koyodu Publicado Maio 29, 2010 Publicado Maio 29, 2010 (editado) Olá Iniciei este aquario à cerca de 2 meses. Comecei por fertilizar nas duas primeiras semanas apenas com potassio e fosfatos e fui progressivamente fertiizando com os micros. Trata-se de um aqua com 120x50x70 com 2xHQI(150w)+2x(80w) Penso que se trate de algas filamentosas, aumentei para o dobro a injecção de CO2, tenho feito TPAs de 2 em 2 dias. E ainda ontem tirei uma boa porção desta alga do solo e plantas, no entanto, em apenas 12 horas a alga desenvolveu imenso, parece que quanto mais mexo mais pioro a situação. Por aquilo que tenho pesquisado é uma alga facil de remover, basta aumentar CO2 continuar a fertilizar com fostfatos e potassio e TPAs, no entanto só a vejo a aumentar, já arruinou a lilaeopsys brasiliensis, as outras plantas nao estão a vingar també... que mais posso fazer? http://img535.imageshack.us/img535/9910/imgp0255.jpg http://img97.imageshack.us/img97/2082/imgp0257o.jpg Nao tenho fertilizado com Fe pq li que esta alga se desenvolve mais com presença de Fe PH= 6,5 Fe= 0 NO3=0 PO4=0,5 Tenho imensas caridinas japonicas e comecei a insistir mais na fertilização com PO4 e NO3. A minha pergunta é se devo ou não fertilizar com mais alguma coisa Obrigado Editado Maio 29, 2010 por koyodu CumprimentosRui Alves
Luís Fortunato Publicado: Maio 29, 2010 Publicado: Maio 29, 2010 Olá. Não... trata é de aumentar os NO3 para 10~15 ppm e PO4 para 1~1.5 ppm. Se calhar também devias fertilizar com Fe e outros micro-nutrientes. Com essa luz toda tens de ter níveis razoáveis de nutrientes. Todos eles... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
koyodu Publicado: Junho 8, 2010 Autor Publicado: Junho 8, 2010 Não estou a conseguir aumentar os nutrientes... e todos os dias tenho fertilizado A alga cresce de dia para dia, e está a arruinar-me as plantas. Segundo me parece e pelas investigações trata-se de uma alga pouco comentada e até rara de aparecer, cianobacteria filamentosa. Segundo o que li, para esta alga, não é aconselhado fazer TPAs, até que a alga deixe de se desenvolver, mas tenho receio pela saúde dos peixes. Este é o unico sitio onde encontrei alguma informaçao acerca desta alga, alguém tem experiencia com ela? obrg Rui CumprimentosRui Alves
Ivo Gabriel Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Boas, eu tmb tenho essa alga no meu nano e isso parece uma praga a desenvolver-se, todos os dias tento fazer uma TPA com uma mangueira de bomba de ar e sinfonar essa alga. ja tentei de tudo: TPAS Diarios 20% - nao resultou Equilibrar os valores - nao resultou Aumentar a Luz - nao resultou Diminuir a Luz- nao resultou tmb nao sei mais o que fazer.
Quo Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 (editado) não haverá fauna que consuma isso? AS TPAs convem faze-las pelo processo de sinfonagem. direccionando o tubo para a "alga". pode ajudar. eu faço sinfomagem assim de umas colonias de bacterias/fungos que se desenvolvem junto ao filtro. Editado Junho 9, 2010 por Quo
Ivo Gabriel Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Sim os SAE consomem, mas o desenvolvimento da alga é tao rapido e excessivo que so com peixes a comer nao te consegues livrar dela. cumpz
André Gomes Publicado: Junho 9, 2010 Publicado: Junho 9, 2010 Boas, Já tive dores de cabeça com esta alga, com a minha ultima montagem, 54L ao inicio até cheguei a pensar ter sido excesso de nutrientes, e como as plantas ainda não tinham enraizado, meti substrato fértil+akadama Mas no segundo mês já tinha a akadama toda coberta, até chegou a desenvolver na riccia que tenho á superfície, ainda não tinha habitantes a não ser uns caracóis, acrescentei umas corys mas elas nem lhes ligavam, então decidi reduzir na iluminação de 12 para 8horas, tentava aspirar o máximo possível com uma mangueira de filtro com a ajuda de uma escova de dentes, para que fosse logo aspirada assim que removida, até akadama chegava a ir atrás, pois se andares a remexer na alga e não aspirares ela vai se propagar ainda mais, é terrível em 24h notasse bem o seu desenvolvimento. Consegui depois quando meti alguns guppys e inseri o co2 caseiro foi desaparecendo os guppys até achavam graça iam desfiando a alga e comendo hehehe hoje não tenho vestígios dessa alga desapareceu em mais ou menos duas semanas não sei se com a ajuda da redução de luz se do co2 ou dos gyppys . Só te posso desejar boa sorte. Cumps Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer, mede bem a importância de um pequeno pormenor ... O meu aquário "Pinni"
koyodu Publicado: Junho 10, 2010 Autor Publicado: Junho 10, 2010 Pois o problema é que, eu já estou com esta alga á mais de 3 semanas... estou a notar um abrandamento no seu desenvolvimento mas mesmo assim, pouco significativo... tenho as plantas estragadas e sinceramente já nao sei o que lhe hei-de fazer. É facil de remover manualmente pelo menos o excesso, mas mesmo assim não é suficiente. Infelizmente não vejo grande informação sobre como combater esta alga. Não sei se faça TPAs ou não, não sei se fertilize com macros e micros ou não. Já aumentei CO2 e diminui tempo de luz mas mesmo assim ela continua. CumprimentosRui Alves
Vasco Ferreira Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 Opinião... Continua a fertilizar com estas a fazer...até ligeiramente por excesso, tanto de macros como de micros... CO2 continua a bombar, é pressurizado? Remoção manual do máximo possível de algas... Diminuição drástica da iluminação.. n sei qual as possibilidades que a calha permite, tentaria não passar dos 200w por 7 horas dia. TPA de 50% semanal. A deficiente iluminação e cO2 e são os principais factor das algas...e no teu caso quase de certeza é esse o problema. Ao fertilizares por excesso estas a descartar carências de nutrientes. Ficas com o CO2 e Iluminação para acertar. Menos luz é o principal antidoto para as algas. O meu exemplo... aquário de 320l brutos, um igwami, apenas uso 2*80w (a calha é de 4*80w), chega e sobra para crescer as plantas. Abraços ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Vasco Ferreira Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 so vi agora as as fotos e a referencia a cianobacterias... se se trata mesmo de ciano..são bacterias e não algas, pelo que pelo estado q tens "a coisa" eritromicina para cima disso....e durante o tratamento aumentar a circulação. O que escrevi antes era referente a algas filamentosas e não bactérias (cianobactérias) ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luís Fortunato Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 Olá. Continuo na minha... aumenta os NO3. Em aquários maturados é mais ou menos assim: NO3=0 ppm e pouca circulação => Cianobactérias PO4=0 ppm => Filamentosas pretas (Black Beard Algae) Fe e outros micronutrientes em excesso => Greenspot Todas as outras algas são facilmente tratadas. Estas são, para mim, as mais chatas de resolver. Por isso, sinfoniza o fundo o melhor possível e tira os pedaços mais pequenos com uma escova de dentes antiga. Não sejas preguiçoso e mete mãos à obra. É uma alga chata de erradicar do aquário, mas não é impossível. Não controles apenas os nutrientes ou metas bichos no aquário e fiques à espera para ver se ela se vai embora. Tira-a tu... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
koyodu Publicado: Junho 10, 2010 Autor Publicado: Junho 10, 2010 so vi agora as as fotos e a referencia a cianobacterias...se se trata mesmo de ciano..são bacterias e não algas, pelo que pelo estado q tens "a coisa" eritromicina para cima disso....e durante o tratamento aumentar a circulação. O que escrevi antes era referente a algas filamentosas e não bactérias (cianobactérias) Ptuga... é cianobacteria, mas segundo o que eu li, não se consegue tratar da mesma forma que a cianobacteria verde a que estamos acostumados. Eritromicina pelos vistos nao iria adiantar de muito. Deixo aqui o unico link onde consegui informação sobre esta alga. http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://...%26tbs%3Disch:1 Olá. Continuo na minha... aumenta os NO3. Em aquários maturados é mais ou menos assim: NO3=0 ppm e pouca circulação => Cianobactérias PO4=0 ppm => Filamentosas pretas (Black Beard Algae) Fe e outros micronutrientes em excesso => Greenspot Todas as outras algas são facilmente tratadas. Estas são, para mim, as mais chatas de resolver. Por isso, sinfoniza o fundo o melhor possível e tira os pedaços mais pequenos com uma escova de dentes antiga. Não sejas preguiçoso e mete mãos à obra. É uma alga chata de erradicar do aquário, mas não é impossível. Não controles apenas os nutrientes ou metas bichos no aquário e fiques à espera para ver se ela se vai embora. Tira-a tu... Cumprimentos Luís Fortunato Luis, eu eu tenho todos os dias retirado aquilo que consigo desta alga... mas tu precisavas ver, no dia seguinte a alga cresce a olhos vistos, como se nunca tivesse sido retirada, nunca vi alga tao rapida em crescimento. Segundo o link que deixei atrás, diz que não devem ser feitas TPAs, que a unica forma de remover esta alga é, ou esvaziar o aquario e começar tudo de novo, ou não fazer TPAs, mas como disse atrás, tenho receio pela saude dos peixes Já consegui subir o NO3 e PO4 para 10ppm... Não vi o Fe, mas não tenho fertilziado com Fe pq li tb que na presença do mesmo ela se desenvolve mais Está-me a cansar sinceramente, está a levar-me a melhor. Tiro manualmente a alga, fertilizo... que mais posso fazer. Se não ligar as HQI será que ajuda? CumprimentosRui Alves
0ri0nte Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 ja experimentaste meter agua oxigenada numa seringa e seringar as zonas afectadas? normalmente resulta com as algas, com as ciano nao sei. Mete um bocado de agua oxigenada numa seringa, desliga a circulação de agua no aquario e seringa as zonas afectadas. abana depois ligeiramente a agua na zona onde seringaste. TPA de seguida e volta a ligar tudo. Pode ser que ajude...
Vasco Ferreira Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 viva.. vi por alto o link q me deste e estas ciano não são as comuns, mas n deixam de ser bactérias fotossintéticas e pelo que pesquisei este tipo de seres são gram-negativos, logo sensiveis à eritromicina. O luis deu-te umas dicas e tenta ir por ai...sp é um método menos agressivo, ms caso daqui a umas semanas n vejas resultados acho que n perdes em tentar E principalmente paciencia..muita paciencia. Abraços ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
koyodu Publicado: Junho 11, 2010 Autor Publicado: Junho 11, 2010 Una vez que aparece es difícil de erradicar.Los cambios de agua la hacen más fuertes. Si la intentáis eliminar manualmente y hacéis cambios de agua de hasta un 60%(comprobado por mi) veréis que en 15 minutos estarán todas burbujeando y creciendo a una velocidad endiablada. El apagado de las luces las reduce algo pero en cuanto se encienden vuelven a aflorar con fuerza(es el alga que yo he visto crecer con más fuerza de todas). La eritromicina no le afecta y las dos cosas a la vez tampoco. Traduzindo o que li em espanhol: Uma vez que as cianobacterias filamentosa aparecem, são dificeis de erradicar. As mudas de águas fazem-na mais fortes. Se tentarem eliminar manualmente e fazer mudas de água de cerca de 60%, vereis que em 15 minutos estarão todas a aparecer e a crescer a uma velocidade louca. Apagar as luzes, reduz alguma coisa, mas quando se voltam a acender, elas aflram com força (de todas, é a alga que eu vi crescer com mais força). A eritromicina não a afecta, e as duas coisas ao mesmo tempo também não. Soluções: - Fazer mudança de água total e limpar tudo muito bem ( das duas vezes que o fiz, numa eliminou-se completamente e na outra apareceu passado 10 dias) - Não fazer TPAS isso fará com que ela comece a diminuir o seu crescimento e colocar niveis optimos denutrientes E agora... faço as ditas tPAs ou não? CumprimentosRui Alves
Vasco Ferreira Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 http://webcache.googleusercontent.com/sear...=clnk&gl=pt aqui lês o contrario. a net é mesmo isto...uma soPA de informação. ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Luís Fortunato Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 Olá mais uma vez. Geralmente as ciano-bactérias são fixadoras de Azoto. Daí que seja comum elas aparecerem em força quando temos os NO3=0 ppm. Como já disse anteriormente, é difícil erradicar a alga, mas não é impossível. A ajudar à festa, ter bastante lixo no substracto onde elas aparecem faz com que seja mais difícil das erradicar. No caso de não usares substracto fértil, podes sempre sugar as algas e o substracto, e depois voltas colocar substracto (akadama ou outro) novo. É difícil limpar o substracto com a alga agarrada. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
koyodu Publicado: Junho 12, 2010 Autor Publicado: Junho 12, 2010 Olá mais uma vez. Geralmente as ciano-bactérias são fixadoras de Azoto. Daí que seja comum elas aparecerem em força quando temos os NO3=0 ppm. Como já disse anteriormente, é difícil erradicar a alga, mas não é impossível. A ajudar à festa, ter bastante lixo no substracto onde elas aparecem faz com que seja mais difícil das erradicar. No caso de não usares substracto fértil, podes sempre sugar as algas e o substracto, e depois voltas colocar substracto (akadama ou outro) novo. É difícil limpar o substracto com a alga agarrada. Cumprimentos Luís Fortunato Tenho substracto fertil... O NO3 já está nos 10ppm e o PO4 também. Bom se isto continua desisto mesmo. A ver vamos. CumprimentosRui Alves
Recommended Posts