Recommended Posts

Publicado

Boas, tenho platys já há alguns meses! Mas tenho uma duvida !Qual a melhor temperatura para criar platys?

"4,26, 28 c ?

Disseram-me que para criação o melhor é a 28c!È mesmo verdade ou será demais!? :P

Publicado:

Boas!

Acho que 28ºC não é a temperatura mais correcta para manter platis, na minha opinião.

A temperatura ideal para a espécie é de 18 a 25ºC segundo o site www.viviparos.com.

Cumps.

João

Publicado: (editado)
Acho que 28ºC não é a temperatura mais correcta para manter platis, na minha opinião.

A temperatura ideal para a espécie é de 18 a 25ºC segundo o site www.viviparos.com.

Boas

Platis são peixes tropicais. Então a temperatura ideal seria 26C. Use termostato e não os deixe morrer de frio!!! :alberteinstein: Ou de íctio!!!

cumps.

Jaqueline

Editado por Jaque
Publicado:

boas

deixo aqui um tópico escrito na ficha platy aqui do forum

Temperatura: Apesar de suportarem outras temperaturas, é aconselhável mantê-los a temperaturas entre os 22ºC e os 27ºC. A temperatura irá acabar por influenciar as suas taxas metabólicas e quanto mais alta esta for (dentro de determinados limites) mais rapidamente os alevins se irão desenvolver e menor será o tempo de gestação das fêmeas, mas em consequência a longevidade do peixe também será afectada podendo este ter uma vida mais curta.
.

por isso é melhor colocares meio termo

• 2 semanas depois...
Publicado:

devido a doenças e parasitas que podem por 1 ponto final na vida de vivíparos como os platys, penso que o mais correcto seja entre 27ºC a 28ºC

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Publicado:

rikardo não são discos :)

a temperatura ideal para os manteres será por volta dos 24 ou 25ºC...

no vivíparos.com essa temperatura ideal aprece realmente mas se reparares na tabela abaixo o valor 26ºC já vem aparecer...

talvez possa ter sido equívoco...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Publicado: (editado)

Se tomares um pouco de atenção as doenças em vivíparos aparecem com mais de frequência a que temperaturas? A partir de que temperaturas é que certas patologias e bactérias deixam de se manifestar? espero ter esclarecido bem o meu ponto de vista.

A redução do tempo de vida dos vivíparos pelo aumento do seu metabolismo e progressivo envelhecimento não me chateia desde que sejam saudáveis e se reproduzam, melhor que ter doenças e bactérias a matar-me a fauna e empestar a agua do aquário...

E mais os discus mantém-se entre 30 a 32ºC, nunca 27-28ºC.

A titulo de exemplo, vamos falar de Ictio a que temperatura se manifesta? Igual ou menor que 26ºC. A partir de temperaturas o ictio deixa de se manifestar? igual ou maior de 28ºC.

Espero não restarem duvidas com a minha intervenção.

Editado por rikardo_stb_21

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Publicado:
Se tomares um pouco de atenção as doenças em vivíparos aparecem com mais de frequência a que temperaturas? A partir de que temperaturas é que certas patologias e bactérias deixam de se manifestar? espero ter esclarecido bem o meu ponto de vista.

A redução do tempo de vida dos vivíparos pelo aumento do seu metabolismo e progressivo envelhecimento não me chateia desde que sejam saudáveis e se reproduzam, melhor que ter doenças e bactérias a matar-me a fauna e empestar a agua do aquário...

E mais os discus mantém-se entre 30 a 32ºC, nunca 27-28ºC.

A titulo de exemplo, vamos falar de Ictio a que temperatura se manifesta? Igual ou menor que 26ºC. A partir de temperaturas o ictio deixa de se manifestar? igual ou maior de 28ºC.

Espero não restarem duvidas com a minha intervenção.

lamento discordar mas o ictío aparece sim se o peixe não estiver bem imunológicamente...a temperatura apenas influencia no número de germes que estarão presentes no aqua... eu mantenho os meus guppies entre os 23 e os 26 e nunca tive problemas de íctio...e se a início tive problemas com parasitas foi porque os lancei para lá sem o ciclo feito...

logo o ponto aqui é a longevidade dos teus animais..eles reproduzem em qualquer temperatura...os meus guppies lançaram filhotes no inverno com a temperatura do aqua a 22º e está aqui uma ninhada bem bonita :P...se quiseres infestação de platys aumentas a temperatura e passados um mês és capaz de em vez de 5 ter 40 ou mais...diminuis a temperatura e esse tempinho aumenta um pouco, em compensação o peixe vive mais tempo..logo, o que eu faço é brincar com as temperatura e simular as subidas e descidas conforme as épocas do ano..inverno mantenho a 21/22/23º e verão sobe para 25/26/27º

abraço

João Rebelo

• 2 semanas depois...
Publicado:

ricardo (apesar da demora) eu percebi o teu ponto de vista e percebi a tua intervenção...

Mas a temperatura ideal para manter qualquer espécie não depende das temperaturas a que se desenvolvem mais ou menos cada doença...

Ou seja, a temperatura, no meu ponto de vista pode ser 24ºC e essa até ser a temperatura a que uma determinada doença se desenvolva mais rápido...mas não deixa de ser a temperatura indicada para essa espécie...

enfim acho que também percebeste o que quis dizer...

epa eu de discOs não percebo nadinha surprised

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Publicado:

Boas

Os peixes em suas espécies nativas ou não domésticas (vivendo na natureza, no ambiente onde se originaram) são mais resistentes a baixas temperaturas.

As linhagens de platys que mantemos em cativeiro / aquário perderam parte de sua resistência. Portanto é bom não abusar: não devemos manter os platis em temperaturas abaixo de 25 C.

cumps.

Jaqueline

Publicado:

boas eu tenho o mu aqua a temperatura de 27/28º e esta segunda demadrugada acabaram de me nascer mais 38 platys.

esta ja e a segunda vez que a minha platy pariu. da primeira nao dei pelos sinais e so ficaram 3 alvins pois os outros foram comidos. estes agora estam na maternidade ate terem tamanho suficiente para irem para junto dos outros

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

hhhhh.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:
boas eu tenho o mu aqua a temperatura de 27/28º e esta segunda demadrugada acabaram de me nascer mais 38 platys.

esta ja e a segunda vez que a minha platy pariu. da primeira nao dei pelos sinais e so ficaram 3 alvins pois os outros foram comidos. estes agora estam na maternidade ate terem tamanho suficiente para irem para junto dos outros

Olá a todos :roflroll2:

Acho que nunca chegaremos a um consenso já que cada um pensa diferente. Convido a todos a mostrarem fotos dos seus aquários de platys. :smile2: Que cada um coloque uma foto de cada aquário, já basta.

Obrigada

Jaque