maternidade


xic0

Recommended Posts

boas...

eu neste momento tenho uma molly gravida, e keria po-la dentro da maternidade. so k a maternidade k eu comprei nao e assim muito grande, e mal a meto la, tenho pena e tiro-a logo. por isso queria saber se ha algum problema de ela estar num espaço tao reduzido.

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Caros amigos,

 

Sou da opinião da mensagem anterior.

Repetindo o mesmo conselho vezes sem conta tenho a dizer o seguinte :

Nunca usem " maternidades " com estes peixes por favor...

Estas caixas de tortura apenas funcionam com algumas espécies e têm a desvantagem de causar partos prematuros ou muito prolongados, stress às fêmeas com consequências graves na imunidade, poluição da água através dos alimentos não consumidos ( alimentos não vivos ) e aumentam o canibalismo e a agressividade.

O ideal é um aquário muito bem plantado com escapatórias suficientes para se salvar uma boa parte da ninhada. Não interessa salvar TODOS os recém nascidos porque em breve teremos um aquário sobrelotado com peixes demasiado aparentados para os deixarmos reproduzirem-se entre si. ( A consanguinidade deteriora rapidamente uma população pequena ).

Desta forma evitam-se os males da ditas " maternidades " acima apontados, criamos uma atmosfera harmoniosa e natural para os nossos amados peixes e em certas espécies podemos mesmo acabar com os actos desesperados de canibalismo em pouco tempo se os adultos conviverem com crias no mesmo espaço ( mesmo que eventualmente consigam comer algum recém nascido ).

As presas vivas ajudam a que muitas espécies se desinteressem pelas crias mesmo se o aquário for pouco plantado.

E que tal já agora procurarem evitar as variedades cultivadas ? ( ou pelo menos as mais condicionadas pela selecção humana )

As fêmeas desta espécie necessitam de bastante espaço, muita luz, o que permite um crescimento excelente de algas e vegetação em geral. Deve ainda alimentar-se as parturientes com comida vegetal e tentar manter uma temperatura próxima dos 25ºC com pequenas variações térmicas ao longo do dia.

Boa sorte !

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

arranja uma plantas para os filhotes que nascerem se poderem esconder, e deixa a femea à solta no aqua. os que sobreviverem serao os mais fortes e os que estao melhor adaptados, tal como acontece na natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

repetindo o que já foi dito não é boa ideia a caixa plástica, a maternidade, o ideal será ter um aqua maternidade, o que nem sempre é possivel. :)

Mas... se o teu aqua fôr de tamanho razoável podes sempre criar uma divisória interna com um vidro ou plexiglas, colocas lá plantas de modo a originar esconderijos. Essa divisória já te permite isolar a(s) femea(s) em questão, pelo menos até ao nascimento dos alevins e depois do nascimento podes sempre retirar a femea. Usei durante muito tempo esse sistema e funcionou pode dizer-se que bem, há que ter em conta que há depois o problema dos alevins que já lá estão quando se introduzem as femeas... mas é sempre uma solução, fica ao critério. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo pelnamente com o que o Cyprinodon e Senna disseram. Nada melhor do que deixar a selecção natural funcionar. Assim ainda ficas com um espaço mais real (mesmo que grande parte da ninhada morra :roll: ).

Eu tenho guppys e qaundo estiverem para nascer não vou pôr a fêmea de parte. Vou deixa-la no ambiente que ela já se abituou.

O que mais me assusta é que tenho um cauda de espada que, pelo que ouvi, gosta de provocar os peixes mais pequenos. Mas em para ajudar os pequeninos arranjei um molho de planta enorme para eles se esconderem lá dentro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais