Recommended Posts

Publicado

Boas

Li este post:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

E dado que necessito de CO2 para as minhas ultimas plantas, estou decidido a montar este CO2 caseiro. No entanto estou com medo de ter demasiado CO2 na água. O pH nem me preocupa muito até porque precisa de descer ligeiramente, mas estou ligeiramente apavorado com a hipótese de ter excesso de CO2 injectado na água.

Dúvidas:

1. Tenho uma bomba de ar, que tem uma válvula de anti-retorno. Dado que a bomba de ar tem pouca potência, a válvula inibe consideravelmente a saída de ar da pedra difusora, levando a que praticamente não exista "turbulência" no cimo da água. Atrevo-me a dizer que a bomba só lá está por motivos estéticos neste momento e não a vou retirar, a pedido da minha mulher. Tenho a sensação que este fraquissimo fluxo de ar tem pouco impacto negativo nas trocas gasosas à tona da água, logo uma injecção ligeira de CO2 parece-me muito benéfica para a fauna e a flora do meu aquário, concordam?

2. O meu aquário é de 80L. A receita apresentada serve para aquários com que dimensões? É adequada para um aquário como o meu?

3. O meu filtro é um daqueles tipo caixa negra que está num dos lados do aquário. A minha ideia é colocar a pedra difusora perto da bomba de água que promove a filtragem. Fazê-lo desta forma promove uma melhor dissolução do CO2 na água?

4. A colocação de uma válvula de anti-retorno não fará com que a pressão estoure a garrafa onde está a ser criado o CO2? Pergunto isto porque a válvula que coloquei na bomba de ar limitou a saída de ar em mais de 3/4.

Obrigado pelo vosso tempo

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

olas,

olha n so um experte ms a receita de co2 esta nuns topicos abaixo.....

desculpa la....

Cumps.

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Publicado:

olha dsclp la ms o topico de co2 tas nas plants ....

ta, fika bem...

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Publicado:

Vlad..não terás colocado a válvula ao contrário? Se clhar fizeste isso e essa válvula impede o retorno de água e apenas limita a passagem de ar...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Dominic, dado que é uma questão de equipamento, penso que este tópico está no local correcto. As minhas perguntas referem-se a um tópico DIY de CO2 ao qual fiz o link.

Just_Me, tenho a certeza que a válvula está bem colocada, senão o ar não passava, penso eu. Compreendo o que queres dizer, mas estou seguro que está tudo ok.

Se calhar estou a fazer disto um bicho de 7 cabeças e é só montar tal como explicado no DIY de CO2 e pimba! Funciona, é fácil, é barato e dá milhões :) No entanto a capacidade da receita tal como apresentada e a interacção com as especificidades do meu aquário levam-me a estas dúvidas.

Obrigado

Vlad!

Publicado:

Olá Vlad! Tenho um DIY de co2 em utilização há algum tempo e só tive problemas uma vez porque exagerei na dose de fermento. Isto de pesar exactamente 15 gramas sem balança é complicadote... Com os peixes, só o labeo bicolor, o tubarão preto e vermelho, é que não gosta muito: muda de cor, anda rezingão, quase morreu, até que o tirei para um aqua pequeno e o tipo está como novo. O meu pleco, os escalares e os neons reagiram sempre bem: com indiferença. Verifica é a distância da pedra difusora relativamente à superfície; parece-me que quanto mais funda a colocares mais co2 é diluído. O meu, normalmente, está a 5 cm da superfície, e parece-me suficiente. O meu aquário é mais pequeno que o teu e não tive mais problemas que aqueles que mencionei. Espero que a minha ajuda seja isso mesmo: ajuda. Um abraço.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Publicado:

Foi isso mesmo Horácio, uma ajuda. :wink:

Muito obrigado! Sai um DIY:CO2 para a mesa do fundo!

Vlad!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!