Recommended Posts

Publicado (editado)

Bem, não sei se vou colocar isto no local apropriado mas hoje ao chegar ao supermercado deparei-me com algo indignante que me fez ficar especada até ter certeza de que não era uma brincadeira e de que se tratavam de peixes de água fria VERDADEIROS! (ainda tive a esperança de que fossem de plástico, visto que tudo ali me parecia um brinquedo!) Deixo-vos com as fotografias...

http://www.flickr.com/photos/48455784@N06/...in/photostream/

Ao lado lia-se o seguinte:

É de mim ou isto é um contrasenso e uma situação revoltante? Tratam os "peixinhos dourados" como se fossem brinquedos, barbies de barbatanas, mas em jeito de descargo de consciência, fazem um tocante apelo para que haja responsabilidade ao adquirir um animal e fica tudo bem? Isto é legal?

:P:P

Editado por MorganLeFay
Publicado:

por acaso nao foi no corteingles?

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Publicado:

pelas fotos foi num continente...

As coisas que não são iguais a coisa nenhuma são iguais entre si.(PRIMEIRO POSTULADO DO ISOMURFISMO )

Publicado:

Por acaso é legal, infelizmente.

A aquapor vende esses "aquarios" com um filtro de fundo e usa uns peixes demonstrativos muito pouco aconselhaveis.

A piada está no painel informativo dos direitos dos animais.

Caso não saibam a maior parte das pessoas nem imagina o tamanho absurdo que os peixes vermelhos podem atingir.

Acho que não fizeram por mal.

Publicado:

boas, eu vi hoje esses aquarios no continente do colombo, o melhor que que ao lada esta um aquario de +-200L com dois exemplares desses peixes já grandes , com um tamanho tal que para caberem nessa cassinha só se for as postas.

Será que se parte do principio que eles vão morrer antes de terem tempo de creser? ;)

Não faz sentido, mas é um mundo de €€€€.

Publicado:

De facto é ridículo e demonstra pura ignorância sobre as espécies de peixes e quais as condições mínimas necessárias para manter vivos estes animais.

A sorte é que muitos são resistentes e esta técnica apenas falha quando o utilizador coloca 5 ou 6 peixes num espaço diminuto.

Não se vê qualquer aviso nem qualquer dica nessas embalagens, uma preocupação que deveria ser do fabricante.

O mesmo tem responsabilidades acrescidas na continuação da venda deste equipamento com o uso de filtragem obsoleta, principalmente nos dias de hoje onde o leque de ofertas relativamente à filtragem é variadíssimo.

É o eterno equilíbrio entre o factor custo/lucro.

Publicado: (editado)

se ficarem por uns tempos nesse aquario penso que não é muito grave, pois os peixes são mesmo mega-resistentes, mas se o filtro é de dificil manutenção e as pessoas não compram um aquario novo, o que é normal. também vi pessoas a comprarem aquarios pequenos e estranbolicos como esse em grandes superficies e dizerem ai que era bom para os nossos peixinhos de água fria, o aquario nao teria 20L sequer, ou seja, devem estar num balão.

penso que as empresas deveriam mudar o alvo na publicidade, poderiam por viuvas (tetra preto), as viuvas são super-resistentes (à poluição da água e doenças como o ictio, acho que não apanham ictio...), só que precisam de um termoestato, mas mantêm-se pequenas. e a temperatura do termoestato pode ser baixa, 23 graus, p.ex. logo é só mesmo o preço do termoestato, electricidade não vai gastar nada. Se bem que não tenham muita cor, mas há outros tetras coloridos.

Quanto ao peixe dourado... é uma estupidez do marketing das empresas, pois muita gente adquire os peixes dourados e ficam por ai, pois é muito dificil "evoluir" na aquariofilia com esses peixes, são grandes, têm muitos problemas de compatibilidade com peixes e plantas. já com viuvas, seria facílimo as pessoas evoluirem, quer na decoração do aquario, quer adquirindo novas espécies. Logo especies que precisam de espaço (venda de novos aquarios), que precisam de comidas elaboradas (venda de alimento), que precisem de tratamentos (medicamentos), novos filtros, etc... a aquariofilia tropical é um vicio tremendo, pois há sempre mais por onde se pode ir e muita variedade para todos os gostos.

viviparos não recomendaria, pois a reprodução dos peixes, também impede a evolução na aquariofilia, possivelmente perda de respeito pela vida animal (devido à sua reprodução exagerada) e até deve retirar o interesse na reprodução dos peixes.

Para mim, todos os iniciados deveriam começar com tetras! E, as embalagens deveriam ter imagens de tetras resistentes dizendo "a nossa nova casa". infelizmente não se vê isso, é só peixes dourados ou viviparos. duas más escolhas.

Editado por Quo
Publicado:
pelas fotos foi num continente...

SEGURAMENTE!

Nao se consegue ver bem o codigo de barras mas o tipo de etiqueta com preco e cartao do desconto assim o indicam.

O placar que se pode der a direita fazendor eferencia a descontos de 50% nao deixa duvidas de que se estao num hipermercado Continente. Arriscaste um bocado ao fazer fotografias num local onde tal esta proibido.

Quanto a questao em causa, DE QUEM SERA A CULPA?

Eu nao sei...

Normalmente, antes de comprar um peixe, coral ou outro invertebrado procuro saber o nome e ir a InterNet ver do que se trata e quais a exigencias. Nao deveria ser assim com todos?

Claro que ha uma pressao comercial muito forte sobre os muidos e, infelizmente, hoje me dia os miudos mandam mais em casa do que os proprios pais que acabam por lhes fazer todas as vontades... O que custa dar 19,90Euros por um aquario desses e ter um desconto em cartao de 9,95Euros, meter la agua e depois comprar um par de peixitos por 3 ou 4 euros? Morrem? E depois? Para felicidade dos filhos nao custa nada comprar dois peixitos por semana... Os filhos ficam contentes e os peixes que se lixem pois ja foram pagos e estao la para isso...

"Pelo respeito pelos animais se pode ver a cultura de um povo" e quanto a Portugal esta tudo dito

Nao vou falar de "Touradas" (nao gosto mas reconheco o seu valor historico, cultural e social em Portugal) e fiquemo-nos pelas lojas de animais. O que dizer dos "Nemos" vendidos em aquarios "baloes de vidro" quando do sucesso do filme "A procura de Nemo"?

E do pessoal que compra "zebrasoma flavescens" (Bolhas) e "paracanthurus hepatus" (Dori) para meter em aquarios com menos de 100l? Tudo bem quando pensam passar para sistemas maiores ou vende-los quando crescerem mas e os outros que os querem manter em pequenso aquarios por falta de espaco, tempo ou recursos?

A minha filha anda farta de me pedir um "cao" que eu nao dou (e ja me os ofereceram de borla) por pensar que um apartamento nao sera o espaco indicado para um "cao" e tambem nao tenho tempo para cumprir com todas as exigencias e direitos de um "cao". Sou mau? Infelizmente sou...

Antigamente as criancas ficavam em casa com as maes que lhes davam muiro carinho, amor e educacao... os pais trabalhavam e chegam tarde a casa quando os filhos estavam prontos para jantar, de seguida o pai ia ver as noticias ou ler o jornal e pouco depois os miudos davam um beijo de boa noite ao pai e deitavam-se. Hvia respeito/medo por aquela figura grande e de voz grossa, quando se portavam mal bastava a mae dizer que iria fazer queixa ao pai e eles nao sabiam onde se meter... Quando passevam juntos ao fim de semana o respeito/medo mantinha-se. E esses muidos cresceram e fizeram-se Homens...

Hoje em dia pai e mae trabalham (e eu ate concordo com isso para dar mais liberdade a mulher nao ficando dependente do marido e at udo ter que se sujeitar) mas depois ha uma grande disputa pelo amor da crianca e vale tudo nessa guerra... o pai deixou de ser aquela criatura austera e assustadora para passar a ser um amigo, como um qualquer colega de infantario, com quem funciona a lei do mais forte e nao o podendo vencer fisicamente os muidos aprenderam a vence-los emocionalmente. Sinto vergonha quando um colega meu diz que la em casa o filho manda mais do que ele mas infelizmente foi e esse ponto que chegamos...

E... nestas circunstancias e enquanto houver uma grande pressao comercial para vender estes artigos eles vao continuar a vender...

Por isso eu pergunto, de quem sera a culpa? Do fabricante que nao os devia fabricar? Do vendedor que nao os devia comercializar? Do pai que nao o devia comprar?

Certamente nao sera da crianca de 2 ou 3 anos que o exige, porque viu a venda ou em casa de um coleguinha.

A cupla estara certamente em todos nos, na sociedade em si e no consumismo em que vivemos e falta de respeito pelos outros seres vivos...

Posso estar errado e assumirei esse erro se me conseguirem demonstrar que estou errado. Nao esta aqui em causa uma "investigacao criminal" mas, por mera curiosidade, vou ficar a espera de saber quem sera ao culpado. Venham de la as opinioes ou comentarios com vista ao apuramento de responsabilidades e determinacao de quem sao os verdadeiros culpados pela morte ou sofrimento por falta de condicoes para os peixes que vao ser condenados a "solitaria" (cela de dimensoes e condicoes reduzidas para reclusos mal comportados).

Cumprimentos

Paulo Rolim

Publicado:

A culpa não morre solteira e nunca será só de um lado, só por aqui se verificará quem é o culpado.... Todos... A Sociedade em geral e no que ela se transformou.

Por isso eu pergunto, de quem sera a culpa? Aqui existe sempre uma desculpa para a prática comum...

Do fabricante que nao os devia fabricar?

Vem outro que vai fabricar

Do vendedor que nao os devia comercializar?

Se não vender, não me compram a mim mas vão comprar a outro lado, assim sou eu a ganhar (isto eu já assisti várias vezes em diversas lojas).

Do pai que nao o devia comprar?

Se tiver consciência sim.

Publicado:
...se ficarem por uns tempos nesse aquario penso que não é muito grave, pois os peixes são mesmo mega-resistentes...

Quo, eu sei que por certo nem disseste por mal, mas um peixe vermelho ficar 5m que seja naquela barbaridade já é demais. Um peixe, seja ele qual for, não tem sequer de resistir...pois temos de lhes dar condições para viver o melhor possível.

Como é muito mais difícil mudar o mundo, ou mesmo mudar as mentalidades em Portugal, poderiamos tentar mudar a mentalidade de muitos utilizadores deste fórum, que por certo também mantém um qualquer peixe aprisionado num cubiculo qualquer quer.

E não é só o espaço. É a escolha de espécies também. Entrei em casa de uma pessoa que tinha num aqua de 30L no máximo, 2 néons, 3 guppy's, 2 viuvas, um zebra, dois peixes pintados que não sei o nome, bem... Como ficava diferente um aqua maior com um cardume de 10 Néons...

Quanto a mim, não deviam sequer existir aquários com menos de 50L de água. E as pessoas deviam ter consciência e em vez de comprarem peixes ao deus dará, lerem um pouco.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Ora vamos lá por partes:

1 – Quantos de nós quando compraram um aquário pela primeira vez não sabiam dos imensos cuidados que se deveria ter para manter peixes?

2 – A impulsividade do consumo, onde tudo se vende/negoceia, faz com se compre muitas vezes sem se estar aconselhado ou elucidado. Infelizmente isso é cada vez mais comum nos dias de hoje.

3 – Nesta área existe uma clara falta de informação da maioria de quem compra um aqua, sendo que uns são esclarecidos na loja e poderão comprar algo mais adequado, ou então quando é tarde demais e quando chegam aqui com as duvidas normais de quem fez as coisas à pressa.

4 – Existe quem esteja no mercado apenas para a obtenção do lucro, seja a que titulo for, e isso não há nada a fazer, porque se mil não compram outros mil virão a caminho e comprarão. Infelizmente é assim.

5 – A questão que se pode aqui colocar é se é possível manter um peixe nos aquários em questão?

5.1 – Sim. Então ao preço a que está e para oferecer a uma criança é melhor do que um cão, que depois cresce demasiado ou um gato que enche tudo de pêlo. É uma escolha certa, no entanto um peixe não brinca como um cão e as crianças necessitam de interacção.

5.2 – Não. Então quem compra não sabe ao que vai e está a ser enganado.

Por quem?

Naturalmente pelo fabricante que disponibiliza um produto que não reúne as condições necessárias para assegurar a vida dos peixes.

Eu creio (e apesar de nunca ter tido um aquário deste tipo) que será possível manter um peixe dentro de um aquário destas dimensões…no entanto será necessário um grau de conhecimentos maior do que aquela família que vai ao centro comercial e que compra esse aquário como quem compra um kilo de açúcar…

Mas o problema maior que aqui deve ser salientado é que um peixe destes, infelizmente, custa tanto como uma caixa de pastilhas elásticas.

Outras considerações atendendo ao que rolim diz no seu post…e permitam-me a divagação…

Hoje em dia os animais de estimações não estão e não são considerados ao mesmo nível. E aqueles que exigem muito pouco na sua manutenção são os que sofrem mais: ratos, cobras, aranhas, lagartos entre outros onde se incluem os peixes.

Os animais em que é possível confiná-los a um espaço mínimo são aqueles que poderão ter mais procura, porque as pessoas não querem uma coisa muito complicada e que não dê muito trabalho…”descomplicado”, como é dito no anúncio, como se a vida fosse “descomplicada”.

Imagino como não se deve sentir um vendedor quando está a tentar dizer ao cliente que tem o seu filho pela mão, que este peixe não dá com o outro ou que é preciso ter de esperar um tempo para as bactérias crescerem, etc. etc. e ver que a pessoa se está a c***r para aquilo que ele lhe diz.

Penso ainda que é uma questão cultural e da forma como somos todos educados.

Há quem respeite os animais e tente ao máximo cuidar e mantê-los apesar dos sacrifícios pessoais e monetários que isso acarreta e há quem nada se importe com os animais, comprando um atrás de outro, como se fosse um telemóvel de ultima geração…

Isto daria pano para mangas, no entanto e para não fugir muito ao tópico fico por aqui.

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

[quote name='João Paulo Viegas' date='Jun 2 2010, 10:29 AM' post='946285']

...Eu creio (e apesar de nunca ter tido um aquário deste tipo) que será possível manter um peixe dentro de um aquário destas dimensões…no entanto será necessário um grau de conhecimentos maior do que aquela família que vai ao centro comercial e que compra esse aquário como quem compra um kilo de açúcar…

Eu acho que o problema parte de se pensar que é possível manter um peixe num aquário daquelas dimensões, independentemente do grau de experiência que se tem em aquariofilia.

Podemos ser o mais experiente dos aquariofilistas do mundo, esse facto nada tem a ver com um factor importantissimo que é o espaço.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/