Agua do aquario turva


Recommended Posts

Boa noite,

 

Será que me podem ajudar? Tenho um aqua 100X41X50 (180L) no qual tenho:

 

5 Escalares 7cms cada

6 Discus entre 3-6cm

5 Corys 3-7cm

16 Cardinais 1,5-3cm

2 Ottos 2-3cm

2 Sae 2-3cm

1 viuva negra 3-4cm

1 olho fogo 3cm

5 Ancistrus 3-4cm

 

Tenho um Eheim 2215, faço TPA semanalmente, no sabado lavei o filtro e a partir desse dia a agua ficou um pouco turva.

Mas tirando isso a agua nunca fica realmente cristalina como vejo em outros aquarios.

Alguem me pode ajudar?

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A primeira coisa que me salta à vista é, talvez, o excesso de peixes que tens ai...acho que tens muitos...

 

Como lavaste o filtro?

 

E mete o setup do teu aquário, assim o pessoal pode ajudar-te melhor...

 

Cumprimentos,

 

Diogo Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bem , o problema pode começar um pouco pelo excesso de populaçao.

O facto de teres lavado o filtro pode ter morto as bacterias e agora tens aí o resultado dos restos delas. Costuma chamar-se o "bummmm" de bacterias.

como procedeste para lavar o filtro?, umas fotos da agua dava para ajudar melhorr a perc3eber a situaçao .

Isso de nao conseguires ter a agua cristalina , opá ás vezes nem sempre as aguas cristalinas sao indicadoras de saúde, mas tenta aumentar um pouco nas tpa ou entao dar uma ajudazinha ao filtro com um interno pekenito. será k tens o filtro correctamente montado? ou seja, a parte que suga a agua no lado oposto á que a liberta?

Olha que isso é importante.

vá, boa sorte eu dá novidades.

Cumps

 

 

Meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bem , o problema pode começar um pouco pelo excesso de populaçao.

O facto de teres lavado o filtro pode ter morto as bacterias e agora tens aí o resultado dos restos delas. Costuma chamar-se o "bummmm" de bacterias.

como procedeste para lavar o filtro?, umas fotos da agua dava para ajudar melhorr a perc3eber a situaçao .

Isso de nao conseguires ter a agua cristalina , opá ás vezes nem sempre as aguas cristalinas sao indicadoras de saúde, mas tenta aumentar um pouco nas tpa ou entao dar uma ajudazinha ao filtro com um interno pekenito. será k tens o filtro correctamente montado? ou seja, a parte que suga a agua no lado oposto á que a liberta?

Olha que isso é importante.

vá, boa sorte eu dá novidades.

Cumps

 

 

Meu Aqua

 

 

o imput do filtro ou a parte que suga como tu dizes deve estar do mesmo lado que o output ou a parte que liberta como tu dizes para ter uma maior eficácia.

assim esta bem montado e nao como tu dizes.

quando eu faço TPA´s é a altura que a agua fica turva(apenas ligeiramente), mas passado 2 dias(no maximo) fica cristalina!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquecime de dizer que deves tentar nao sujar a agua com comida ou seja certificar que a comida que das é td comida.

tenta por o filtro numa superficie abaixo do aqua para a força da gravidade ajudar em aumentar o numero de litros por hora.

mostra ai uma foto do aqua para podermos analizar melhor!

boa sorte com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o imput do filtro ou a parte que suga como tu dizes deve estar do mesmo lado que o output ou a parte que liberta como tu dizes para ter uma maior eficácia.

assim esta bem montado e nao como tu dizes.

quando eu faço TPA´s é a altura que a agua fica turva(apenas ligeiramente), mas passado 2 dias(no maximo) fica cristalina!

 

boas

 

desculpa lá essa para mim é nova a entrada deve estar do mesmo lado da saida? sempre tive a entrada de agua do lado oposto á saida, ora vamos lá ver, se do lado posto á saida não tiveres nada começa a haver falta de circulação de água nesse ponto.

o teu problema alem de teres quase de certeza morto as bactérias, é como te disseram o excesso de população, quando limpares o filtro limpa-o com aqua do aquario para evitares surpresas.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não concordo que o output deva estar no mesmo lado que o input, porque senão fazes a circulação sempre à mesma água (a que acaba de entrar no aqua é imediatamente sugada pelo filtro), fazendo com que a maior parte da água não seja filtrada, não tenha corrente (e dificultar a troca gasosa) e haja diferenças substanciais de parâmetros em zonas diferentes no aquário...Repensa lá nessa ideia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que o problema é população a mais...Porque o meu filtro está "bem" montado, ou seja, input de um lado output de outro.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

Editado por EdgarSantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo do azoto está completo nesse aquário?

 

 

Penso que sim, pois eu comprei o meu filtro em segunda a mão e só coloquei peixes depois de a agua estar cristalina...por isso penso que sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que sim, pois eu comprei o meu filtro em segunda a mão e só coloquei peixes depois de a agua estar cristalina...por isso penso que sim.

 

o ciclo pode não estar completo com a agua cristalina, convem fazer o teste de amonia nitritos e nitratos, só tens o ciclo completo com a amonia e nitritos a 0.

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

De que cor é esse turvo? Se for branco é um "boom" de bactérias inofensivo que desaperecerá dentro de poucos dias.

Se for amarelada, verde ou acastanhada será um excesso de micro-algas (também inofensivo) que se pode dever a três factores:

 

1) Excesso de fosfatos (comida a mais, comida de má qualidade). Os fosfatos são alimento para as micro-algas.

 

2)Excesso de nitratos (última substância do ciclo do azoto). Os nitratos são alimento para as micro-algas.

 

3) Excesso de exposição à luz, quer artificial, quer do Sol (e aí é que são elas) por proximidade de janela ou reflexo da luz do Sol que incide posteriormente no aquário.

 

Nos dois primeiros casos falaste em TPAs e em lavagem do filtro mas não mencionaste a limpeza ou aspiração do fundo, onde se depositam quantidades ainda consideráveis de comida que libertam fosfatos.

Não esqueças nunca que aspirar o areão é muito importante, e verifica a(s) luz(es).

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim, eu sou da mesma opiniao do "lor" ora vamos la ver :

 

A agua que sai do filtro , devido á força com que vem , é óbvio que nao é logo sugada pois o "input" do filtro situa-se a uns booooons cms a baixo do output. A agua que entra no aquario cria uma corrente, esta, deve ser continua, ou seja, o exemplo do sol, sendo assim a agua percorre o seguinte trajecto:

-----------output

|

|

|

|------------input

 

 

Ou seja cria-se uma corrente que empurra de forma eficiente as impurezas\detritos para o input.

 

Os melhores cumprimentos

 

Marcos ALves

 

 

Meu Aqua

Editado por marcospvz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Será que me podem ajudar? Tenho um aqua 100X41X50 (180L) no qual tenho:

 

5 Escalares 7cms cada

6 Discus entre 3-6cm

5 Corys 3-7cm

16 Cardinais 1,5-3cm

2 Ottos 2-3cm

2 Sae 2-3cm

1 viuva negra 3-4cm

1 olho fogo 3cm

5 Ancistrus 3-4cm

 

Tenho um Eheim 2215, faço TPA semanalmente, no sabado lavei o filtro e a partir desse dia a agua ficou um pouco turva.

Mas tirando isso a agua nunca fica realmente cristalina como vejo em outros aquarios.

Alguem me pode ajudar?

 

Obrigado,

Boas

Lavas-te as camadas do filtro com a água da torneira??Se sim,mataste todas as bacterias do filtro...Deves lavar as camadas com a propria água do aquario dentro de um balde nunca com a da torneira!Essa água turva entretanto para desaparecer adiciona nitrivec da sera que são bacterias para o filtro,dentro de um dia ou dois volta ao normal...

Nota:Tenho um aquario de 240 litros com 18 discus de 12 cm fora peixes de fundo e cardumes e nunca tive a água turva...Já agora,nunca laves o filtro ao mesmo tempo que uma tpa,deixa passar uns dias entre as duas...

abraço

Editado por pigeon

Pedro Agra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim como tens montado o filtro esta mal.o agua que sai nao é logo sugada.pelo contrario! o movimento que a agua faz e a contraria do sentido do relogio.eu tenho a certeza de que é assim agr tu é que sabs.............

cumps

isso to tenho a certeza tem muito que se lhe diga.... ou seja quem tem aquarios já montados á alguns anos sem problemas com o input contrário ao output está errado? é preferivel que digas que se pode montar das duas maneiras, agora, para o problema que ele tem não é essa a justificação.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim, eu sou da mesma opiniao do "lor" ora vamos la ver :

 

A agua que sai do filtro , devido á força com que vem , é óbvio que nao é logo sugada pois o "input" do filtro situa-se a uns booooons cms a baixo do output. A agua que entra no aquario cria uma corrente, esta, deve ser continua, ou seja, o exemplo do sol, sendo assim a agua percorre o seguinte trajecto:

-----------output

|

|

|

|------------input

 

 

Ou seja cria-se uma corrente que empurra de forma eficiente as impurezas\detritos para o input.

 

Os melhores cumprimentos

 

Marcos ALves

 

 

Meu Aqua

 

Caro nuno M: Lopes

Tem razao no que diz, dá das duas maneiras , sendo uma , na minha opiniao mais eficiente do que a outra, como acima descrevo.

tambem é certo que o problema do nosso amigo n é esse, ele simplesmente matou as bacterias e agora ta a paga-las.

Isto do input e output é só para ele conseguir fazer circular os detritos que estao em suspençao mais facilmente para o input do filtro.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro nuno M: Lopes

Tem razao no que diz, dá das duas maneiras , sendo uma , na minha opiniao mais eficiente do que a outra, como acima descrevo.

tambem é certo que o problema do nosso amigo n é esse, ele simplesmente matou as bacterias e agora ta a paga-las.

Isto do input e output é só para ele conseguir fazer circular os detritos que estao em suspençao mais facilmente para o input do filtro.

Cumps

o trajecto que mostras pode ser eficiente num aquario pequeno, num aquario de maiores dimensões vais criar uma zona morta do lado que não tens nada. Mesmo num aquario pequeno acaba por criar zonas de deposito de matéria morta e dejectos dos peixes, especialmente na zona do vidro traseiro onde a agua já não chega com força e devido ao hardscape e plantas.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o trajecto que mostras pode ser eficiente num aquario pequeno, num aquario de maiores dimensões vais criar uma zona morta do lado que não tens nada. Mesmo num aquario pequeno acaba por criar zonas de deposito de matéria morta e dejectos dos peixes, especialmente na zona do vidro traseiro onde a agua já não chega com força e devido ao hardscape e plantas.

 

Peço desculpa mas tal como tu próprio disseste dá das duas formas e até é relativamente fácil de verificar que se o input e output estiverem do mesmo lado pode ser muito benéfico. Isto se o output estiver a ser apontado mais de um lado da largura do aquário do que do outro. Nesse caso a água circula "à roda" e "para baixo", voltando depois para o input.

 

Acho que cada um deve verificar a circulação do aquário e verificar como ela se efectua melhor. Eu por exemplo, apesar de me parecer ter uma boa circulação ando para experimentar colocar o input do outro lado para testar.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.