Vlad Publicado Dezembro 15, 2004 Publicado Dezembro 15, 2004 Boas Li este post: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0 E dado que necessito de CO2 para as minhas ultimas plantas, estou decidido a montar este CO2 caseiro. No entanto estou com medo de ter demasiado CO2 na água. O pH nem me preocupa muito até porque precisa de descer ligeiramente, mas estou ligeiramente apavorado com a hipótese de ter excesso de CO2 injectado na água. Dúvidas: 1. Tenho uma bomba de ar, que tem uma válvula de anti-retorno. Dado que a bomba de ar tem pouca potência, a válvula inibe consideravelmente a saída de ar da pedra difusora, levando a que praticamente não exista "turbulência" no cimo da água. Atrevo-me a dizer que a bomba só lá está por motivos estéticos neste momento e não a vou retirar, a pedido da minha mulher. Tenho a sensação que este fraquissimo fluxo de ar tem pouco impacto negativo nas trocas gasosas à tona da água, logo uma injecção ligeira de CO2 parece-me muito benéfica para a fauna e a flora do meu aquário, concordam? 2. O meu aquário é de 80L. A receita apresentada serve para aquários com que dimensões? É adequada para um aquário como o meu? 3. O meu filtro é um daqueles tipo caixa negra que está num dos lados do aquário. A minha ideia é colocar a pedra difusora perto da bomba de água que promove a filtragem. Fazê-lo desta forma promove uma melhor dissolução do CO2 na água? 4. A colocação de uma válvula de anti-retorno não fará com que a pressão estoure a garrafa onde está a ser criado o CO2? Pergunto isto porque a válvula que coloquei na bomba de ar limitou a saída de ar em mais de 3/4. Obrigado pelo vosso tempo Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
_Dominic_ Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 olas, olha n so um experte ms a receita de co2 esta nuns topicos abaixo..... desculpa la.... Cumps. Citar 1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......
_Dominic_ Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 olha dsclp la ms o topico de co2 tas nas plants .... ta, fika bem... Citar 1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......
Just_me Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 Vlad..não terás colocado a válvula ao contrário? Se clhar fizeste isso e essa válvula impede o retorno de água e apenas limita a passagem de ar... Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Vlad Publicado: Dezembro 15, 2004 Autor Publicado: Dezembro 15, 2004 Dominic, dado que é uma questão de equipamento, penso que este tópico está no local correcto. As minhas perguntas referem-se a um tópico DIY de CO2 ao qual fiz o link. Just_Me, tenho a certeza que a válvula está bem colocada, senão o ar não passava, penso eu. Compreendo o que queres dizer, mas estou seguro que está tudo ok. Se calhar estou a fazer disto um bicho de 7 cabeças e é só montar tal como explicado no DIY de CO2 e pimba! Funciona, é fácil, é barato e dá milhões No entanto a capacidade da receita tal como apresentada e a interacção com as especificidades do meu aquário levam-me a estas dúvidas. Obrigado Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
horaciosilva Publicado: Dezembro 16, 2004 Publicado: Dezembro 16, 2004 Olá Vlad! Tenho um DIY de co2 em utilização há algum tempo e só tive problemas uma vez porque exagerei na dose de fermento. Isto de pesar exactamente 15 gramas sem balança é complicadote... Com os peixes, só o labeo bicolor, o tubarão preto e vermelho, é que não gosta muito: muda de cor, anda rezingão, quase morreu, até que o tirei para um aqua pequeno e o tipo está como novo. O meu pleco, os escalares e os neons reagiram sempre bem: com indiferença. Verifica é a distância da pedra difusora relativamente à superfície; parece-me que quanto mais funda a colocares mais co2 é diluído. O meu, normalmente, está a 5 cm da superfície, e parece-me suficiente. O meu aquário é mais pequeno que o teu e não tive mais problemas que aqueles que mencionei. Espero que a minha ajuda seja isso mesmo: ajuda. Um abraço. Citar Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)
Vlad Publicado: Dezembro 16, 2004 Autor Publicado: Dezembro 16, 2004 Foi isso mesmo Horácio, uma ajuda. Muito obrigado! Sai um DIY:CO2 para a mesa do fundo! Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Recommended Posts