Recommended Posts

Publicado

Eu sei que este assunto e muito falado aqui no forum mas eu usei a pesquisa do forum r inda nao encontrei resposta concreta !!!!

Que tempo tenho de injectar o CO2 ?

E a bomba de ar?

Eu so tenho Co2 desde ontem mas nao me parec que fiz bem em desligar a bomba de ar durante o dia e colocar o CO2 durante o dia todo e retirar o CO2 quanto desliguei a iluminação e colocar a bomba de ar durante a noite!!!

Como fazem ?

Agradecia a vossa ajuda pois tenho medo de injectar Co2 a mais ou O2 a menos e acontecer uma desgraca :shoc

cumprimentos

Publicado:

Eu tenho injectado Co2 caseiro durante o tempo de iluminação (12 horas)e retiro à noite já que aí as plantas deixam de sintetizar.

O meu filtro não é de ar pelo que não tenho esse problema. Por isso porque não mudas de filtragem?

Publicado:

12 horas ? eu nao sei onde acho que li 2 em 2 horas !!! entao nao esta certo!!!!

filtro?

eu falei foi da bomba de ar ( O2 ) o que faço mantenho desligado durante o dia e a noite quando desligar a iluminação e a injecção de CO2 ligo a bomba de ar!!! certo?

Publicado:

Boas,

Eu não desligo o Co2 nunca, nem de noite...

Tambem depende da quantidade de plantas e peixes que tens...

E se calhar não é aconselhavel...

O Co2 tá sempre a bombar 24/7... mas tambem tenho aquário aberto com filtro de cascata, por isso acho que há sempre oxigénio, mesmo de noite...

Em aquarios tapados é que acho que pode ser perigoso o Co2...

Abraços

Publicado:

Entao resumindo e concluindo o melhor e deixar o CO2 a bombar durante o dia e a noite troco desligo o CO2 e ligo a bomba de oxigenio!!!!

Brigadão!

Publicado:
Entao resumindo e concluindo

Cada caso é um caso.

Se ligas a bomba (de ar e não apenas O2) não precisas de tirar o CO2.

;)

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

entao que aconcelhas? ligar a bomba de ar so a noite e deixar na mesma o Co2 a bombar ? :lol:

Publicado:

Boas

Ainda ontem (literalmente) fazía perguntas sobre o assunto, e hoje já estou a mandar postas de pescada... vamos ver se acerto, se alguém achar que estou a dizer alguma asneira, sinta-se livre de me reduzir à minha pequenez. :lol:

Eu tenho um aquário fechado que começou hoje a levar CO2 DIY. Tudo parece pacifico e tenho estado a monitorizar o pH. O que o Karp diz, para mim faz todo o sentido: um aquário tapado, a levar com CO2 a noite inteira, não deve ser de todo positivo. Assim, tenho uma bomba de ar a funcionar para promover as trocas gasosas e libertar O2 na água.

No entanto não prevejo que vá desligar em tempo algum o O2 durante o dia, isto porque a válvula de não retorno que tenho na bomba de ar limita em muito o fluxo de bolhas.

Resumindo: tenho sempre tudo a trabalhar e penso que dadas as condicionantes do meu aquário, é assim que deve ficar. Infelizmente, cada caso é um caso, mas o que me parece genericamente indicado é:

Luz acesa = fotossintese = CO2 ligado e bomba desligada

Luz apagada = respiração das plantas = CO2 desligado e bomba ligada

Mas penso que a maior parte das pessoas nunca desliga o CO2, só tem temporizadores intercalados para a bomba e para as luzes.

Espero que isto ajude, e se alguém disser que eu estou errado, é porque provavelmente estou :D

Boa sorte

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Cada caso é um caso...

Mas as plantas não têm necessidade de Co2 durante a noite já para não falar que provavelmente o Co2 acumula (não sei o tempo de dissolução total ) de um dia para o outro.

Uma outra dúvida: ao introduzir oxigénio está-se a relativizar a eficácia do dióxido de carbono, não é?:lol:

Por isso até nem acho que seja preciso oxigénio. Se tiverem um aquário densamente plantado o oxigénio produzido é suficiente para uma pequena colónia de peixes. Já se tiverem um comunitário cheio de peixes talvez a produção de oxigénio das plantas não seja suficiente.

Apenas Ideias...Se alguém tiver certezas, por favor, elucide-nos.

HOHOHO

Feliz Natal

Publicado:

Boas Puer

As plantas respiram como os peixes, bactérias e tudo o resto no aquário à noite. Durante o dia a luz entra-lhes pelas vistas e vai daí usam CO2 e outros componentes para efectuar fotosintese e devolver O2 à água.

Quando dizes: "ao introduzir oxigénio está-se a relativizar a eficácia do dióxido de carbono, não é?"... tanto quanto sei não é bem isto. Não estamos a introduzir O2, estamos a introduzir ar e tanto quanto sei, além do O2 que se dissolve na água, é a turbulência à superficie que promove trocas gasosas e a relativa eficácia do CO2 que falas. Ou seja, ele não é menos eficaz, não é é tanto na água dado que essa turbulência à superficie liberta o CO2 para o ar.

A verdade verdadinha é que cada caso é um caso... espero que o CO2 que estou a injectar agora que ainda é novinho esteja a fazer bem a toda a gente. :)

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.