Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aquário que adquiri recentemente de 260l com 120cm de frente, pedras do rio tipo basalto e xisto, areião de coral e pouco mais..

Á dias introduzi um tronco, que agora começou a ter aquele tipo de muco... ;) ..mas como ainda sei muito pouco de CA's, venho solicitar ajuda o que devo fazer..!?

Existe algum limpa vidro Africano ou algo compatível?? (eu tenho oto's num comunitário, mas acho q está fora de questão mete-los nesta agua e com a esta companhia.. :alberteinstein: )

ou que posso fazer, será que limpar o tronco e voltar a meter resolveria algo??

Publicado: (editado)

Viva Rui.

Existem vários tópicos com essa questão levantada. A ferramenta search serve mesmo para encontrar resposta e este tipo de duvidas.

Respondendo à tua questão. Esse muco branco é inofensivo, e não tardará a desaparecer com o amadurecimento do áquario. existem algumas espécies que se alimentam dele como os camarões e alguns comedores de algas..

Desconheço o mundo dos Africanos, não te sei responder à segunda, mas pesquisa por comedores de algas que tolerem PH 8+.

Boa sorte

Cumprts

José.Dias

Editado por Hugo R. Silva
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". Ass. HRS
Publicado: (editado)

Ok, eu já tinha explorado.. Mas a minha questão é principalmente qual ou quais os peixes de limpeza ou invertebrados que sejam compatíveis com CA.. (alguma alma caridosa que me elucide,pff)

Ou se calhar vou deixar estar, pois o Africanos de vez em quando lá vão petiscando.. e tb dizem por aí que com tempo desaparece.

Uma coisa que só agora reparei, não sei é se faz diferença.. mas não deixei o tronco secar ao sol, foi agua com sal depois varias semanas para deixar de tingir e sem deixar secar meti no aquário.. sei q não fiz mal, mas será um passo que devia ter feito, "deixar secar"... :) ???

EDIT: erros ortográficos

Editado por Rui Galrão
  • 3 semanas depois...
Publicado:
Tive isso e com peixes limpa fundos e uns limpa algas em 4 dias desapareceu tudo

obrigado por responderes..

Que espécie de limpadores tinhas?? serão compatíveis com Ciclideos Africanos!?

Eu ainda tenho muco nos troncos, não desapareceu como dissem.. :P tenho e limpado o tronco cada TPA semanalmente.

Publicado:

Tambem já me aconteceu aparecer esse muco branco num tronco novo que meti no aquário. Isso ao principio tem um mau aspecto e parece que cresce cadavez mais, mas o que aconteceu foi que passadas 3 ou 4 semanas o muco desapareceu completamente e nem tive necessidade de comprar peixes ou invertebrados só para o comerem.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Isso desaparece com o tempo mas podes tentar introduzir uns ancistrus. Tenho dois no meu malawi e não param de limpar as rochas e os vidros.

Publicado:
Isso desaparece com o tempo mas podes tentar introduzir uns ancistrus. Tenho dois no meu malawi e não param de limpar as rochas e os vidros.

também já me ocorreu adquirir algo dessa espécie, mas eu não queria uma coisa tão grande.. haverá outra alternativa???