Recommended Posts

Publicado

Iniciei recentemente a injecção de CO2 no meu aqua e surgiu-me a duvida que a seguir exponho...

A minha àgua da torneira tem pH 8(aproximado) e kh 40 a 50 ppm(2,7º) e o meu aquario estava estabilizado ph entre 7.0 e 7.2, antes do CO2. A agua do TPA(13L de 51L) era colocada sempre a 6.6, uma vez que se a coloca-se a 7.0 ela tinha tendencia a subir e aumentar o ph do aqua para 7.4. O kh era igual, tanto na torneira como no aqua.

 

Segundo as tabelas de relação entre kh, ph e CO2, o CO2 no aqua estaria entre 7.6(ph 7, kh 2.5º) e 4.6(ph 7.2, kh 2.5º). Na agua da torneira o CO2 seria 0.73(ph8, kh2.5º). E é aqui surge a minha duvida...

Ao colocarmos àcido para baixar o pH, estamos através de uma qualquer reacção quimica a produzir CO2(uma vez que o kh não sofre alterações)? Se estamos a produzir CO2 de onde é retirado o carbono?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

Atenção que a tabela é valida se nao estiveres a usar outros meios para baixar o pH do aquario...assim...troncos por exemplo alteram os resultados que a tabela fornece...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Atenção que a tabela é valida se não (palavra corrigida) estiveres a usar outros meios para baixar o pH do aquario...

 

DE certeza ??

Se sim, então nunca a popemos aplicar aos nossos aquas ... ;)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Viva.

Ao colocarmos àcido para baixar o pH, estamos através de uma qualquer reacção quimica a produzir CO2

Estás. Ao protonares o bicarbonato (HCO3-) ele fica na forma de ácido carbónico e facilmente se dissocia em CO2 e H2O, mas isto já tu deves saber de cor...

Só não percebi uma coisa. Porque dizes: "Ao colocarmos ácido..." a que ácido te referes? A maneira que estás a usar para acidificares o teu aquário é com CO2, certo? Ele é o próprio ácido.

Ao início (imagina, com um pH=7.0 e uma dureza normal da torneira 2.5-2.7º) vais ligeiramente aumentar o KH pois tás a injectar CO2 que em solução aquosa se vai transformar em bicarbonato acidificando-te a água.

Mas passado algum tempo, como tens um pH minimamente baixo os iões bicarbonato serão protonados a H2CO3, e liberta CO2. Isto quando tiveres a água saturada, ou seja, quando o pH for igual a 6.35 (pKa1 do ácido carbónico). Já não consegues diminuir mais o pH pois a pH=6.35 se injectares uma molécula de CO2 ela forma H2CO3, mas como o pH é baixo ele não consegue libertar o H+ (acidificando mais a água) e o processo retrocede (liberta-se CO2 sobre a forma gasosa). Ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, apenas com CO2 é impossível diminuir o pH abaixo de 6.35 numa água.

 

Espero não ter sido muito confuso.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ora bem, vamos lá por partes...

Just_me Pois, essa era a minha dúvida. É que em nenhum dos diversos artigos que havia referência a condicionantes para o uso da tabela...E sendo assim não podemos de facto aplica-la aos nosso aquas tal como diz o Luís Queiroga. Até porque fazer um TPA(13L em 50L) com um ph de 8 para um aqua com 6.6/6.8 é capaz de ser um pouco forte para os peixes...

 

ivanpantz Era exactamente essa o ponto onde queria chegar! É que sendo assim, a tabela já passa a fazer sentido e poderá ser aplicada em quaisquer circunstâncias.

Eu digo "Ao colocarmos ácido..." porque o pH da rede é +- 8 e se fizesse o TPA com esse valor corria o risco de provocar um choque demasiado grande para os peixes. E calculo que também demoraria algum tempo a descer para 6.6.

Com o ácido nunca consegui manter valores abaixo de 7.0, por mais ácido que coloca-se. O CO2 têm assim duas funções, "alimentar" as plantas e baixar o pH.

 

jonas63 Em relação ao ácido baixar o kH posso garantir-te que tal não acontece. Já fiz o teste várias vezes e descendo 13L de pH 8 para 6.6 com ácido, o kH fica exactamente igual. A única alteração que verifiquei no KH foi uma subida de 10ppm(mg / L) com a injecção de CO2.

Já conhecia esse artigo foi um dos vários que utilizei e a minha duvida surgiu exactamente por nenhum deles fazer referência à produção de CO2 quando adicionamos ácido, ou à falência da tabela no caso de usar-mos ácido.

 

Neste momento estou a ter a opinião do ivanpantz como sendo a mais correcta. Isto porque é aquela com mais bases cientificas. Mas lanço do desafio aos "químicos" para se pronunciarem, pois penso que esta questão é bastante pertinente para quem tem plantados.

 

Cumprimentos a todos e obrigado pela ajuda!!

Luís Dias

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.