MRamalho Publicado Junho 9, 2010 Publicado Junho 9, 2010 Olá, Tenho uma dúvida. Já temos um aquário a funcionar (vá-se lá saber como!); atirámos areão para o fundo do mesmo (p'rái 2 dedos). Temos lá, para além de vários objectos como guelas ("porque ficam muita loucos!"), calhaus e conchas, 1 tronco comprado e outro apanhado na pilha da lenha, 2 plantas (não sei a marca de 1 e a outra é um feto) e uns "laivos" de algas. Pergunta: o areão é suficiente? para agarrar melhor as raizes podemos pôr, p.e., areia da praia? e se quisermos por o musgo de java - que é o que parece "relva", ou não? -, podemos? é dificil mantê-lo? e podemos fazer isto com os peixes lá dentro? Obrigada, Mariana Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Olá Mariana, O que são "Guelas"? O areão deverá ter +/-4cm de altura para poder segurar as plantas. Areia pode atrofiar as raízes das plantas é preciso ter algum cuidado. O musgo de java é fácil de manter podes colocar já com peixes, no inicio terá que ser preso a alguma coisa, para se fixar onde desejam. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Antes de mais bem-vinda o forum isso é suposto ser uma apresentação do que queres fazer ou do que ja fizeste? se tivesses pesquisado nem que seja pouco verias que musgo de java e das plantas mais faceis que podes manter..berlindes (guelas) dentro de um aquario? Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
MRamalho Publicado: Junho 9, 2010 Autor Publicado: Junho 9, 2010 Olá Mariana, O que são "Guelas"? O areão deverá ter +/-4cm de altura para poder segurar as plantas. Areia pode atrofiar as raízes das plantas é preciso ter algum cuidado. O musgo de java é fácil de manter podes colocar já com peixes, no inicio terá que ser preso a alguma coisa, para se fixar onde desejam. Obrigada, vamos então experimentar e ver no que dá! Obrigada PS Guelas? = bilas, berlindes! Antes de mais bem-vinda o forum :D isso é suposto ser uma apresentação do que queres fazer ou do que ja fizeste? se tivesses pesquisado nem que seja pouco verias que musgo de java e das plantas mais faceis que podes manter..berlindes (guelas) dentro de um aquario? Metade, metade: Uma parte já tá feita, a outra tá por fazer, daí as dúvidas. Eu até pesquisei um pouco, mas um pouco, não um pouco mta grde! Depois tb há que ter em linha de conta a capacidade de armazenagem/aprendizagem de cada um, não é? Além de que,..... tenho mtas coisas na cabeça, não sou a mulher elástica e isto nãochega p'ra tudo, pronto! .... mas tb vcs existem p'ra dar uma ajudinha a malta como eu, não? (ou tb, pelo menos??) Qto aos guelas... é verdade! Sim, é verdade!.... Quando chegas a casa e os filho te dizem, "fica mta louco, mãe!" tu.... olha, encolhes os ombros e respondes "se algum peixe morre, não há gelados p'ra ninguém durante 1 mês!" e o assunto fica por ali, em suspenso, a ver no que dá! Mas obrigada pela ajuda e pronta resposta. Vou tentar estar mais atenta e estudar melhor as lições, ok? Mariana Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Não vale a pena entrarem em stress. Mariana só acho que era uma boa op0ortunidade de aprenderem todos juntos, adultos e crianças do que se deve fazer, pois estamos a lidar com seres vivos. Eu entendo perfeitamente o que diz, no inicio passei o mesmo com o meu filhote, mas tive que dar meia volta e mostrar-lhe que primeiro de tudo estão os animais de que somos plenos responsáveis e só depois o nosso gosto. E claro que estamos cá todos para ajudar quem deseja ser ajudado. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 (editado) Mariana o meu post nao foi de todo uma critica nao construtiva.. apenas quis realçar que nós existimos mas nao podemos fazer o trabalho todo:) como o Hugo disse e bem verdade, estamos acima de tudo a lidar com seres vivos, que dependem de nós para viver... eu tambem tenho uma irmã que fica doida quando vê os aquarios, e tambem gosta de meter bugigangas para dar um ar mais "infantil" a coisa, (coisas do genero dos mergulhadores do continente e areao colorido)....porém nós e que temos de fazer ver aos pequenos de que essas coisas fazem "malinhos" (como eu digo a ela xD) aos peixes eheh se tiver mais alguma coisa para perguntar, ja sabe..poste!! Editado Junho 10, 2010 por Bruno A. Cardoso Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
MRamalho Publicado: Junho 10, 2010 Autor Publicado: Junho 10, 2010 Não vale a pena entrarem em stress. Mariana só acho que era uma boa op0ortunidade de aprenderem todos juntos, adultos e crianças do que se deve fazer, pois estamos a lidar com seres vivos. Eu entendo perfeitamente o que diz, no inicio passei o mesmo com o meu filhote, mas tive que dar meia volta e mostrar-lhe que primeiro de tudo estão os animais de que somos plenos responsáveis e só depois o nosso gosto. E claro que estamos cá todos para ajudar quem deseja ser ajudado. Ok, obrigada, Hugo. É isso que estamos a tentar, e confiantes que conseguiremos, com a vossa ajuda. Qto aos guelas, tudo tranquilo! Já lá não moram! Na lógica do "Dai a César o que é de César", os peixes ficaram com o seu espaço e os guelas voltam a servir o seu propósito! Pronto, esta batalha tá ganha! Até à próxima... Mais um obrigada, Mariana Mariana o meu post nao foi de todo uma critica nao construtiva..apenas quis realçar que nós existimos mas nao podemos fazer o trabalho todo:) como o Hugo disse e bem verdade, estamos acima de tudo a lidar com seres vivos, que dependem de nós para viver... eu tambem tenho uma irmã que fica doida quando vê os aquarios, e tambem gosta de meter bugigangas para dar um ar mais "infantil" a coisa, (coisas do genero dos mergulhadores do continente e areao colorido)....porém nós e que temos de fazer ver aos pequenos de que essas coisas fazem "malinhos" (como eu digo a ela xD) aos peixes eheh se tiver mais alguma coisa para perguntar, ja sabe..poste!! Olá Bruno! Também não fiquei com a ideia de que tivesse sido uma critica não construtiva! Nada disso! Eu só estava mesmo a explicar que já tinhamos feito metade e que a outra metade ainda não! Quanto ao material estranho, já tá tudo resolvido! Muito embora "no mar também existam porcarias e coisas assim, que não têm nada a ver com guelas!", o nosso aquário passou a ser um aquário eco ( de ecológico, claro!). Assim, um dia destes iremos então comprar o musgo de java e plantá-lo! mais uma vez obrigada, Mariana Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 o musgo de java é uma "planta" que se agarra a troncos e pedras e é assim que devem planta-lo ca estarei para mais :D Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
MRamalho Publicado: Junho 14, 2010 Autor Publicado: Junho 14, 2010 Obrigada, Bruno! Depois daremos noticias! Mariana Citar
ZABOU Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 Olá Tem cuidade com o tronco que apanhas-te na pilha da lenha, de que madeira é??????? Para já pode até ter bom aspecto, mas daqui pouco pouco pode começar a apodrecer e qualquer dia aparecem-te os peixes todos mortos sem saberes o porqué? Resinosos não servem. Citar
rikardo_stb_21 Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 (editado) Boas mariana. sugiro que tires uma foto e depois de a visualizarmos que expliques o que pretendes fazer do aquário, pois não e so meter pedras la paa dentro umas madeiras agua e ligar uma luz e dar de comer-.... é bem mais que isso, precisamos saber que dimensões tem o aquário, ver o que ja esta feito, saber a litragem útil do aquário, aconselhar acerca de filtragem, aconselhar acerca do tipo de luz (watts e kelvins) - dependendo do tipo de plantas que iras querer manter... tens que pensar numa fauna que seja compatível toda ela com temperatura, dureza de agua e ph. Com tempo, pesquisa e a algum apoio é possível aprenderes bastante e construíres algo muito bonito, é claro que é preciso o tempo natural de aprendizagem, que ate nos amadores e profissionais é constante pois estamos sempre a aprender coisas novas. Agora é preciso humildade de quem esta a dar umas dicas, pois o iniciado desconhece de muito e pode não ter de momento todas as possibilidades monetárias para conseguir ter todo o equipamento necessário, e claro humildade do aprendiz que tem que admitir que não sabe tudo e tem que ir com calma nos seus primeiros passinhos... Agr posso falar de mim quando iniciei, no primeiro ano mantive peixes em excesso, cometi erros de excesso de comida, incompatibilidade entre espécies, manutenção de plantas para as quais não tinha luz ou co2 em quantidade suficiente, enfim mt dinheiro a rua e mortes desnecessárias e alguns desgostos... por teimosia minha e desconhecimento. Acho que esta forma é a mais fácil de responsabilizarmos os iniciados com os erros já cometidos, preferível a critica-los depois das asneiras feitas. Vá crucifiquem-me pois vou revelar o setup do meu aquário que mantenho estável ha 1 ano nestas condições: tenho um aquário de 60x37x30( espaço útil para agua) 60x37x40 (real do aquário) e mantenho 2 filtros internos de 200 l\h as vezes coloco um 3º filtro interno de 400 l\h, esta bem maturado e tem o ciclo do azoto completo e estável, tenho humos de minhoca com uma camada de akadama por cima, tenho varias espécies de plantas vivas e 1 lâmpada de 15 watts de 10000 Kelvin (luz insuficiente), tenho 6 escalares 7 guppys 2 platys 2 kuhlis e 1 ampularia (fauna excessiva), faço trocas parciais de agua (TPA) 1 vez ao mês, não tenho detritos no substrato, as únicas analises a agua que faço é o dito ph, ainda não há dinheiro para os testes da amónia e nitratos e apenas por sorte não tenho problemas pois isto deveria ser monitorizado mesmo para um aquário bem maturado! Só me apareceu 2 tipos de algas muito chatas nas plantas e vidros desde que retirei o cartão que tapava os lados e a traseira do aquário pois o aquário esta numa zona que apanha muita claridade da rua por causa das malditas janelas.... Pretendo aperfeiçoar isto e ter um aquário 'mais saudável com o tempo', mas mantenho-o nos 29ºC, a agua da rede aqui de Setúbal é muito boa, tenho o ph mais ou menos nos 6,7 faço desparasitação a bicharada com flagyl quando calha em períodos de 3 meses +\-, por vezes meto algum sal de cozinha em pequenas quantidades para minimizar as doenças e sempre muito pouco para não incomodar a ampularia e as kuhlis que são sensíveis ao sal... Quando eu tiver o meu aquário mais bonito e mais seguro faço uma apresentação melhor dele... isto foi só para dar uma ideia a nossa amiga... Editado Junho 14, 2010 por rikardo_stb_21 Citar ### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###
rikardo_stb_21 Publicado: Junho 14, 2010 Publicado: Junho 14, 2010 Bem como prometi andei a dar um encosto para por o aquário melhorzito.... só lhe falta mais agua.... mas estava tão cansado que ficou assim e amanha eu vou terminar... Amanha depois de por agua, tiro uma foto com mais qualidade... esta foi com webcam... Citar ### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###
Recommended Posts