Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal.

Tenho actualmente um aquário plantado de 39l com 9 peixes tropicais há cerca de 2 anos.

Há dias foi-me oferecido um outro aquário de 62l mas sem filtros, bombas ou aquecedor. Apenas com a iluminação.

A minha dúvida é a seguinte:

Tenho de montar um novo aquário. Tenho ainda substracto novo suficiente para o novo aquário, bem como fertilizante, o problema é que, normalmente deveria cicla-lo antes de introduzir os peixes. Comprei um produto (sera nitrivec) que supostamente vai acelerar o processo mas mesmo assim gostaria que me dessem uma sugestão de como montar e transferir os peixes e plantas com o minimo de perdas e danos possivel.

De notar que só tenho 1 filtro e 1 aquecedor... Sugestões...

:bs_quesexclaim:

Publicado:
Olá pessoal.

Tenho actualmente um aquário plantado de 39l com 9 peixes tropicais há cerca de 2 anos.

Há dias foi-me oferecido um outro aquário de 62l mas sem filtros, bombas ou aquecedor. Apenas com a iluminação.

A minha dúvida é a seguinte:

Tenho de montar um novo aquário. Tenho ainda substracto novo suficiente para o novo aquário, bem como fertilizante, o problema é que, normalmente deveria cicla-lo antes de introduzir os peixes. Comprei um produto (sera nitrivec) que supostamente vai acelerar o processo mas mesmo assim gostaria que me dessem uma sugestão de como montar e transferir os peixes e plantas com o minimo de perdas e danos possivel.

De notar que só tenho 1 filtro e 1 aquecedor... Sugestões...

;)

Na minha opiniâo deves de inserir o NITRIVEC... mas o mais importante é aproveitares o máximo de àgua do aquário mais pequeno.

Deves começar por plantar com pouca água nova e quando mudares os peixes adicionas a água do 1º aquário

Boa Sorte

Publicado:

Olá e bem vinda.

Para além do que já te disseram:

1 - As bactérias estão, como saberás, no filtro assim como no areão, o facto de mudares apenas a água não será suficiente, pelo que recomendo que uses o filtro tal como está, no novo aqua;

2 - O uso de aceleradores de bactérias é recomendável uma vez que precisas que não haja uma grande variação nos parâmetros da água;

3 - Como tens apenas um aquecedor, será conveniente fazeres a mudança num dia de calor assim como considerares colocar água aquecida, para que o choque não seja tão acentuado para os animais (verifica com o termómetro a temperatura);

4 - Qualquer mudança provoca stress nos animais, por isso deverás estar atenta a possiveis anomalias no comportamento dos animais e o surgimento de doenças.

Boa sorte.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!