras inexpressivas que foram anuladas por plantas e cheguei mesmo a remover algumas, pois já não estavam a fazer nada. As pedras também não podem tapar demasiado o aquario. Tantoas as pedras como os troncos foram gratuitos e acham-se na natureza. Se bem que tenho a certeza que se fosse a vende-las valeriam bom dinheiro.

Quanto aos meus kribs no Praia Redonda, afinal conto menos que 40 crias... não sei se vi mal, ou algo que fosse... também já verifiquei que a fêmea krib realmente não come os filhotes, apenas sopra-os para dentro da boca caso os filhotes saiam do grupo e coloca-os de volta para junto do grupo maior de filhotes, como uma verdadeira mãe.

Viste o video do Praia Azul? =) A Kuhli a descer pelos troncos e pela areia está algo que parte tudo. Só não dá é para ver as enguias, é raro eu mesmo vê-las.

Editado por Quo
Publicado:

Se não estivessemos tão longe "cravava-te" uma ida aí à tua casa para admirar esse espectáculo :(

Vi o video e gostei muito, esse é o meu aquário preferido.

Admiro o teu trabalho, tentas conjugar tudo ao pormenor. E concordo contigo quando dizes que o importante é fazer um pequeno mundo e não apenas algo para ser fotografado. Para mim é esse o espirito da aquariofilia. Os layouts são importantes, mas por vezes não são tudo. E quem consegue conjugar esses factores está de parabéns :(

Olha, aproveito para te dizer que vou ter em mãos um novo projecto, que, embora não seja "meu" vai ser totalmente da minha responsabilidade. Estarias interessado em dar-me uma ajudinha??

Abraço

Obrigado H_saldanha! Ajudo naquilo que desejares. Queres fazer um aquario deste estilo?!

sim, tive atenção a todos os detalhes naquilo em que busco. O Praia Azul foi o que tive mais tempo a desenvolver. Não só o layout, mas a combinação da fauna que é o que dá magia ao aquário. Os layouts não são tudo, isso de certeza, mas tb tive atenção aos layout e aos vários fundamentos naturais (não de filosofias tolas orientais, criadas para vender).

Algumas dicas:

- Nada centrado: podes por algo no meio-esquerdo ou meio-direito, mas nada meio-meio;

- Agrupar - Plantas do mesmo estilo agrupadas: porque é assim que ocorrem na natureza, devido à dispersão de sementes ou da dispersão de plantas como as valisnerias, que sao as que ocorrem na água; a organização das plantas da natureza acabam por ser muito semelhantes quer em cima quer debaixo de água.

- Pedras do mesmo estilo nos cantos: também é assim que ocorre na natureza, temos locais... de xistos, locais de granitos, basaltos, locais de sedimentação, etc;

- Pedras devem ser preferencialmente agrupadas em numeros impar: por vezes também podes usar o par e funcionar;

- Preferencia pelo U na organização do aquario, ou seja, as pedras ficam nas laterais e atrás, isto faz com que o aquario tenha mais esconderijos e pareça maior e mais rico. A tecnica da ilha fica interessante, mas o aquario fica pobre;

- Pedra deve ficar visivel, e as plantas traseiras atrás;

- Deve-se evitar o excesso de variedade de flora: o que não impede de teres variedade, usas o truque do mesmo estilo agrupadas com uma planta que faz a ligação de todo o aquario, sejam valisnerias, hygrophilas, o que seja;

- Deve-se evitar excesso de mistura na fauna. Podes ter variedade na fauna, mas a fauna precisa de ter comportamentos diferentes, é o cardume, são as cobras, os moluscos, os ciclideos, os camuflados, etc.

- As plantas também foram escolhidas para melhorar a qualidade de vida dos peixes e reduzir a manutenção em termos de lâmpadas, fertilização e CO2.

- Usar um substrato o mais fino que possas. Isto vai criar a ilusão de um aquario maior, e também dará mais realismo. Se não usares substrato fino, tens que usar um tapete compacto para esconder.

Editado por Quo

Praia Verde

6julgeral.jpg

Fiz uma pequena reformulação na zona direita do aquário, de forma a combinar melhor, ser um espaço mais rico e ter esconderijos para os peixes de fundo, visto que nesta fase as anubias ainda são pequenas demais para os peixes de fundo verem aquela zona por baixo dos troncos como um bom esconderijo. Falta ainda muito crescimento em termos de plantas.

Direita

zona que estou a trabalhar. Como se pode ver coloquei aqui os buenos aires temporariamente enquanto os kribs estão em criação, e eles estão a portar-se bem em relação às plantas.

6julesq.jpg

Esquerda

esta zona já está perfeita em termos de pedras e troncos, no entanto, as hygrophilas crescem demasiado rapido.

6juldir.jpg

Editado por Quo
Publicado:

Boas Quo, muitos parabéns, tens aqui uma obra de Arte :dance: . E eu que só hoje é que vi :discuss_gathering: Que espanto. Estão simplesmente lindíssimos, todos eles. Gostei muito das tuas preciosas dicas e amanhã já vou separar a flora, tenho um pouco á toa, mas vai acabar.Acho interessante não teres nada no fundo, nem cartolina nem nada, não vais meter? Eu tb tenho um de 1 metro, (aquele que me está a dar problemas com o tal "pó", até me tens ajudado no meu tópico, penso já estar a resolver o problema) e não tenho nada no fundo, mas estava a pensar meter cartolina preta, num outro tb tinha cartolina, mas como mudei-o de lugar e de peixes tirei o fundo preto, é mesmo a cor branca da parede, quanto ao de um metro penso meter o fundo preto, o que achas?

obrigado Tania! Dois destes aquas ainda vão no inicio logo daqui a uns tempinhos serão ainda melhores.

FUNDOS DE AQUARIO

tenho colocado fundo nos aquas porque é assim que o pessoal tem feito, mas tenho visto desvantagens nesse habito no que toca à visualização do aquario ao vivo, sem fundo parece muito maior e mais tridimensional e com fundo fica algo claustofobico... não faço aquarios apenas para a fotografia... logo neste momento apenas o Praia Azul tem fundo (fundo azul marinho veludo, parece-me bom, mas é caro), o Praia Redonda tem fundo preto plastificado, não sou fã...

O objectivo é que o fundo seja preenchido pelas valisnerias. Mas não sei vai também depender dos filtros novos externos que vou colocar e que vao ficar atrás dos aquas, se os filtros notarem-se atrás dos aquarios, coloco fundo (será azul marinho veludo), se não se notar nada, as plantas taparem e tal, retirarei todos os fundos dos aquas. Vai depender da evolução das coisas.

No teu caso, penso que deves ver as vantagens e desvantagens de cada fundo. Penso que branco, azul e preto são todos boas cores por motivos diferentes. Desde que nao metas aqueles fundos que vem com desenhos de plantas e rochas, que sao horriveis, fundo simples e com cores naturalistas ficam sempre bem!

ALGAS FLUTUANTES

Acho que essas algas não chateiam muito... comparado com outras... alga lixada é a de pelo da espécie rodophyta essa é que lutei meses. As outras... não são tão problematicas. Por isso não te preocupes muito com essa alga. Na verdade as algas foram um motivo para passar a comprar mais peixes e moluscos comedores de algas que além de uteis são animais muito curiosos e que dao bastante valor acrescentado. Agora até me preocupo com a falta de algas para alimentar a minha bicharada no Praia Azul que é o aqua mais equilibrado, até apanha bastante claridade do sol, mas nem desenvolve algas. E esse aqua já levou com muito tipo de algas possiveis e imaginaveis! Flutuantes, BBA (a tal rodophyta), filamentosas, green spot, castanhas, cyanobacterias, etc.

MUSICA DOS VIDEOS

mudei as musicas do videos, todos para musicas de wellness (bem-estar)

Editado por Quo
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!