Recommended Posts

Publicado

Boas, adquiri recentemente um aquario de 120 cm de agua quente, já o instalei e tem cerca de 105 litros , filtração incorporada e o termostato, ajustei a temperatura para 26 graus e tudo mais, verifiquei o pH tal como me foi aconselhado e estava a 7,4..

Tenho algumas duvidas e qualquer opiniao será bem vinda:

Quando tempo demora o ciclo a completar-se e para o aquario estar pronto a receber peixes?

Em termos de peixes...

Gostava de saber, sendo a minha prioridades os neons tetra, quais sao os peixes qe eu posso colocar e que se deem bem?

aqui estao os meus gostos:

Discos

Escalares

Neons

Goupies

e nao conheço mais raças assim coloridas...mas cores sao a minha prioridade, um aquario colorido e limpo :)

Tudo o que sei foi-me dito em lojas e algumas pesquisas em foruns...

Desde ja obrigado

Cumps

Publicado: (editado)

O ciclo costuma demorar cerca de 15 ou 20 dias. Para saberes com precisão quando está completo, tens de ter teste para a amónia, nitritos e nitratos.

Esse pH está um pouco alto para os neons, eles preferem < 7.

De todos os peixes que disses-te, apenas os guppys me parecem incompatíveis, uma vez que preferem pH >7. Mas se conseguires um pH neutro, todos ficam bem =D

EDIT:

dá uma olhadela por este link:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Editado por 29André
logofino320x76.jpg

Publicado:

Obrigado pela informação...

Foi-me dito que os discos eram incompativeis com os neons e em termos de pH a minha prioridade é mante-lo neutro, ou seja, a 7.

Quais os testes de amonia, nitritos e nitratos de que falas, e quais os que me aconselhas?

Ja agora, nao sabes raças de peixes que eu possa estar interessado?

obrigado

Cumps

Publicado:

Bem, os neons são peixes de cardume, e como tal, devem ser mantidos em grandes grupos. Num aqua fica muito bonito um grupo de neons com uns quantos discos.

Para além dos peixes coloridos, não te deves esquecer da "equipa de limpeza", como corys ou ottos.

No link que te dei, estava esta informação, lê que te vai esclarecer:

Quimica da água - Ciclo do azoto

Este é um factor muito importante que a maioria dos novatos descura. O ciclo do azoto é o responsável pela manutenção de todas as condições de vida no aquário.

No fundo o que o ciclo faz é converter a amónia resultante da urina dos peixes e dos processo de decomposição em nitritos e posteriormente em nitratos.

Esta conversão fica a cargo de bactérias que no inicio de vida de um aquário não existem ainda em quantidade suficiente e que precisam de tempo para se estabelecerem.

O ciclo inicia-se normalmente colocando UM peixe no aquário e monitorizando os niveis de amónia, nitritos e nitratos.

O ciclo termina quando após ter existido um pico de amónia, seguido por um de nitritos , a amónia e os nitricos atingem valor 0 e os nitratos apanham um pico.

Quimica da água - Testes.

Falou-se anteriomente de amónia, nitritos,nitratos. Estes valores são medidos com recurso a testes quimicos. Existe uma grande quantidade de testes no mercado, alguns fundamentais, outros nem por isso.

Assim temos como fundamentais/aconselhados:

PH - Este teste mede o nivel de acidez/alcalinidade. O ph determina o tipo de peixes e também o grau de toxicidade da amónia, é por isso um teste fundamental.

NH3/NH4 - Este teste mede a amónia no aquário. É fundamental.

NO2 - Teste de nitritos. Não é fundamental porque com o de amónia e o de nitratos podemos controlar bem o fim do ciclo do azoto.

NO3 - Teste de nitratos. Fundamental. O nivel de nitratos diz-nos quando devemos fazer TPA's e ajuda a perceber fenomenos como booms de algas ,etc.

Depois temos outros testes que se utilizam em estágios mais avançados no hobby:

KH - Mede a dureza carbonatada. Este teste permite saber se a nossa água tem uma dureza carbonatada elevada. Águas com muita dureza carbonatada têm PH elevado e torna-se dificil de o fazer baixar.

GH - Mede a dureza da água. Este teste permite saber se a nossa água é muito ou pouco mineralizada. Alguns peixes preferem águas muito mineralizadas, outros preferem água muito pouco mineralizadas.

logofino320x76.jpg

Publicado:

Bem vindo a este fórum.

Como és novo aqui nestas coisas e precisas de (muita) informação, na minha assinatura tens um link para um manual, que te vai ser bastante útil...Para o teu sucesso, recomendo que o leias e faças muitas pesquisas.

Dito isto, discus para primeiro peixe, não te aconselho. São dos peixes mais difíceis de manter. Daí o seu elevado preço (em alguns casos, chegam a custar centenas de euros). Primeiro ganha experiência com peixes mais fáceis. Por exemplo, os tais guppies. Dentro da mesma espécie, tens ainda as mollys, os espadas e os platis. São todos muito coloridos, alguns têm formas e barbatanas belíssimas (procura as mollys velíferas e verás a sua beleza).

Para pH neutro (que ainda não o tens - para baixares o pH, podes meter um tronco, utilizar CO2 ou colocar turfa no filtro), podes meter os tetras e esses que indiquei...Outros peixes coloridos (e fáceis), são as colisas...

Relativamente ao ciclo de azoto, mais importante que o tempo, é a maneira como o fazes...A forma mais natural e menos dispendiosa, é ires colocando um pouquinho de comida todos os dias, durante 3 semanas. E depois introduzires o primeiro peixe...Começa com peixes resistentes.

Antes de comprares seres vivos, pesquisa por eles, para saberes se tens condições para os manter...

105 litros num aquário de 120 cm parece-me pouco. Tens a certeza disso? Eu montei um aquário com 126 litros e só tem 80 cm...Quais são as dimensões (comprimento, largura e altura)?

Publicado:
Bem vindo a este fórum.

Como és novo aqui nestas coisas e precisas de (muita) informação, na minha assinatura tens um link para um manual, que te vai ser bastante útil...Para o teu sucesso, recomendo que o leias e faças muitas pesquisas.

Dito isto, discus para primeiro peixe, não te aconselho. São dos peixes mais difíceis de manter. Daí o seu elevado preço (em alguns casos, chegam a custar centenas de euros). Primeiro ganha experiência com peixes mais fáceis. Por exemplo, os tais guppies. Dentro da mesma espécie, tens ainda as mollys, os espadas e os platis. São todos muito coloridos, alguns têm formas e barbatanas belíssimas (procura as mollys velíferas e verás a sua beleza).

Para pH neutro (que ainda não o tens - para baixares o pH, podes meter um tronco, utilizar CO2 ou colocar turfa no filtro), podes meter os tetras e esses que indiquei...Outros peixes coloridos (e fáceis), são as colisas...

Relativamente ao ciclo de azoto, mais importante que o tempo, é a maneira como o fazes...A forma mais natural e menos dispendiosa, é ires colocando um pouquinho de comida todos os dias, durante 3 semanas. E depois introduzires o primeiro peixe...Começa com peixes resistentes.

Antes de comprares seres vivos, pesquisa por eles, para saberes se tens condições para os manter...

105 litros num aquário de 120 cm parece-me pouco. Tens a certeza disso? Eu montei um aquário com 126 litros e só tem 80 cm...Quais são as dimensões (comprimento, largura e altura)?

Sim, compreendo o que estas a dizer, vou pesquisar sobre esses peixes...mas mais tarde vou querer discos.

Bem as minhas medidas sao: 1m de comprimento, 30 largura e 40 altura...

Peço desculpa pelo erro...

Já agora, tenho uma duvida, o meu aquario está um pouco baço, nao está cristalino e brilhante como tenho visto noutros casos (lojas etc), eu usei para fundo uma areia branca muito fina...sabes-me dizer qual o problema e a solução do mesmo?

Obrigado cumps

Publicado:
Obrigado 29Andre, recomendas-me alguma marca para esses testes?

bem, como já disseram, tens as marcas "do costume", as mais usuais e de maior fiabilidade, mas existe uma grande variedade de marcas no mercado, e não diferem assim tanto umas das outras.

logofino320x76.jpg

Publicado:
A água baça é normal dos primeiros tempos...Deixa mais alguns dias e depois logo vês como fica...Caso permaneça durante algumas semanas, é que pode ser preocupante...

Os testes da Aquilo são bons, baratos e completos...

Obrigado, tenho verificado que está a ficar mais limpida..

Que peixes me aconselharias para acompanhar os neons?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!