Luís D. Publicado Dezembro 16, 2004 Publicado Dezembro 16, 2004 Iniciei recentemente a injecção de CO2 no meu aqua e surgiu-me a duvida que a seguir exponho... A minha àgua da torneira tem pH 8(aproximado) e kh 40 a 50 ppm(2,7º) e o meu aquario estava estabilizado ph entre 7.0 e 7.2, antes do CO2. A agua do TPA(13L de 51L) era colocada sempre a 6.6, uma vez que se a coloca-se a 7.0 ela tinha tendencia a subir e aumentar o ph do aqua para 7.4. O kh era igual, tanto na torneira como no aqua. Segundo as tabelas de relação entre kh, ph e CO2, o CO2 no aqua estaria entre 7.6(ph 7, kh 2.5º) e 4.6(ph 7.2, kh 2.5º). Na agua da torneira o CO2 seria 0.73(ph8, kh2.5º). E é aqui surge a minha duvida... Ao colocarmos àcido para baixar o pH, estamos através de uma qualquer reacção quimica a produzir CO2(uma vez que o kh não sofre alterações)? Se estamos a produzir CO2 de onde é retirado o carbono? Citar ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Just_me Publicado: Dezembro 16, 2004 Publicado: Dezembro 16, 2004 Atenção que a tabela é valida se nao estiveres a usar outros meios para baixar o pH do aquario...assim...troncos por exemplo alteram os resultados que a tabela fornece... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis Queiroga Publicado: Dezembro 16, 2004 Publicado: Dezembro 16, 2004 Atenção que a tabela é valida se não (palavra corrigida) estiveres a usar outros meios para baixar o pH do aquario... DE certeza ?? Se sim, então nunca a popemos aplicar aos nossos aquas ... Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Viva. Ao colocarmos àcido para baixar o pH, estamos através de uma qualquer reacção quimica a produzir CO2 Estás. Ao protonares o bicarbonato (HCO3-) ele fica na forma de ácido carbónico e facilmente se dissocia em CO2 e H2O, mas isto já tu deves saber de cor... Só não percebi uma coisa. Porque dizes: "Ao colocarmos ácido..." a que ácido te referes? A maneira que estás a usar para acidificares o teu aquário é com CO2, certo? Ele é o próprio ácido. Ao início (imagina, com um pH=7.0 e uma dureza normal da torneira 2.5-2.7º) vais ligeiramente aumentar o KH pois tás a injectar CO2 que em solução aquosa se vai transformar em bicarbonato acidificando-te a água. Mas passado algum tempo, como tens um pH minimamente baixo os iões bicarbonato serão protonados a H2CO3, e liberta CO2. Isto quando tiveres a água saturada, ou seja, quando o pH for igual a 6.35 (pKa1 do ácido carbónico). Já não consegues diminuir mais o pH pois a pH=6.35 se injectares uma molécula de CO2 ela forma H2CO3, mas como o pH é baixo ele não consegue libertar o H+ (acidificando mais a água) e o processo retrocede (liberta-se CO2 sobre a forma gasosa). Ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, apenas com CO2 é impossível diminuir o pH abaixo de 6.35 numa água. Espero não ter sido muito confuso. Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jonas63 Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Ao colocares ácido vais baixar o Kh, o CO2 fica na mesma.. ou quase A tabela só não é válida se usares outros tamponadores que não os bicarbonatos.. por exemplo á base de fosfatos. Vê esta página que explica estas relações melhor do que eu consigo... http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php Citar
Luís D. Publicado: Dezembro 17, 2004 Autor Publicado: Dezembro 17, 2004 Ora bem, vamos lá por partes... Just_me Pois, essa era a minha dúvida. É que em nenhum dos diversos artigos que havia referência a condicionantes para o uso da tabela...E sendo assim não podemos de facto aplica-la aos nosso aquas tal como diz o Luís Queiroga. Até porque fazer um TPA(13L em 50L) com um ph de 8 para um aqua com 6.6/6.8 é capaz de ser um pouco forte para os peixes... ivanpantz Era exactamente essa o ponto onde queria chegar! É que sendo assim, a tabela já passa a fazer sentido e poderá ser aplicada em quaisquer circunstâncias. Eu digo "Ao colocarmos ácido..." porque o pH da rede é +- 8 e se fizesse o TPA com esse valor corria o risco de provocar um choque demasiado grande para os peixes. E calculo que também demoraria algum tempo a descer para 6.6. Com o ácido nunca consegui manter valores abaixo de 7.0, por mais ácido que coloca-se. O CO2 têm assim duas funções, "alimentar" as plantas e baixar o pH. jonas63 Em relação ao ácido baixar o kH posso garantir-te que tal não acontece. Já fiz o teste várias vezes e descendo 13L de pH 8 para 6.6 com ácido, o kH fica exactamente igual. A única alteração que verifiquei no KH foi uma subida de 10ppm(mg / L) com a injecção de CO2. Já conhecia esse artigo foi um dos vários que utilizei e a minha duvida surgiu exactamente por nenhum deles fazer referência à produção de CO2 quando adicionamos ácido, ou à falência da tabela no caso de usar-mos ácido. Neste momento estou a ter a opinião do ivanpantz como sendo a mais correcta. Isto porque é aquela com mais bases cientificas. Mas lanço do desafio aos "químicos" para se pronunciarem, pois penso que esta questão é bastante pertinente para quem tem plantados. Cumprimentos a todos e obrigado pela ajuda!! Luís Dias Citar ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 17, 2004 Publicado: Dezembro 17, 2004 Bom... queres aprender mais? Então lê este tópico... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=25 Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts