ZABOU Publicado Junho 3, 2010 Publicado Junho 3, 2010 (editado) Tenho num aqua de 17L uma ninhada de alevinos com 3 semanas, desde bem cedo que os tenho alimentado com artémia recém eclodida e até agora estava tudo a correr bem, uns mais pequenos outros maiores, alguns já estão a parecer Escalares e tudo. Na semana passada morreram-me alguns, temi que fosse a artêmia que estivesse estragada por isso deitei-a fora e como já tinha outra garrafa pronta continuei na boa. Ontem passado algum tempo de os ter alimentado, encontrei uns 6 ou 7 mortos e achei estranho pois pareceram-me ser dos maiores. Hoje para meu espanto morreram 20 e mais uma vez muitos dos maiores. Fiz TPA como sempre, limpei o fundo como sempre, alimentei como sempre, não percebo. A única coisa que me veio a ideia é que talvez tenha deitado sal a mais na agua do tuperwer onde guardo a artémia, claro que passo por bastante agua corrente antes de os dar aos peixes, mas devem ingerir a agua onde se encontram, logo têm sal no organismo. Como tal os peixes/alevins maiores devem comer mais, logo podem não aguentar a carga de sal. Será possível???? Estou mesmo a ficar desanimada. Não gosto nada de ver peixes mortos. Editado Junho 3, 2010 por ZABOU
Jorge Oliveira Publicado: Junho 3, 2010 Publicado: Junho 3, 2010 Eu nunca lhes dei dessa água.Passava por um filtro daquelas das máquinas de café que parecem papel para sair a água isso na primeira semana depois dava microvermes de aveia.Mas faz tpa de 20% e mais logo á noite outra a ver se tiras da água esse sal.Depois tenta dar a artémia mas sem a água a ver se melhor. De momento é a unica coisa que me vem á cabeça.Força contigo O meu feedback
ZABOU Publicado: Junho 3, 2010 Autor Publicado: Junho 3, 2010 Olá Jorge, acho que não percebeste bem, ou eu não me expliquei bem. Tiro a artèmia recém eclodida da garrafa, passo por agua e guardo num tamperwer em agua salgada, no frigorífico. Na hora de alimentar os alevins, aspiro um pouco de artemia, deito num "coador" próprio para isso e passo por agua corrente com fartura. O que pergunto é se enquanto estão na agua salgada será que a artemia não bebe/come alguma dessa água???? Será que no seu sistema digestivo não há excesso de sal que depois intoxica os alevins???? Vou fazer TPa de qualquer forma a ver vamos.
Jorge Oliveira Publicado: Junho 3, 2010 Publicado: Junho 3, 2010 Não sei bem.É que eu preparava isso na garrafa cortada e virada ao contrário,puxava com uma seringa (já nem me lembro) e passava no tal filtro das máquinas de café e dava aos escalares.Mas se sentes medo por isso testar dar flocos totalmente esmigalhados a ver se eles comem.Se comerem tens o problema resolvido. O meu feedback
ze carlos Publicado: Junho 3, 2010 Publicado: Junho 3, 2010 boas isso são parasitas das guelrras tens que usar formol 2ml para 100l de agua
ZABOU Publicado: Junho 3, 2010 Autor Publicado: Junho 3, 2010 morreram mais 5!!!!!!!!! Acho que deve ser mesmo parasitas. Não tenho formol, tenho Flagyl em comprimidos, alguém me sabe dizer se faz o mesmo efeito e qual a dose a usar????
Recommended Posts