Ajuda a eliminar algas

QUIEL

Recommended Posts

Ora viva.

Eu montei o meu aquario ha cerca de 4 semanas.

E desde ha semana e meia que começaram a aparecerer algas, que se tenham desenvolvido muito.

gallery_43623_2071_583514.jpg

Qual a melhor maneira de as eliminar? Uns Otos tratam delas?

Costumo fazer fertilização liquida e tenho a luz ligada durante 12 horas.

O que aconselham a fazer para as eliminar?

Um abraço

Partilhar nas redes sociais

Boas Quiel,

No inicio não deves fertilizar muito pois quem vai absorver todos esses nutrientes são as algas.

Por experiencia com algas o que resulta é muitas TPA's !!!!

Podes tentar tirar essas algal com cuidado à mão pois existem peixes que comem algas mas não fazem milagres.

Deves tb ver os parâmetros do aqua pois deves estar com algum desequilíbrio para tanta alga.

Aqyu ni site tens muita informação sobre esta praga, visita a area de plantas.

espero ter ajudado

Cumps

Pjdm1

Editado por pjdm1

Isso não deve ser excesso de nutrientes na minha opinião mas a falta deles, os tpas sãomobrigatorios na mesma mas da tempo ao tempo e não mte esqueças de fertelizar o aquario.

Eu costumo fertilizar 1 vex por semana com fertilizante liquido (por causa dos fetos de java).

Alem disso tambem tenho ja substrato fertil, logo não acredito que seja falta de nutrientes (acho eu).

Eu costumo deixar a luz mais horas ligada, para compensar a falta de luz adequada no aquario (18 Watts para 90 Litros +/-)..

Parecem-me Diatoms (algas castanhas). São algas de ínicio de montagem. penso que não são algo preocupante e deves usar fauna para controlar. E, mexer menos no aquario...

Os otos comem isso, mas os otos não são comedores de algas eficientes em pequeno numero, tens que ter um numero razoavel. um comedor de algas mais eficiente disso é o Ancistrus. também podes comprar moluscos que não terão impacto no aquario.

No entanto, não penses que a fauna vai fazer milagres. Na minha opinião, essas algas são apenas algo desagradavel e deverá desaparecer com o tempo. Eu reduzia a iluminação também para 8 a 10H pois essas não serão problema, problema é quando aparecem algas verdadeiramente complicadas.

Apesar de os animais não serem a solução completa para o problema, deves ter logo desde o inicio da montagem comedores de algas. Mete-los a meio, já não vão resolver nada. Mas podem ajudar a controlar os numeros. Mas coloca apenas se gostas.

existe uma variedade enorme de animais que comem esse tipo de algas, pelo que é uma questão de gosto e do tamanho do aquario . Uma opção apta a plantados, oos rabo-de-chicote, falo neles: http://aquagua.blogspot.com/2010/05/rabo-de-chicote.html e muitos outros. nesta secção do forum fala sobre peixes que comem disso: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=197

Em relação aos otos, o Amano tem a seguinte formula: 20 otos por cada 100 litros para ser eficiente.

ora isto é muito oto, e os otos são relativamente sensiveis, especialmente em aquarios novos.

Editado por Quo

Em relação aos otos, o Amano tem a seguinte formula: 20 otos por cada 100 litros para ser eficiente.

ora isto é muito oto, e os otos são relativamente sensiveis, especialmente em aquarios novos.

Bolas! Isso é muita oto!!! Isso é ter um aquário só para otos...

Um CAE faz bem o serviço...lol.

não é. mal repararias que tinhas 20 otos no aquario. estamos a falar de 100 litros e peixes pequenos que descansam em cima das folhas.

um ancistrus juvenil seria muito mais eficiente que um CAE, além de que o CAE pode não ser apto a alguns plantados, é o problema dos ancistrus adultos. O oto é apto, dai ser amplamente usado.

contudo, é como disse, o peixe é à escolha do fregues e o que o aquario consegue suportar. Contudo é algo que não é preocupante, pois com o tempo e maturação isso desaparece.

se não fossem as algas, a aquariofilia hoje estaria muito pouco desenvolvida, a fauna comedora de algas é muito à frente.

Editado por Quo

Concordo com o Quo, penso que o ancistus será a melhor opção.

Se usares o CAE ele provavelmente nao só irá tratar das algas como também das folhas das plantas!

Tenta fazer TPAs de 2em2 ou 3em3 dias e reduz a iluminação por enquanto.

cumps

eu também voto em diatomácias. e comprova-se que são porque ter apenas 18W de luz para 90L, e uma montagem recente, elas vão aparecer. se fosse a ti aumentava essa luz. e quanto ao fotoperiodo não é por ter 12h de 18W que fica melhor que 10h de 18W.

essas algas têm que ser removidas com uma mangueirinha antes que se instalem, por muitos peixes algueiros que existam, nenhum deles toca em colónias de algas bem estabelecidas

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

um erro comum quando aparecem algas é parar as fertilizações, isso vai fazer as plantas sofrer e quando as plantas sofrem as algas agradecem. tens que olhar as plantas e tentar perceber se elas estão a crescer bem, se sim, óptimo, as algas têm os dias contados, senão, mau, tens que perceber o que lhes tá a faltar. eu pessoalmente aumentava a luz do aquário, aspirava essas algas, se pudesse tirava mesmo as plantas e lavava-as, metia o CO2 a bombar e via que nutrientes faltavam

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!