Paulo Lisboa Publicado Maio 31, 2010 Publicado Maio 31, 2010 Caros, nos últimos tempos começaram a aparecer-me umas algas nos vidros, primeiro, nas folhas e no areão depois que estão a tomar proporções preocupantes. Como tenho rejuvenescido muito o aqua, torna-se difícil identificar a causa (pelo menos para mim). Isto porque tenho mais peixes do que tinha antes, compensei com mais plantas e recomecei com o CO2 caseiro (pelo menos até conseguir arranjar tempo para ir encher a botija e comprar um difusor...) Adiante, as algas continuam a espalhar-se, nos vidros e no areão é o menos. Os vidros limpo, o areão 'viro-o do avesso' ao sifonar o fundo. O que me chateia mais são as plantas que ficam cobertas de uma película verde escura e/ou de uns pequenos filamentos. Ou seja, acho que tenho dois tipos diferentes de algas... irra! A questão é: o que fazer???? Comecei por fazer várias TPAs. Não teve grande resultado (nem vejo muita lógica porque ao meter água nova estou a adicionar nutrientes à coluna de água, certo? Mas como foi o que li num post daqui do forum....). Depois, a conselho de um lojista, retirei o CO2 caseiro e liguei no max a bomba de ar. Agora estou à procura de ampulárias (que já encontrei e tenho a coisa apalavrada) e venho pedir mais sugestões. Aqui ficam algumas fotos (mazinhas pk o bluebelt não presta para nada em termos de multimédia...): Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Myst Publicado: Junho 1, 2010 Publicado: Junho 1, 2010 Ora boas camarada. Os grandes mestres, concerteza e bem irão pedir que vejas como estão os parametros da água, mas com tantas trocas parciais de água será dificil teres nitritos a mais. Eu tive o mesmo problema, e finalmente consegui mitiga-lo. Aquário densamente plantado, com peixinhos à mistura, e muitas algas das que refere. Luz tenho boa, nas medidas certas, logo não poderia ser dai. Peixes a mais, também não é, pois respeito as convenções de cm/l. Comida a mais também não, pois para além de lhes dar vários tipos de comida dou pouco, de forma a equilibrar o sistema. Tenho ampulárias, corydoras, octos e um labeo, e mesmo assim nada de segurar as algas. Parares o CO2 acho uma má medida, dado que o mesmo permite um crescimente melhorado das plantas, e se elas se desenvolverem bem, consumem os nutrientes que as algas necessitam para proliferar. Onde é que resolvi o problema? Novo filtro e um difusor UV na saida do filtro, desde então as plantas estão a melhorar e de que maneira. Aqui fica uma humilde dica. Citar
Paulo Lisboa Publicado: Junho 1, 2010 Autor Publicado: Junho 1, 2010 Obrigado pela sua resposta! Confesso que não me queria meter em mais despesas por agora. Nos próximos dias vou remodelar a iluminação deste 180L, tenho um aqua + pequeno para acabar de montar (substrato, plantas + filtro que já está encomendado...) e o dinheiro não chega para tudo. Se a questão passar pela filtragem, acho que vou tratar de fazer asap uma limpeza profunda ao filtro, para ver se melhora. A verdade é que já me passou pela ideia substituí-lo (tem 4 ou 5 anos e o que mais me incomoda é o barulho). Quanto à sua lógica de manter o CO2, tb pensava assim mas a info que me deram numa das lojas que frequento é que se tratava de elevados indices de CO2 e de falta de oxigenação da água... Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Pedro Rosa Publicado: Junho 1, 2010 Publicado: Junho 1, 2010 CO2 com fartura preferencialmente só à noite resolve isso em poucos dias. Atenção aos peixes, obviamente. Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Paulo Lisboa Publicado: Junho 1, 2010 Autor Publicado: Junho 1, 2010 Isso tinha eu antes... ou melhor, durante todo o dia, uma vez que se tratava de CO2 caseiro... estava a bombar noite e dia. Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Recommended Posts