escolha da melhor filtragem

Recommended Posts

Boas pessoal,

Ontem pedi umas explicações aqui no forum acerca de filtraçãoe dos diferentes tipos que existem, no entanto gostava que algum me ajudasse a escolher qual a melhor forma de dividir os filtros entre filtração mecanica, biologica e quimica.

Eu tenho um comunitario plantado de 350 Lt tenho 2 filtros Eheim(ainda com as esponjas de origem) de 700l/h cada, qual será a melhor escolha para dividi-los entre as diferentes materias filtrantes.

desde ja obrigado pela compreensão, pois ainda estou um pouco verde no munda da aquariofilia,

cumprimentos

Jesus Alexandre

Partilhar nas redes sociais

não sendo um grande 'expert', posso dizer-te (e apenas por raciocínio meu), que deverias fazer uma articulação entre mecânica e biológica com especial incidência na biológica como é óbvio.

A parte quimica usas mais em situação de pos-tratamentos ou assim para remover medicamentos ainda em suspensão no aquário, eu pessoalmente não uso química pois retira alguns nutrientes que ajudam a manter o equilíbrio no aquario, segundo li.

Olá poseidon67

Atenção que um filtro só com filtração biológica não é recomendado, pois os elementos cerâmicos (ou outros) onde ocorre a filtração biológica, se não estiverem protegidos com filtração mecânica rápidamente ficarão obstruídos com lixo que prejudica o seu funcionamento. Pode ser reforçada a componente biológica em cada filtro colocamdo a maior quantidade de elementos cerâmicos possível, mas a filtração mecânica tem sempre de existir para as proteger.

Cumprimentos

Eu dividiria da seguinte forma.

Esponja grossa em ambos no inicio do percurso da agua pelo filtro. Aseguir lã com fartura e ceramicas, tipo meio por meio de lã e ceramicas.

Imagina que um dos filtros deixa de funcionar, mais vale ter dividido as ceramicas por igual, assim caso um se estrague o outro é capaz de manter o equilibrio do aquario, agora se metes um com muita ceramica e esse se estraga podes ter problemas se não deres a tempo pela avaria....

Abraço

Eu tenho um comunitario plantado de 350 Lt tenho 2 filtros Eheim(ainda com as esponjas de origem) de 700l/h cada, qual será a melhor escolha para dividi-los entre as diferentes materias filtrantes.

Viva.

Os Filtro têm um funcionamento hierárquico que não pode ser descorado. Não podes dividir\fragmentar as matérias pelos dois filtros. Sendo que todas as camadas são essenciais para que aquele funcione. Não exitindo uma camada dispensável, terás de equipar ambos com Filtragem mecânica e Biológia.

Partilho ctg o setup do meu à uma semana atrás;

filtrou.jpg

Sendo que ontem entrou outro 0.5kg de Substract e mais uma esponja azul, a separar a filtragem biológica em 2 partes.

Este é o Setup que a EHEIM propõe:

FM_2213.JPG

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar

realmente nao me lembrei que as ceramicas podem ficar sujas demasiado rapidamente... :S

eu sempre utilizei como a eheim propoem :D

acho que é mais eficaz sendo as primeiras ceramicas para espalhar a agua na esponja azul :)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!