Neuras Publicado Junho 4, 2010 Publicado Junho 4, 2010 Boas pessoal! Pretendo colocar um cardume de tetras no meu aquário de biótopo amazónico mas sinceramente não sei que espécie escolher. Vinha pedir-vos ideias... Setup do aquário: 100X40X50cm ph=6,4 kh=3 gh=2 Fauna: 6 corydoras schwartzi 2 altum peruensis 3 otocinclus Os tetra cardinais creio que não são aconselhados a misturar com escalares devido ao seu reduzido tamanho. Já pensei nos peixe-bêbado... ou nos néon negros, pristelas... mas estou indeciso. Não sei qual dos tetras ficará melhor com a fauna que tenho. Agradecia sugestões! Abraço João
maxxedison Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 Boas Neuras, Só uma pergunta, os Altuns, já são adultos? Quando falas no tamanho dos cardinais, depende se os compras pequenos ou grandes, os tetra negros também são pequenos (do tamanho dos cardinais). Já pensaste em tetra limão? Além de fazerem um belo cardume, são um pouco maiores e tem um temperamento mais "rude" para com os peixes maiores, quando falo em rude quero dizer que são peixes com menos medo e enfrentam por vezes outros peixes de tamanho maior que os tentam "bicar" ou "mordiscar". Se os altuns, forem ainda pequenos, "geralmente" habituam-se aos habitantes do aquário, (segundo o que li aqui pelo forum), e quando chegarem a adultos, tanto os tetra negros como os cardinais já estarão no pico do seu tamanho e os altuns já estarão "habituados" a eles. Os bebados tambem são uma boa aposta! Agora é só uma questão de gosto e o tamanho e "feitio" dos teus altuns! :D Cumprimentos, Ricardo
Neuras Publicado: Junho 8, 2010 Autor Publicado: Junho 8, 2010 Boas Ricardo! Os Altuns para dizer a verdade ainda não os tenho mas queria comprá-los ainda jovens... e como tal não sei que temperamento irão ter... mas penso que forem colocados ainda novos, irão adaptar-se aos tetras será assim? Já pensei no tetra limão sim! Acho os peixes bonitos... mas não tenho experiência com eles... se dizes que fazem um bom cardume vou pensar neles como uma boa hipótese! Assim como os bebados... O que acontece é que a água do aquário tem aquela cor tipo chá, e a luz é quebrada com as plantas flutuantes fazendo com que o ambiente se torne um pouco escuro, daí pretendia um cardume de peixes que saltassem à vista em termos de cores! Será que os tetra limão irão sobressair neste tipo de aquário? Talvez os peixes bebado com a ponta da cabeça vermelha tenham mais sucesso não? Obrigado pela opinião! Cumps. João
maxxedison Publicado: Junho 8, 2010 Publicado: Junho 8, 2010 Boas João, Os tetra limão, só sobressaiem com mais luz, pois a unica cor que dispoem e se destaca esta na barbatana inferior (de cor amarela), é um peixe que comparado por exemplo a um cardinal ou neon, nada tem a ver em questões de cor, é tal como o tetra negro, é um peixe com pouca cor, mas que realca a sua faixa negra no seu dorso prateado com luz mais intensa. Eu tenho dois cardumes destas duas espécies (tetra negro e limão) e só notas a sua beleza estando perto do aquário, como tenho boa iluminaçã, mais distante reflecte muito bem o prateado do tetra negro e o amarelo do tetra limão sobressai apesar da pouca quantidade de cor no peixe. Gostei especialmente dos tetra limão porque achei-os mais "espertos", são mais "vivos" e brincalhões e adoro-os ver na hora de comer, parecem piranhas a atacar a comida! em relação ás cores, os bebados seriam uma hipotese e os cardinais também, pois tambem tenho cardinais já há uns anos do tamanho adulto e tem á vontade entre os 4 e 5 cm, ficam peixes com algum "porte"! E aquele azul...destaca-se em qualquer lado! Os altuns como os vais comprar juvenis, acredito que se adaptem bem a qualquer cardume de tetra que insiras no aquário. Eu optei pelos cardumes de negros e limão (apesar de ter cardinais mas são poucos e já estão comigo há uns anos, não quis me desfazer deles), porque queria movimento no aquário, mas que as unicas cores que realmente destacassem de mais longe fossem as dos meus Discos, fiquei com um optimo contraste de cores, com muito movimento sem te perderes pelas cores dos cardumes e te focares nos discos. Cumprimentos, Ricardo
Recommended Posts