Recommended Posts

Publicado

Boas

Após uma breve busca (provavelmente breve demais) não encontrei nenhuma solução para este problema.

Comecei a plantar o meu aquário apenas para descobrir que é uma forma algo cara de alimentar o limpa-vidros. Reparei que o bicho em questão se "apaixonou" pela planta mais catita (e única onde ele se pode fixar) e que a está a comer lentamente. Informei-me e comprei uns comprimidos de matéria vegetal para peixes com ventosa e peixes de fundo.

Hoje coloquei uma das ditas pastilhas e o limpa vidros ignorou totalmente a dita, continuando calmamente a comer as plantas.

Eu sei que é um pouco cedo dado que hoje foi o primeiro dia que pus a pastilha, mas alguém tem alguma sugestão para este caso? Palpites, dicas e experiências são bem-vindas.

Obrigado e um abraço molhado com PH neutro para a malta do forum. :roll:

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Tens a certeza que ele está mesmo a comer a planta?

É que ele pode estar a comer as algas sobre a planta!

O problema é que existem "limpa-vidros" cujos dentes ao limparem a planta de algas também "limpam" a planta...

Ajudava de facto se soubesse o nome cientifico do teu "limpa-vidros"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Parece-me um pleco comum, tem uma coloração tipo leopardo. Ando para pôr aqui fotos do meu aquário, mas a camara não ajuda. Vou ver se tiro as fotos hoje.

Em relação a ele comer de facto a planta, nunca tive algas no meu aquário. Reforcei a iluminação e só agora apareceram algumas na decoração. Coloquei as plantas e o limpa-vidros fascinou-se de imediato por uma planta, a única vermelha e de folha larga ainda antes do aparecimento das algas. Ontem fiz uma poda das folhas mortas e levei uma dessas folhas a uma loja onde sou cliente e perguntaram-me se eu tinha um limpa-vidros, e que provavelmente não tinha vegetais suficientes no aquário. Tenho confiança na pessoa que me atendeu, no entanto o bicho ignorou o dito comprimido.

Vai daí pus-me a observar o limpa-vidros e apanhei-o em flagrante delito, pendurado no caule que já está branco e não vermelho.

Vou tentar arranjar as fotos.

Vlad!

Publicado:
(...)

Em relação a ele comer de facto a planta, nunca tive algas no meu aquário.  

(...)

e perguntaram-me se eu tinha um limpa-vidros, e que provavelmente não tinha vegetais suficientes no aquário.  

E está tudo dito não é?

Os bichitos comem algas, porque a alimentação deles é "verde". Se não têm algas para comer o substituto mais próximo serão pois claro as plantas :)

O comprimido para eles é capaz de não lhes "dizer" nada, pelo menos enquanto não se habituam, se calhar depois só querem o comprimido e algas que as comas tu :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Tens toda a razão Darius...

Ouvi dizer que a massa encefálica que temos deve servir para qualquer coisa... vai daí dei qualquer coisita para distraír os outros peixes depositei o segundo comprimido perto da planta. Cinco minutos depois lá estava o pleco de volta dele, sugando-o alegremente.

Voltei a vê-lo perto de cerâmicas que têm algumas algas, mas que eu tenha visto não tocou na planta. Pode ser que esta se salve.

Já me tinham dito para quando detectar um problema num aquário, reagir e dar tempo ao tempo... se calhar coloquei este tópico sem necessidade. Obrigado pela vossa ajuda, vamos ver o que acontece.

Vlad!