Dúvidas na montagem de um Eheim 2215


Recommended Posts

Olá,

 

já avancei para a compra de um 2215 para substituir o meu Hydor Prime 20.

 

Tenho uma primeira dúvida na montagem.

Na peça (em forma de U) que recolhe a água do aqua em direcção ao filtro, a mangueira entra sob pressão no tubo? Não deveria haver uma forma de aperto qualquer como há nas torneiras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, bengala é um bom nome para aquilo LOL

Obrigado!

 

Quanto ao regresso da aqua ao aquário, será isto? Sai do filtro, sobe pela mangueira, usa-se um cotovelo oco verde para dobrar a mangueira, usa-se pequeno cotovelo para apontar em direcção à flauta, novo pedaço de mangueira, flauta.

 

Será isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado, Hugo!!!!

Parece-me fazer sentido mas...

 

estou um pouco apreensivo porque está a chegar a altura de o ligar pela 1a vez.

Quando meti as materias filtrantes fechei a torneira que liga ao fundo para poder meter água do aquario lá dentro.

Enchi até cima e coloquei a cabeça do filtro. Saiu água pela torneira que liga a mangueira de retorno ao aqua.

Tudo certo? Algum truque? ob!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O truque agora é liga-lo :lol: caso contrário ele não funciona banana rock

 

Liga e logo verificas se ele circula a água. Se a mangueira que puxa água do aquário para o filtro não tiver cheia de água não deve funcionar mas testa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, funcionou à primeira.

Obrigado pelo acompanhamento no processo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, gostava de dizer que estou impressionadíssimo com o silêncio que é esta máquina a trabalhar! Não se ouve MESMO!

Comparado com o Hydor que tinha antes, é da noite para o dia.

 

Agora duas questões adicionais. Pode ser que alguém me saiba explicar.

 

1. Tenho o cesto de filtragem com as seguintes materias por esta ordem:

pequenos tubos de cerâmica-esponjas azuis (em disco, umas três...)-bolas micro-perfuradas-lã branca (1 disco)-carvão (1 disco)

Coloquei desta forma pois julgo que deve ser primeiro a filtragem mecânica e depois a biológica, certo?

só que estou na dúvida se os pequenos tubos de cerâmica são filtragem mecânica ou biológica.

Eis uma foto semelhante aos pequenos tubos de cerâmica que tenho:

Super20Ceramic20Ring.jpg?t=1275772667

Se este material for de filtragem biológica, devo metê-lo depois das esponjas e não como primeiro elemento no cesto, não é???

 

2. Devo deixar estar o disco de carvão? Nas instruções dizia para deixar estar 2 semanas mas o meu aquário está maturado, ou seja, não acabou de ser montado. Devo deixá-lo dentro do filtro?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Essas cerâmicas são mais mecânica que biológica, pois não são muito porosas, mas eu de qualquer das formas colocava depois das esponjas azuis.

 

O carvão eu não utilizava para já e guardava para quando e se for necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Falas da bengala certo? Sim entra sobre pressão.

Certo e errado :flick_tongue: ... se é a bengala de entrada, há realmente pressão, mas pelo exterior da mesma! Se o receio está em que a mangueira "salte" da bengala, podes estar descansado, não salta. Como e pressão é exercida pelo exterior, no interior há depressão. Resultado: a mangueira é sugada contra o tubo, logo garantido que o conjunto mangueira/bengala não se separem.

 

 

 

 

Bem, gostava de dizer que estou impressionadíssimo com o silêncio que é esta máquina a trabalhar! Não se ouve MESMO!

Comparado com o Hydor que tinha antes, é da noite para o dia.

É Eheim, está tudo dito.

 

 

 

 

O carvão eu não utilizava para já e guardava para quando e se for necessário.

Esse disco de carvão activado deve ser apenas utilizado para retirar restos de medicamentos, depois de fazer algum tratamento ao aquário. De outro modo é guardar na gaveta.

 

 

 

 

Para o bom funcionamento desse filtro, e de qualquer outro em geral, além das limpezas periódicas, há uma tarefa que muitas pessoas se esquecem de fazer: limpar interiormente as mangueiras e torneiras! Se estiverem sujas, e por vezes até parece que estão limpinhas, podem reduzir a eficiência do filtro em 50%, ou ainda mais. Há acessórios próprios para essa tarefa, e é bem rápida de fazer.

 

 

Agora que tens um Eheim, não vais querer outra coisa :thumbup3: .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo e errado :D ... se é a bengala de entrada, há realmente pressão, mas pelo exterior da mesma! Se o receio está em que a mangueira "salte" da bengala, podes estar descansado, não salta. Como e pressão é exercida pelo exterior, no interior há depressão. Resultado: a mangueira é sugada contra o tubo, logo garantido que o conjunto mangueira/bengala não se separem.

David, referia-me à bengala que liga à mangueira que leva a água ao filtro. No caso trata-se de um percurso descendente da água. Como a mangueira fica por fora do plástico da bengala, confesso que fiquei um nadinha desconfortável com a forma como aquilo ficam.

Mas, por outro lado, eles (Eheim) já fazem isto há tanto tempo que de certeza que sabem o que fazem, né? :)

 

Quanto ao disco de carvão, vou fazer o que ambos me indicaram. Retirá-lo hoje!

Obrigado!

 

Quanto à limpeza das mangueiras, é algo que faço sempre que limpo o filtro.

Fazia-o com recurso a cordel e algodão atado numa ponta e resultava muito bem. Agora comprei um fio de plástico com um pequeno escovilhão na ponta que é mais fácil de usar mas parece-me que funciona menos bem que o algodão, pois eu tinha o cuidado de meter bastante algodão de forma a ter muita resistência à passagem dentro da mangueira e assim trazer a sujidade toda.

 

O que devia fazer era limpar o filtro mais vezes.

Com esta revitalização que estou a fazer ao meu 180L, quero ver se melhoro nesse aspecto também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol David para o caso é igual, era para saber se era assim que era montado, bigsmile

 

plisboa, na ponta no escovilhão colocas lá o algodão.... fica igual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem visto. Vou experimentar mas tenho de agarrar bem o algodão para não correr o risco de ficar lá preso dentro :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.