mourani Publicado Junho 8, 2010 Publicado Junho 8, 2010 (editado) Boas amigos. Desde miúdo que tenho fascinio por aquários. Digamos que depois de vários pedidos da minha filha,juntei o útil ao agradável e lá decidi montar um. Para começar, comprei um aquário de 30 litros. Sei que é pequeno, mas o espaço também não é muito. Quando tiver mais experiencia, poderei comprar um maiorzinho mas pouco mais. Bom, tenho o aquário completamente montado à uma semana, com todas as condições necessárias para introduzir peixes, ou seja e abreviando, com termostato, filtro, termometro, luz, areão e rocha vulcânica, plantas. Se ainda não meti peixes é porque não quero fazer asneira, por isso tenho lido muito e aprendido neste fórum. O que peço, é que me aconselhem quais os peixes que devo comprar e quantos. A todos um grande abraço e muito obrigado. Editado Junho 8, 2010 por mourani Citar
Filipe Simões Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 Tenta colocar o setup do aquário para ser mais facil ajudarem-te Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
Diogo Amaral Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 (editado) Boas, Primeiro de tudo sê bem-vindo a este fórum, aqu com um pouco de pesquisa encontras de tudo... Põe ai o setup do teu aquário: filtro, aquecimento e isso assim porque desta maneira o pessoal já sabe o que tens e poderá ajudar-te nesse sentido... 30 litros? hum acho pouco e vais ter problemas na estabilização do paramêtros da tua água mas não é por ai que vais desistir... Primeiro deixa o Ciclo do Azoto estabilizar para depois começares a introduzir os peixes... Com essa litragem aconselho-te um betta ou um cardume de neons... Mas aconselho-te também a esperares pela opinião dos mais experientes visto que também sou amador lol considero-me semi-amador lol apenas gosto de me ajudar porque também um dia posso precisar de ajuda... E ah não desistas desse mundo fantástico... Cumprimentos, Diogo Amaral Editado Junho 8, 2010 por D10 Citar
pedrioo Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 Viva, É espectaculo a aquariofilia n é? :D bem vindo ao hobby e ao forum Como já disseram.. tens de ter o ciclo feito antes de colocares os peixes. Isto consiste em deixar o aqua a funcionar durante cerca de um mês deitando apenas comida esporadicamente ou colocando (no teu caso) um peixinho resistente para ajudar a criar amónia. Limpar o filtro será apenas se este estiver muito sujo mesmo, porque é nas suas matérias filtrantes que estão acomodadas uma grande parte das bactérias benéficas para a degradação da amónia e nitritos. Só deves limpar o filtro em água do aquário para não matar as bactérias como o cloro ou dif de temperatura da água da torneira. Se houver pressas podes sempre comprar um frasquinho com bactérias e daí a uma semana já está o ciclo mais que completo. O conselho que dou é que procures saber sobre as espécies de peixes antes de as comprar para saber coisas como os parametros favoritos e tamanho adulto e nível de agressividade e ver se se adaptam ao teu aqua.... Podes começar por platys ou guppys que são resistentes, muito bonitos e facílimos de procriar, mas convem que a água n tenha ph inferior a 7. Talvez uns 3 platys...3 guppys e umas 3 corys e já estás mais que servido. Não metas os "limpa vidros - CAE" que ficam enormes e agressivos. Peixes de cardume para um aqua tão pequeno não é grande ideia. Tou a falar dos tetras. Plantas... elódeas sessiflora anubias fetos musgo.. são bons para começar porque não são exigentes e são bonitas. qq coisa diz Cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
mourani Publicado: Junho 9, 2010 Autor Publicado: Junho 9, 2010 Viva, É espectaculo a aquariofilia n é? bem vindo ao hobby e ao forum Como já disseram.. tens de ter o ciclo feito antes de colocares os peixes. Isto consiste em deixar o aqua a funcionar durante cerca de um mês deitando apenas comida esporadicamente ou colocando (no teu caso) um peixinho resistente para ajudar a criar amónia. Limpar o filtro será apenas se este estiver muito sujo mesmo, porque é nas suas matérias filtrantes que estão acomodadas uma grande parte das bactérias benéficas para a degradação da amónia e nitritos. Só deves limpar o filtro em água do aquário para não matar as bactérias como o cloro ou dif de temperatura da água da torneira. Se houver pressas podes sempre comprar um frasquinho com bactérias e daí a uma semana já está o ciclo mais que completo. O conselho que dou é que procures saber sobre as espécies de peixes antes de as comprar para saber coisas como os parametros favoritos e tamanho adulto e nível de agressividade e ver se se adaptam ao teu aqua.... Podes começar por platys ou guppys que são resistentes, muito bonitos e facílimos de procriar, mas convem que a água n tenha ph inferior a 7. Talvez uns 3 platys...3 guppys e umas 3 corys e já estás mais que servido. Não metas os "limpa vidros - CAE" que ficam enormes e agressivos. Peixes de cardume para um aqua tão pequeno não é grande ideia. Tou a falar dos tetras. Plantas... elódeas sessiflora anubias fetos musgo.. são bons para começar porque não são exigentes e são bonitas. qq coisa diz Cumps Boas Amigos: Desde já um muito obrigado a todos que procuraram ajudar, mas um especial agradecimento ao pedrioo pela disponibilidade. A aquariofilia é realmente um espectaculo. Estou fascinado. Olhem perdi a cabeça, dei o aqua.. de 30 litros a um sobrinho meu que tem apenas 9 anos e fui a correr comprar outro de 60 litros completo, apenas tive de comprar outro termostato de 75 w. A marca do novo aquario é um "View Aquarium HR-500B". Imagem disponivel neste link: http://shkerry.en.alibaba.com/product/2706.../Aquariums.html Porém deparei-me com um problema. Comprei substrato, (no outro apenas tinha cascalho e pedra vulcânica onde inseri algumas poucas plantas), puz as pedras em cima e adicionei água. Acontece que a água ficou bastante escura, (o substrato é castanho escuro). Desisti,despejei tudo e voltei à forma antiga, ou seja meti apenas pedra e prendi as plantas como tinha feito no outro. O que é que fiz mal?. Adicionei um pouco de acelarador de bactérias e anti cloro. Vou esperar uma semana até inserir os meus primeiros peixes. Gosto muito dos escalares, mas não sei se será o ideal para começar. Mais uma vez peço a vossa ajuda. Abraço e muito obrigado. Citar
Ric.Gomes Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 tenta fazer um setup mais detalhado amigo! para melhor te aconselharem convém que saibam com que tipo de equipamento estão a lidar... o equipamento pode influenciar vários factores e um deles será o que comporta o aquário, fizestes testes a água? quais os valores que obtiveste? se puderes coloca também umas fotos. e boa sorte! Citar A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
mourani Publicado: Junho 9, 2010 Autor Publicado: Junho 9, 2010 (editado) Obrigado Ricardo. Infelizmente não posso agora dar informação mais detalhada para não acordar o pessoal cá de casa..lol. Posso no entanto adiantar que o aqua que comprei, já tem filltro incoporado, neste caso é um filtro externo que bomba a água de novo para o aqua.. depois de filtrado. As lâmpadas estão inseridas na tampa (2) e o termostato que comprei é um JAGER 75w. Aquário com 50x30x45 (comp-larg-alt). Capacidade 60 litros. Cumps Editado Junho 9, 2010 por mourani Citar
pedrioo Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 Viva, Que substrato é? Se é fértil tem que ser coberto com uns 5 cms de areão fino para impedir que o substrato fértil se solte na água causando problemas como algas. Provavelmente o teu cascalho é muito grado e permite uma fácil circulação da água desde a base até à sua superfície libertando o substrato fértil na coluna de água. Acho que fizeste bem em tirar logo de raiz em vez de continuar com um possível problema. Podes usar o substrato mas deves isola-lo convenientemente com areão mais fino ou akadama especial com uma boa camada. Mas eu não recomendo o uso de substrato fértil para iniciados... porque está-se sempre a mudar o aqua e a plantar e replantar.. e isso vai fazer com que o substrato se solte... o que não é desejado. Por isso acho que fazes bem em manter apenas areão. Um dia que tenhas a certeza de como queres o aqua então aventuras-te com o substrato. A colocação de bactérias é muito bem jogado...podes colocar peixes com segurança sem precisar de ficar à seca um mês inteiro logo agora que estás com a pica toda. E os peixes também agradecem... já sabes.. lavar matérias filtrantes apenas com água do aquário. Vai dizendo coisas. cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts