Riskas Publicado Maio 27, 2010 Publicado Maio 27, 2010 boas como sou novo nestas andanças gostaria que me dessem uns topicos sobre o co2 e mesmo preciso ter tenho um aqua de 50ltr e arranjei um colega que me vendeu(quase dado) 30€ um de 300ltr e embora estabilizado ainda tenho que melhorar o layout e nao entendo bem isso do co2 Citar
Pedro Rosa Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 boascomo sou novo nestas andanças gostaria que me dessem uns topicos sobre o co2 e mesmo preciso ter tenho um aqua de 50ltr e arranjei um colega que me vendeu(quase dado) 30€ um de 300ltr e embora estabilizado ainda tenho que melhorar o layout e nao entendo bem isso do co2 Boas, Se quiseres fazer um aquário com muitas plantas precisas *mesmo* de CO2. Eu não coloquei no primeiro mês e quando o meti vi as diferenças (foram-se a maior parte das algas... as filamentosas foram todas à vida)... mesmo assim estava a dosear pouco pq assim que aumentei (para que o drop checker ficasse mesmo verdinho claro) voltei a ver as diferenças, principalmente nas plantas mais dificeis, como as que se utilizam para tapete. Tambem depende se utilizas muitas plantas de rápido crescimento, que te consomem nutrientes e CO2, por isso as outras já não têm para elas. O proprio Tom Barr diz que os problemas de falta de crescimento ou folhas danificadas, amareladas, etc, são em cerca de 90-95% dos casos falta de CO2 (a fonte está no link abaixo). Eu estava com essa duvida (se estava a dosear CO2 que chegasse) e comprei um teste de ferro (tinha só outros cinco e estava a pensar que a "Cuba" não crescia por falta de ferro) e até cheguei à conclusão que tinha ferro a mais no aquário... ou seja, estava à beira de tornar a água perigosa aos próprios peixes e nada favorável às plantas. Por isso, CO2 e testes com fartura (porque o PH pode baixar muito). ATENÇÃO que se doseares demais vais ter consequencias em cerca de 1 a 2 horas, pelo que convem estares com atenção ou comecares a dosear pouco e ter paciencia (foi o que fiz). Vê isto sobre o método EI onde se fala muito de CO2. Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Vasco Ferreira Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 (editado) Viva.... n sei bem onde leste isso no link que inseriste... ele diz lá que 90-95% dos casos de algas se devem a mau uso do CO2...normalmente falta de, ou má distribuição relativamente à quantidade de luz e fertilização que usamos. É falso que necessites de CO2 para fazer um plantado... e já que falamos do TBarr ele próprio tem um método com o nome de "não CO2". Ao não usares CO2 a única coisa que vai diferir é a velocidade de crescimento, que segundo o próprio, é bem mais lenta (se n estou em erro 10 a 15x). Ou seja imagina que queres construir um plantado e que usando CO2 demora 3 meses a chegar "ao ponto", sem CO2 .....bem faz as contas . Se o inglês n é problema para ti lê este tópico: http://www.barrreport.com/showthread.php/2...Non-CO2-methods Lê e vais ver como é possível teres um aquário com plantas, com peixes, virtualmente sem mudas de água (2-3 por ano) e sem algas. Basta um pouco de fertilização, bom substrato fertil pouca luz, começares com bastantes plantas, n fazeres trocas de água e teres uma filtração decente. Ps - tópico no sitio errado Abraços Editado Maio 27, 2010 por Ptuga Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Recommended Posts