Recommended Posts

Publicado

Boa Tarde,

Esta é a minha primeira mensagem no fourm, apesar de o seguir à bastante tempo e de me ter dado muito geito no arranque deste novo hobby, mas, infelizmente, estou aqui a pedir a vossa ajuda por motivos menos bons. É o seguinte, quando comecei o aquário, coloquei uma Espada (que mais tarde descobri que vinha "cheia" e teve alguns alevins (que devem andar algures no aquário - vejo-os de vez em quando)) e um Guppy, pois aconselharam-mos para começar, por serem peixes resistentes. De seguida (passadas umas semanas) coloquei uma Corydora e um Limpa-vidros (que já sei que é um Comedor de Algas Chinês Albino - todo amarelinho, portanto). E há cerca de uma/duas semanas coloquei uns Neon (seis). Acontece que há algum tempo que o meu Limpa-vidros tem andado agressivo para a Espada e persegue-a, durante bastante tempo, sendo que a Espada acaba por se esconder (quando consegue) e, inclusivamente, já quase nem come. Já tinha ideia de retirar o CAC (pois são muito territoriais, crescem bastante e estava a destabilizar-me o aquário) e qual é o meu espanto quando chego a casa e vejo que a minha Espada está, literalmente, mordida. Observei duarnte um bocadinho e vi, novamente, um ataque do CAC e mordeu-lhe exactamente no mesmo sítio. Desculpem todo este texto e, como tal, seguem aqui umas fotos para elucidar:

Esta é a minha Espada ferida:

Ferida 1

Ferida 2

E este é o meu Limpa-vidros:

Limpa-vidros 1

Limpa-vidros 2

Desculpem a qualidade das fotos, foi o que se pôde arranjar de momento. O que acham que devo fazer? Já me estou a mentalizar que a Espada vai morrer, mas enfim, ela nem come. Quanto ao Limpa-vidros, quero desfazer-me dele o mais rápido possível (talvez o entregue na Aquaplante, onde o comprei, disseram-me que o aceitavam). Quanto à espada não haverá muito a fazer, certo? (Basicamente é esperar, mas custa-me ver o peixinho em sofrimento :sleepiness2: )

Publicado: (editado)

não deverias manter o limpa-vidros com esses peixes, é provavel que o limpa-vidros esteja a passar fome e como é um peixe esperto e viu presas faceis, deverias oferecer-lhe uma rodela de courgette ou comida para peixes de fundo e evitavas essa situação, mas também com esses peixes... o melhor é mesmo devolveres.

também acho que esse peixe vai morrer, pode durar uns dias,...

Editado por Quo
Publicado:

uma pergunta,

e desculpa se estou a "aproveitar-me" do topico, mas eu vou ter discus, e estava a pensar colocar uns ottos...

há algum mal nisso?

há alguma especie de limpa vidros/fundos que seja compativel com discus tirando as corys?

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Cheguei a ter 2 desses no meu aqua de 60x30x30, com Corydoras e Guppies, e um deles perseguia o outro pelo aqua todo, mas nunca o feriu, e nunca atacou os outros, a minha filha chamava-o o Sr.Torpedo.

Seja como for, no teu caso despachava o limpa-vidros quanto antes. Quanto ao Espada, espera para ver se os mais experientes te ajudam, talvez deitar algo na agua para evitar que infeccione, se ele comesse nem que um pouco tentar dar vitaminas, mas se ele já está fraco sei lá, espera para ver se mais alguém te ajuda.

Boa sorte

Publicado:
não deverias manter o limpa-vidros com esses peixes, é provave que o limpa-vidros esteja a passar fome e como é um peixe esperto e viu presas fceis, deverias oferecer-lhe uma rodela de courgette ou comida para peixes de fundo e evitavas essa situação, mas também com esses peixes... o melhor é mesmo devolveres.

A alimentação que lhes dou é JBL Novo GranoMix e uma parte flutua (come o Guppy, por exemplo) enquanto a outra vai logo ao fundo e é comida pela corydora e pelo limpa-vidros. Já agora, onde é que se arranja courgette (desculpa a ignorância)? É que não faço a mínima ideia de que tipo de outras "comidas" posso dar aos peixes. Por vezes falam em certas coisas que desconheço por completo e quando vou à procura e descubro o que é, deparo-me com outro problema que é, onde encontrar esses alimentos. De qualquer forma, vou ver se devolvo o peixe e ver como é que a Espada se vai aguentando. Obrigado.

Publicado:

courgette?

na zona dos vegetais do continente/modelo/jumbo/lidl e todas as superficies comerciais xD

arranja pastilhas para peixes de fundo :sleepiness2:

fala com o membro Ricardo A.Silva que ele é o meu "fornecedor " de comezainas

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

ter dois limpa-vidros ajuda, pois assim eles deixam de prestar atenção aos outros peixes e perseguem-se uns aos outros. em comportamento são quase um ciclideo. Mas a falta de algas que ele consuma também pode ser um catalisador para esses ataques.

eu ainda mantenho 2 CAE desses dourados sem problemas e com fauna diversa, mostrando-se globalmente compativeis até ao momento, a idade deles também não é muito, têm 8 meses de idade, comprei-os bem pequeninos, quando os meti morriam de medo dos meus peixes, agora claro que nao têm medo de nada.

Quanto a discus e otos pode-se meter, claro. Os limpa-vidros não têm nada a ver com otos.

Publicado:

os brasileiros chamam aos otos de limpa-vidros. será daí a confusão? ou é o aspecto do peixe? São muito diferentes e de origens diferente.

Os limpa-vidros CAE é originário do Mekong, um grande rio do Sudoeste Asiático, partilhado por vários paises e não apenas pela China. São completamente diferentes. o CAE é feiote, cresce bastante (cerca de 15 cm, max. 28), veloz, muito robusto e resistente, é esperto e territorial, gosta de tocas e escavar, como um ciclideo.

O oto é um peixinho pequenino oriundo da América do Sul da familia dos peixes-gato, mais precisamente os loricarideos. o oto, tadinho, é pequenino (cerca de 5 cm, se tanto...), frágil e lento, muito engraçadinho, calminho e passa a vida em cima das folhas das plantas, limpando-as de algas ou descansando.

Publicado:

acho que a confusao vem da loja dos peixes, que eu peço um limpa vidros e dao-me um otto ...

e como eu tinha 2 que andavam tambem colados aos vidros pensei que fosse o mesmo...

pequenino e lento, adoro-o mesmo, é muita calmo eheh por isso e que pensei quando vi a foto..."hmmm de certeza que foi um "limpa-vidros"? xD

duvida tirada eheh

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

se nas lojas ao pedires um limpa-vidros dão-te um oto melhor... os CAE não deveriam ser vendidos a pessoas que nao os conhecem, pois é preciso ler sobre o peixe, e ser comprado por pessoas que querem peixes diferentes. normalmente vejo é a venderem limpa-vidros CAE e não informam os clientes à cerca do peixe.

tentar automatizar o comportamento do CAE, é a meu ver um erro. depende de vários factores. Neste caso especifico, o melhor é devolve-lo à loja.

Editado por Quo
Publicado:
se nas lojas ao pedires um limpa-vidros dão-te um oto melhor... os CAE não deveriam ser vendidos a pessoas que nao os conhecem, pois é preciso ler sobre o peixe, e ser comprado por pessoas que querem peixes diferentes. normalmente vejo é a venderem limpa-vidros CAE e não informam os clientes à cerca do peixe.

tentar automatizar o comportamento do CAE, é a meu ver um erro. depende de vários factores. Neste caso especifico, o melhor é devolve-lo à loja.

Hoje já não consegui mas amanhã de manhã vou lá devolver o peixe. Não quero que me dêem nada por ele, como é óbvio, mas pelo menos volto a ter o meu aqua sossegado... Infelizmente a Espada não resistiu. Já está de lado e não reage a nada. De qualquer forma obrigado pela ajuda...

Publicado:

Estranho um ataque tão feroz por parte do CAE. Mantenho um e como tenho o aquário limpo, vejo que ele persegue as minhas mollys (não sei porquê, mas ele implica com mollys às pintas, as outras e restantes peixe nem chateia), mas nunca tocou em nenhuma...Ele deve estar mesmo a passar muita fome para atacar dessa forma...Um peixe que só come algas a comer carne...É preciso muito mesmo...

O problema é das lojas mesmo, que vendem otos e CAEs como sendo limpa vidros. Eu também comprei nessa condição...Em pequenos, são muito difíceis de distinguir. Não este exemplar dourado, mas os mais comuns, são muito parecidos e facilmente confundíveis para quem não os conhece.

Para ti já não deve ser muito útil, uma vez que vais devolver o peixe à loja, mas se não tiveres um aqua com algas, podes tentar criar as algas. Utilizando uma luz forte amarela apontada a um vidro...Mas mesmo assim, deve ser dada comida de fundo, de forma a se ir alimentando, ou então algum tipo de verdura (alface por exemplo, também resulta).

Publicado:
Estranho um ataque tão feroz por parte do CAE. Mantenho um e como tenho o aquário limpo, vejo que ele persegue as minhas mollys (não sei porquê, mas ele implica com mollys às pintas, as outras e restantes peixe nem chateia), mas nunca tocou em nenhuma...Ele deve estar mesmo a passar muita fome para atacar dessa forma...Um peixe que só come algas a comer carne...É preciso muito mesmo...

O problema é das lojas mesmo, que vendem otos e CAEs como sendo limpa vidros. Eu também comprei nessa condição...Em pequenos, são muito difíceis de distinguir. Não este exemplar dourado, mas os mais comuns, são muito parecidos e facilmente confundíveis para quem não os conhece.

Para ti já não deve ser muito útil, uma vez que vais devolver o peixe à loja, mas se não tiveres um aqua com algas, podes tentar criar as algas. Utilizando uma luz forte amarela apontada a um vidro...Mas mesmo assim, deve ser dada comida de fundo, de forma a se ir alimentando, ou então algum tipo de verdura (alface por exemplo, também resulta).

Não me levem a mal, mas eu não creio que ele passe assim tanta fome até porque cá em casa todos concordamos que ele parece estar maior (cresceu para aí meio centímetro em apenas algumas semanas) e acho estranho como eles se davam tão bem no início e se puseram nesta "guerra" há cerca de duas/três semanas. Assim que ponho a comida lá dentro ele come e às vezes até acaba antes dos outros (fica lá repostado numa pedra enquanto os outros ainda comem o que sobra). Será que é pelo facto de não ser a comida "ideal" para ele? Não terá nada que ver com o facto da Espada ter tido os alevins, pois não? (O comportamento agressivo foi sempre do limpa-vidros para com a Espada e nunca o contrário). O único comportamento mais agressivo que vi por parte da Espada foi para com a coridora e foi quase só um "encosto" (uma ou duas vezes na altura em que teve os alevins) de resto a Espada era muito pacífica. Como também não me faz assim tanta falta, amanhã entrego o limpa-vidros e vou ver se durante as próximas semanas o sossego se volta a instalar no meu aquário... :silly:

Publicado:

não interessa, ter um viviparo à beira de um limpa-vidros CAE, é como ter um bebé à beira de um rufia... pelas minhas misturas que tenho feito entre peixes, a mistura ideal para os CAE sao os ciclideos. é bastante divertido observar as guerras entre os CAE e os ciclideos. Alguns ciclideos têm um odio nato para com este peixe, o que é estranho, visto que na natureza não compartilham o ecossistema, mas Isto deve ser porque os ciclideos são como eles, territoriais e espertos. um CAE quando luta, faz um ataque surpresa super-rapido . Essas perseguições continuadas não são lutas, é simplesmente um rufia perseguindo um inocente. Isto claro exceptuando o caso de um CAE perseguir outro CAE.

o teu CAE já come flocos?!

Publicado:
não interessa, ter um viviparo à beira de um limpa-vidros CAE, é como ter um bebé à beira de um rufia... pelas minhas misturas que tenho feito entre peixes, a mistura ideal para os CAE sao os ciclideos. é bastante divertido observar as guerras entre os CAE e os ciclideos. Alguns ciclideos têm um odio nato para com este peixe, o que é estranho, visto que na natureza não compartilham o ecossistema, mas Isto deve ser porque os ciclideos são como eles, territoriais e espertos. um CAE quando luta, faz um ataque surpresa super-rapido . Essas perseguições continuadas não são lutas, é simplesmente um rufia perseguindo um inocente. Isto claro exceptuando o caso de um CAE perseguir outro CAE.

o teu CAE já come flocos?!

Assim que deito a comida e os flocos chegam ao fundo ele dá volta, tal como a coridora, ao fundo todo e, efectivamente, já o vi comer os flocos, mas sempre depois de se depositarem no fundo e nunca a "pairar". Depois disso vai andando um bocadinho pelos vidros, pelas rochas e pelas plantas. Enquanto estava cá a Espada os momentos de maior "tensão" eram realmente quando deitava comida porque a Espada expunha-se (para comer) e aí sim, o primeiro ataque era quase surpresa e depois não a largava. Já agora, o meu limpa-vidros Comedor de Algas Chinês (albino) e denomina-se CAE, não deveria ser CAC? Já li qualquer coisa sobre isso, até porque estes eram uns falsos (qualquer coisa).... Alguém me sabe explicar melhor...?

Publicado:

o pessoal aqui chama CAE que é um dos termos em ingles, que é Chinese Algae Eater, também é chamado de Indian Algae Eater, mas na realidade deveria-se chamar Malayan Algae Eater.

O teu CAE não parece assim tão velho, é mesmo fome (falta de algas). Os meus não tocam em flocos, nunca os vi sequer se interessar, nem preciso de lhes dar nada, porque tenho sempre bastantes algas, se bem que as algas que eles gostam são as verdes cladophora sp. de vez em quando dou-lhes courgette.

Não tens luz no aquário?! Para ter algas, precisas de ter plantas e luz.

pois é... eheh... e uma pessoa passa a usar mesmo sem querer. Nao sou muito a favor da infiltração do inglês no portugues, nem decalques. Mas é para diferenciar dos varios que existem. no comercio de aquariofilia é denominado de limpa-vidros, penso que é o termo mais corrente em português...

o peixe que é denominado de Falso Comedor de Algas Siamês é o que é denominado em português de Raposa Voadora (em ingles Flying Fox), é quase indistinguivel do verdadeiro Siamês, excepto que come menos algas, é mais bonito, mas com alguma agressividade. Mas não é este peixe, é outro. Se bem que este também é por vezes assim denominado.

O Siamês é usado para combater as algas do género rodophyta sp.

Editado por Quo
Publicado:

Ok, obrigado, pois daí a minha confusão (várias nomenclaturas para o mesmo peixe :offtopic: ). Tenho bastante luz até, mas mesmo assim as algas não crescem muito e amanhã vou entregar o CAE e mais à frente penso numa solução... Agora preciso de recuperar a calma no aquário... Para me animar, após a morte da Espada, já voltei a ver hoje o alevim e está muito maior, pode ser que substitua a mãe. Isso é que era uma boa recompensa depois de tudo isto... mas enfim. Por mim, dou o tópico como encerrado, obrigado pela ajuda, sempre esclareci umas coisitas...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!