Armando Fernandes Publicado Junho 9, 2010 Publicado Junho 9, 2010 (editado) Olá, Já algum tempo que ando na aquariofilia e o bichinho dos salgados teve sempre presente, ora monta, ora não monta, e lá resolvi montar um nano reef na sala com um móvel que era para montar um plantado. Quero agradecer ao Luís Rodrigues, João Branquinho, Pedro Conceição, André Silvestre, Alexandre Rodrigues pela paciência e dicas na preparação da montagem, e ainda... à mulher cá de casa que tanto me chateou para montar o dito cujo =) Setup: Móvel by AquaVitro 50*50*80 ( Comp*Larg*Alt ) Aquário: 50*50*40cm ( Comp*Larg*Alt ) - 100L; sem travamento, vidro de 8mm, coluna seca e vidro posterior com acrílico preto Iluminação: Giesemann Reflexx Nano HQ Plus ( 1x150w 12500k + 2x8w T5 24000k ) + Estrutura de suporte by Aquartist Circulação: 1 x Tunze Nanostream 6025 Substracto: Natures Ocean 9Lt. Rocha Viva: 9kg Indonesia Sump: 43*45*35cm ( Comp*Larg*Alt ) - 55L; ( teve de ser com estas medidas devido ao tamanho do móvel ) Reservatório: 7*45*35cm ( Devido a falta de espaço optei por fazer um reservatório no interior da sump que me dá cerca de 11Lt, para a quantidade de agua do aquário é mais que suficiente para 3 ou 4 dias ), a reposição água de osmose é efectuada através do Osmoregulador da Tunze Escumador: Bubble Magus Skimmer NAC7 Conico Reactor de Cálcio: Deltec PF509 CO2: Botija de 2Kg Aquaristic ligada ao Reactor de Cálcio ( montada fora do móvel ) Bomba de retorno: AquaBee Up 2000/1 Aquecimento: 2x150W Jager Cá vai o projecto quase no final: Fotos gerais do aquário com a calha montada ao dia de hoje Fotos gerais da área técnica Espero que gostem das primeiras fotos, amanha irei partir para a arrumação da cablagem e colocar mais umas fotos. 1 Abraço Armando Fernandes Editado Julho 4, 2010 por Armando Fernandes Citar
cjorgene Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 Olá Armando A coisa promete...continua. Cjorgene Citar
afonso321 Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 Bom dia bem vindo aos salgados aguardamos a evolução do sistema abraço afonso Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
jc.gomes Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 Boas Estou como o Jorge Neves....promete...sem dúvida! Bons professores, bom material, agora é ir montado devagar e saber sempre o que se está a fazer ou o porque das coisas! Tens ai alguns nanos no forum com tamanhos semelhantes e belissimos! Ab Joao Citar Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
Armando Fernandes Publicado: Junho 10, 2010 Autor Publicado: Junho 10, 2010 Olá de novo, Uma das coisas que eu dou bastante valor é a arrumação dos cabos em qualquer lugar onde faça uma instalação electrica cá em casa, andei a procura de umas esteiras de passagem de cabos, mas não arranjei nada a medida para colocar no móvel. Optei então por arranjar uns suportes de bicicleta ou para outro tipo de aplicação no AKI e até achei engraçado. Comprei e coloquei: Após colocação, comecei a ligar os respectivos cabos dos quais ainda faltam alguns nomeadamente do escumador, reactor de cálcio, osmoregulador, iluminação interior, e botija de CO2. O aspecto final foi este: Deixo também uma foto da Sump mais arrumadinha: Agora é só aguardar pelo restante equipamento que deve chegar para a semana, vamos ver se isto vê agua e sal no próximo fim de semana =) 1 Abraço Armando Fernandes Citar
Armando Fernandes Publicado: Julho 4, 2010 Autor Publicado: Julho 4, 2010 (editado) Olá, Finalmente o projecto já tem água, o escumador já chegou, foi montado no próprio dia e ontem fui ao mar apanhar água, 120Lt's que foi o suficiente para encher o aqua e a sump. Em anexo estão as fotos, e o layout by Luis Rodrigues ( o professor ) e a ideia da meia lua by me =) Por montar ainda fica: - Reactor de Cálcio "espera um conta bolhas da JBL" - Botija de CO2 "espera o reactor de cálcio" - Osmoregulador - Em estudo está o sistema da GHL para controlo total do aquário Criticas ou sugestões são bem vindas. Agradeço ao Luís Rodrigues por me ter aturado tanto =) Editado Julho 4, 2010 por Armando Fernandes Citar
afonso321 Publicado: Julho 4, 2010 Publicado: Julho 4, 2010 Olá Armando boa noite primeiro o que não gosto - aquele bucal cor de laranja da reposição de água. o que gosto - tudo o resto Bom fico satisfeito com toda a montagem , está melhor que a minha, parece-me bem equilibrado não só o layout como todo o equipamento adquirido. agora vamos lá ver se tem a calma que é necessário antes de introduzir os vivos . Fico com vontade de o ir ver ao vivo e a cores lol um abraço afonso Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Armando Fernandes Publicado: Julho 4, 2010 Autor Publicado: Julho 4, 2010 Viva Sr. Afonso, Vou mudar essa parte, até porque da-me muita circulação de "jacto" no aquário visto que a bomba de retorno... faz retorno de mais =) Ando a estudar outras questões, de resto obrigado pelos comentários =) Amanha é dia de visitas, pode vir cá quando quiser =) 1 Abraço Citar
afonso321 Publicado: Setembro 3, 2010 Publicado: Setembro 3, 2010 Olá Armando então como vai a evolução deste salgado ? queremos ver fotos um abraço afonso Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Recommended Posts