Paulo Lisboa Publicado Junho 4, 2010 Publicado Junho 4, 2010 Olá, já avancei para a compra de um 2215 para substituir o meu Hydor Prime 20. Tenho uma primeira dúvida na montagem. Na peça (em forma de U) que recolhe a água do aqua em direcção ao filtro, a mangueira entra sob pressão no tubo? Não deveria haver uma forma de aperto qualquer como há nas torneiras? Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Junho 4, 2010 Publicado: Junho 4, 2010 Falas da bengala certo? Sim entra sobre pressão. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Junho 4, 2010 Autor Publicado: Junho 4, 2010 Sim, bengala é um bom nome para aquilo LOL Obrigado! Quanto ao regresso da aqua ao aquário, será isto? Sai do filtro, sobe pela mangueira, usa-se um cotovelo oco verde para dobrar a mangueira, usa-se pequeno cotovelo para apontar em direcção à flauta, novo pedaço de mangueira, flauta. Será isto? Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Junho 4, 2010 Publicado: Junho 4, 2010 Sim se não me escapa nada, será isso mesmo. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Junho 4, 2010 Autor Publicado: Junho 4, 2010 Muito obrigado, Hugo!!!! Parece-me fazer sentido mas... estou um pouco apreensivo porque está a chegar a altura de o ligar pela 1a vez. Quando meti as materias filtrantes fechei a torneira que liga ao fundo para poder meter água do aquario lá dentro. Enchi até cima e coloquei a cabeça do filtro. Saiu água pela torneira que liga a mangueira de retorno ao aqua. Tudo certo? Algum truque? ob! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Junho 4, 2010 Publicado: Junho 4, 2010 O truque agora é liga-lo caso contrário ele não funciona banana rock Liga e logo verificas se ele circula a água. Se a mangueira que puxa água do aquário para o filtro não tiver cheia de água não deve funcionar mas testa. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Junho 4, 2010 Autor Publicado: Junho 4, 2010 Hugo, funcionou à primeira. Obrigado pelo acompanhamento no processo!!! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Junho 4, 2010 Publicado: Junho 4, 2010 Cliente satisfeito, é o que é preciso, Agora pode pagar à saída Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Junho 4, 2010 Autor Publicado: Junho 4, 2010 Bem mereces Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Junho 5, 2010 Publicado: Junho 5, 2010 Vamos terminar isto O pagamento é esta presença, esta comunidade e estas ajudas entre todos. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Junho 5, 2010 Autor Publicado: Junho 5, 2010 Bem, gostava de dizer que estou impressionadíssimo com o silêncio que é esta máquina a trabalhar! Não se ouve MESMO! Comparado com o Hydor que tinha antes, é da noite para o dia. Agora duas questões adicionais. Pode ser que alguém me saiba explicar. 1. Tenho o cesto de filtragem com as seguintes materias por esta ordem: pequenos tubos de cerâmica-esponjas azuis (em disco, umas três...)-bolas micro-perfuradas-lã branca (1 disco)-carvão (1 disco) Coloquei desta forma pois julgo que deve ser primeiro a filtragem mecânica e depois a biológica, certo? só que estou na dúvida se os pequenos tubos de cerâmica são filtragem mecânica ou biológica. Eis uma foto semelhante aos pequenos tubos de cerâmica que tenho: Se este material for de filtragem biológica, devo metê-lo depois das esponjas e não como primeiro elemento no cesto, não é??? 2. Devo deixar estar o disco de carvão? Nas instruções dizia para deixar estar 2 semanas mas o meu aquário está maturado, ou seja, não acabou de ser montado. Devo deixá-lo dentro do filtro? Obrigado! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Junho 6, 2010 Publicado: Junho 6, 2010 Olá novamente, Essas cerâmicas são mais mecânica que biológica, pois não são muito porosas, mas eu de qualquer das formas colocava depois das esponjas azuis. O carvão eu não utilizava para já e guardava para quando e se for necessário. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
David Cabete Publicado: Junho 6, 2010 Publicado: Junho 6, 2010 Boas Falas da bengala certo? Sim entra sobre pressão. Certo e errado ... se é a bengala de entrada, há realmente pressão, mas pelo exterior da mesma! Se o receio está em que a mangueira "salte" da bengala, podes estar descansado, não salta. Como e pressão é exercida pelo exterior, no interior há depressão. Resultado: a mangueira é sugada contra o tubo, logo garantido que o conjunto mangueira/bengala não se separem. Bem, gostava de dizer que estou impressionadíssimo com o silêncio que é esta máquina a trabalhar! Não se ouve MESMO!Comparado com o Hydor que tinha antes, é da noite para o dia. É Eheim, está tudo dito. O carvão eu não utilizava para já e guardava para quando e se for necessário. Esse disco de carvão activado deve ser apenas utilizado para retirar restos de medicamentos, depois de fazer algum tratamento ao aquário. De outro modo é guardar na gaveta. Para o bom funcionamento desse filtro, e de qualquer outro em geral, além das limpezas periódicas, há uma tarefa que muitas pessoas se esquecem de fazer: limpar interiormente as mangueiras e torneiras! Se estiverem sujas, e por vezes até parece que estão limpinhas, podem reduzir a eficiência do filtro em 50%, ou ainda mais. Há acessórios próprios para essa tarefa, e é bem rápida de fazer. Agora que tens um Eheim, não vais querer outra coisa . Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Paulo Lisboa Publicado: Junho 6, 2010 Autor Publicado: Junho 6, 2010 Certo e errado :D ... se é a bengala de entrada, há realmente pressão, mas pelo exterior da mesma! Se o receio está em que a mangueira "salte" da bengala, podes estar descansado, não salta. Como e pressão é exercida pelo exterior, no interior há depressão. Resultado: a mangueira é sugada contra o tubo, logo garantido que o conjunto mangueira/bengala não se separem. David, referia-me à bengala que liga à mangueira que leva a água ao filtro. No caso trata-se de um percurso descendente da água. Como a mangueira fica por fora do plástico da bengala, confesso que fiquei um nadinha desconfortável com a forma como aquilo ficam. Mas, por outro lado, eles (Eheim) já fazem isto há tanto tempo que de certeza que sabem o que fazem, né? Quanto ao disco de carvão, vou fazer o que ambos me indicaram. Retirá-lo hoje! Obrigado! Quanto à limpeza das mangueiras, é algo que faço sempre que limpo o filtro. Fazia-o com recurso a cordel e algodão atado numa ponta e resultava muito bem. Agora comprei um fio de plástico com um pequeno escovilhão na ponta que é mais fácil de usar mas parece-me que funciona menos bem que o algodão, pois eu tinha o cuidado de meter bastante algodão de forma a ter muita resistência à passagem dentro da mangueira e assim trazer a sujidade toda. O que devia fazer era limpar o filtro mais vezes. Com esta revitalização que estou a fazer ao meu 180L, quero ver se melhoro nesse aspecto também. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Hugo R. Silva Publicado: Junho 6, 2010 Publicado: Junho 6, 2010 lol David para o caso é igual, era para saber se era assim que era montado, plisboa, na ponta no escovilhão colocas lá o algodão.... fica igual. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo Lisboa Publicado: Junho 6, 2010 Autor Publicado: Junho 6, 2010 Bem visto. Vou experimentar mas tenho de agarrar bem o algodão para não correr o risco de ficar lá preso dentro Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts