mcphister Publicado Junho 9, 2010 Publicado Junho 9, 2010 Ola pessoal Precisava de uma ajuda com o meu ciclo que não estou a perceber Setup do aquario: capacidade : 180L Substrato: akadama especial Flora: diversa Pedras: Xisto, rocha vulcânica O aquário foi montado no dia 02/06/2010 e aquando a montagem foi injectado na água condicionador da água da SERA e o iniciador de filtro da SERA. No dia 08/06/2010 foram feitos os testes (NUTRAFIN) à água com os resultados: PH: 7 AMONIA: 0 NITRITOS: <0,1 NITRATOS: <5 Um setup com 6 dias não deveria ter pelo menos a amónia já a subir. Ainda não começou o ciclo ?? ou o iniciador de filtro já forneceu as bactérias e não vou passar pelo ciclo de +- 30 dias??? Toda a ajuda é bem vinda porque estou mesmo às aranhas Um abraço a todos Citar
Darker_JR Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 penso que a parte da amónia já foi feita porque adicionaste acondicionador...aconselho-te a por um peixito..parece-me que o pico de nitritos vai começar..mas para confirmar testa os nitratos da água que colocas no aqua quando fazes TPA e confirma o valor porque se os nitratos começarem a subir significa que tens o ciclo feito abraço Citar João Rebelo
mcphister Publicado: Junho 9, 2010 Autor Publicado: Junho 9, 2010 Acabei de fazer o teste aos nitratos à agua de TPA's que tenho à 48H a descansar e dá-me <5 ( alias, a água do teste fica transtarente como de inicio, como acontece com a do aquario) É normal ?????? Já começo a desconfiar desses testes Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 (editado) verific se estao dentro da validade com 6 dias ja devia estar a amonia a descer ou os nitritos a subir..algo assim do genero.. ja agora iniciaste o ciclo como? tens que deitar um bocado de comida se queres que haja materia organica para se decompor e obviamente começar a haver amonia Editado Junho 9, 2010 por Bruno A. Cardoso Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Hugo R. Silva Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Como já disseram se colocaste os produtos e não alimentaste as bactérias, não terás nada, tens que as alimentar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
PedroS. Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 ...e para alimentar as bactérias tens de pôr peixes resistentes e poucos, senão continuarás a ter a amónia 0. Os nitritos a <0.5 já podem estar na água da torneira ou outra. Não são indicadores de que a fase da amónia já passou. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Não necessariamente PedroS. Não são os peixes que alimentam as bactérias (eles não viram comida de bactéria) mas sim a carga orgânica que eles geram, ora isto pode ser perfeitamente substituído por comida. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Não necessariamente PedroS. Não são os peixes que alimentam as bactérias (eles não viram comida de bactéria) mas sim a carga orgânica que eles geram, ora isto pode ser perfeitamente substituído por comida. Exacto, escusamos de estar a expor os peixes a potencial sofrimento visto que amonias, nitritos e nitratos sao toxicas para peixes, se podemos meter comida que faz o mesmo efeito.... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
PedroS. Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Não necessariamente PedroS. Não são os peixes que alimentam as bactérias (eles não viram comida de bactéria) mas sim a carga orgânica que eles geram, ora isto pode ser perfeitamente substituído por comida. Hugo: isso estava implícito. Desculpem se me expliquei mal. Exacto, escusamos de estar a expor os peixes a potencial sofrimento visto que amonias, nitritos e nitratos sao toxicas para peixes, se podemos meter comida que faz o mesmo efeito.... O problema é saber quanta comida é que precisamos de meter para a quantidade e tamanho dos peixes que pretendemos introduzir depois. Se fôr pouca, os peixes sofrem na mesma... Se fôr pouca, média ou muita, os fosfatos que todas as comidas têm libertam-se na água e aumentam consideravelmente a reprodução de micro-algas (água verde, vidros com depósitos de algas...). Eu prefiro a introdução de um ou dois peixes resistentes com subsequentes verificações (diárias ou mais) da amónia (NH4) e dos nitritos (NO2) e respectivas TPAs para manter estes dois valores o mais baixos possível. O mesmo se repetirá aquando da introdução gradual dos outros peixes. Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Hugo: isso estava implícito. Desculpem se me expliquei mal. O problema é saber quanta comida é que precisamos de meter para a quantidade e tamanho dos peixes que pretendemos introduzir depois. Se fôr pouca, os peixes sofrem na mesma... Se fôr pouca, média ou muita, os fosfatos que todas as comidas têm libertam-se na água e aumentam consideravelmente a reprodução de micro-algas (água verde, vidros com depósitos de algas...). Eu prefiro a introdução de um ou dois peixes resistentes com subsequentes verificações (diárias ou mais) da amónia (NH4) e dos nitritos (NO2) e respectivas TPAs para manter estes dois valores o mais baixos possível. O mesmo se repetirá aquando da introdução gradual dos outros peixes. Podes meter pouca comida, desde que haja materia organica, é o sufeciente para alimentar as bacterias eu meto pouca e nunca tive problemas... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
mcphister Publicado: Junho 9, 2010 Autor Publicado: Junho 9, 2010 Boas ppl Desde já agradeço imenso as vossas opiniões. Em relação à materia organica, desde o primeiro dia foi introduzido comida, e as plantas que lá tenho não estavam nas mais perfeitas condições, por isso tb contribuiram com as folhas que se degradaram. Os testes estão dentro da validade. Será que com o iniciador de aquário o ciclo habitual foi eliminado ???? É certo que o aquario só tem uma semana que está montado, mas já deveria de obter uns valores anormais Um abraço para todos Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 o iniciador apenas aumentou a quantidade de bacterias... tambem é certo que haja uma grande quantidade de bacterias que dê conta da amonia numa grande escala, que nao há valores concretos.. ou seja, o que faz a amonia aumentar é a pequena quantidade de bacterias, que por enquanto nao dao conta de tanta amonia, por isso e que elas se vao formando...agora se meteste bacterias, provavelmente meteste uma grande quantidade, tao grande o sufeciente para consumirem toda a amonia e nitritus...deixa isso avançar, e preocupa-te mais com os nitratus...quando os tiveres é porque o ciclo chegou ao fim (pois as bacterias nao sao capazes de decompor os nitratus, por isso sao necessarias as ditas TPa's... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
mcphister Publicado: Junho 10, 2010 Autor Publicado: Junho 10, 2010 o iniciador apenas aumentou a quantidade de bacterias...tambem é certo que haja uma grande quantidade de bacterias que dê conta da amonia numa grande escala, que nao há valores concretos.. ou seja, o que faz a amonia aumentar é a pequena quantidade de bacterias, que por enquanto nao dao conta de tanta amonia, por isso e que elas se vao formando...agora se meteste bacterias, provavelmente meteste uma grande quantidade, tao grande o sufeciente para consumirem toda a amonia e nitritus...deixa isso avançar, e preocupa-te mais com os nitratus...quando os tiveres é porque o ciclo chegou ao fim (pois as bacterias nao sao capazes de decompor os nitratus, por isso sao necessarias as ditas TPa's... Boas Então já é seguro para começar a introduzir alguns peixes ?? Um abraço Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 se ja tiver resultados de nitratus sim é seguro :D Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
mcphister Publicado: Junho 12, 2010 Autor Publicado: Junho 12, 2010 Hoje foi feito um no teste à agua: PH: 6,8 AMONIA: 0 NITRITOS: <0,1 NITRATOS: 5 Já hexiste nitratos na água.... Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Junho 12, 2010 Publicado: Junho 12, 2010 quando os nitritus tiverem a 0 aí sim é seguro meter peixes o ciclo normalmente demora cerca de 15 dias a ficar completo, nem tanto.. Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Recommended Posts