Recommended Posts

Caros Companheiros.

Conforme a descrição do tópico indica, tenho uma duvida àcerca de desligar o escumador no período nocturno ou não.

O Deltec AP851 é uma grande máquina, mas emite um ruído de baixa frequência algo incomodativo, principalmente à noite quando esta tudo no silencio, o que já esta a perturbar o sono aqui em casa.

O meu aqua tem aproximadamente 400 litros e faço TPA'S dia sim, dia não, de 25 litros com àgua natural, e por vezes faço diáriamente, o que me permite ter uns parâmetros excelentes.

A minha questão vai então neste sentido. Será que posso desligar o escumador no período nocturno, ligando-o a um relógio, programado para desligar à meia noite, e ligar automáticamente, por exemplo às 6:00 da manhã?

É que de facto, este ruido de baixa frequencia é extremamente incomodatido e muito dificil de eliminar.

 

Um abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Carlos, tens aí uma grande maquina!

 

O AP851 esta muitíssimo sobredimensionado para 400L, por isso não virá mal nenhum ao sistema se o desligares umas horas por dia.

Com TPAs diárias de 25L, até o podias retirar, e aposto que mantinhas os parâmetros da água (num sistema com poucos peixes)

 

O único problema é que as bombas não "gostam" de andar sempre a ligar e desligar, essa pratica encurta o tempo de vida da bomba.

 

Podes ainda tentar o seguinte:

 

1º Dá uma limpeza na bomba, incluindo a turbina de agulhas, com cuidado para não partir o veio que deve ser de cerâmica.

 

2º Os vedantes da ligação entre a bomba e o corpo do escumador, se estiverem gastos, originam esse ruído.

Editado por kernel

Abraço,

Paulo

assinatura600.jpg

reef

reef
(clica nos links para ver) Sobre mim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desligar o escumador durante a noite foi pratica de alguns aquariofilistas à uns anos atraz. Neste momento não conheço ninguem que faça isso, mas tambem não conheço ninguem que faça tpa´s dia sim dia não. Penso que será seguro desligar, como o kernel referiu o teu escumador é exelente para essa litragem e trata bem do aqua. De qualquer forma, vai acompanhando o aquario a ver se aparecem mais algas ou cianos.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais