snowgrill Publicado Maio 29, 2010 Publicado Maio 29, 2010 Olá pessoal. Tenho actualmente um aquário plantado de 39l com 9 peixes tropicais há cerca de 2 anos. Há dias foi-me oferecido um outro aquário de 62l mas sem filtros, bombas ou aquecedor. Apenas com a iluminação. A minha dúvida é a seguinte: Tenho de montar um novo aquário. Tenho ainda substracto novo suficiente para o novo aquário, bem como fertilizante, o problema é que, normalmente deveria cicla-lo antes de introduzir os peixes. Comprei um produto (sera nitrivec) que supostamente vai acelerar o processo mas mesmo assim gostaria que me dessem uma sugestão de como montar e transferir os peixes e plantas com o minimo de perdas e danos possivel. De notar que só tenho 1 filtro e 1 aquecedor... Sugestões... Citar
coelholuca Publicado: Maio 30, 2010 Publicado: Maio 30, 2010 Olá pessoal. Tenho actualmente um aquário plantado de 39l com 9 peixes tropicais há cerca de 2 anos. Há dias foi-me oferecido um outro aquário de 62l mas sem filtros, bombas ou aquecedor. Apenas com a iluminação. A minha dúvida é a seguinte: Tenho de montar um novo aquário. Tenho ainda substracto novo suficiente para o novo aquário, bem como fertilizante, o problema é que, normalmente deveria cicla-lo antes de introduzir os peixes. Comprei um produto (sera nitrivec) que supostamente vai acelerar o processo mas mesmo assim gostaria que me dessem uma sugestão de como montar e transferir os peixes e plantas com o minimo de perdas e danos possivel. De notar que só tenho 1 filtro e 1 aquecedor... Sugestões... Na minha opiniâo deves de inserir o NITRIVEC... mas o mais importante é aproveitares o máximo de àgua do aquário mais pequeno. Deves começar por plantar com pouca água nova e quando mudares os peixes adicionas a água do 1º aquário Boa Sorte Citar
João Paulo Viegas Publicado: Junho 1, 2010 Publicado: Junho 1, 2010 Olá e bem vinda. Para além do que já te disseram: 1 - As bactérias estão, como saberás, no filtro assim como no areão, o facto de mudares apenas a água não será suficiente, pelo que recomendo que uses o filtro tal como está, no novo aqua; 2 - O uso de aceleradores de bactérias é recomendável uma vez que precisas que não haja uma grande variação nos parâmetros da água; 3 - Como tens apenas um aquecedor, será conveniente fazeres a mudança num dia de calor assim como considerares colocar água aquecida, para que o choque não seja tão acentuado para os animais (verifica com o termómetro a temperatura); 4 - Qualquer mudança provoca stress nos animais, por isso deverás estar atenta a possiveis anomalias no comportamento dos animais e o surgimento de doenças. Boa sorte. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts