Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Antes de mais, e como é a primeira vez que aqui escrevo (apesar de já andar a ler algumas coisas muitíssimo interessantes por este fórum há algum tempo...), vou apresentar-me (espero que não haja problema em fazê-lo neste local....).

Chamo-me Ricardo, sou eborense, tenho 23 anos e sou estudante universitário. Já há algum tempo que quero ter um aquário mas as condições nunca foram muito propícias a que tal acontecesse...

Como não sou de ficar parado, e tenho pensado muito no assunto, lembrei-me de uns vidros que tinha pela garagem há uns aninhos bons e fui à procura deles. Apesar de muitos estarem rachados ou com os cantos estragados, ainda "desencantei" 20 placas de 25x25 e 10 placas de 25x32/25x35 (não me recordo bem...). Julgo que o vidro tem 3 mm de espessura.

Quero com isto dizer que tenciono construir o aquário com estes vidros. Estou a pensar utilizar três placas das maiores (25x32/25x35) e duas das mais pequenas (25x25), o que dará um aquário com 20l (no caso de ficar 32x25x25) ou um aquário com 21,875l (no caso de ficar 35x25x25) - brutos. Estou certo?

Tenho em casa, também, dois filtros internos (que me deram - velhos - acerca dos quais não vos sei dizer muito pois estão ambos muito gastos...um deles é da marca Eheim, o outro nem a marca está visível, tal não é o uso que tem...). Ainda assim, pelo que me apercebi (passei numa loja e perguntei), ambos funcionam correctamente. Limpei-os, liguei-os e ambos estão prontos a usar (irei colocar fotos de cada um deles assim que conseguir, até porque gostava de obter ajuda na identificação do modelo, para poder saber mais acerca das suas características).

Gostaria de colocar Guppy, Neon, Corydora e alguns invertebrados (adoro os Anentome Helena e os Crystal Red - aceito sugestões).

As minhas dúvidas são as seguintes:

•Que flora acham mais adequada, tanto em relação ao tamanho do aquário como à fauna que gostaria de lá colocar?

•Que substrato deverei usar (já de acordo com a flora que me sugerirem)?

•Precisarei de uma calha ou um candeeiro “normal” com uma lâmpada de 15/20/25W servirá? Sei que a potência da lâmpada depende, também, da flora que lá colocar…mesmo por isso coloco a dúvida.

•Que fauna me aconselham? Que quantidade?

•Quanto ao filtro, pretendo utilizar um dos dois que tenho. No entanto, gostaria de saber que material filtrante deverei colocar nele e se teria alguma vantagem em construir uma SUMP para este aquário.

•Quanto ao CO2, queria saber se vou precisar de um difusor ou não, pois ainda não percebo muito disso…

Agradeço a vossa atenção e fico a aguardar pela vossa ajuda.

Ricardo

Editado por RicardoMonginho

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Publicado:

Olá a todos novamente,

Acabei de comprar algumas coisinhas para "enfeitar" o aquário:

- material para fazer a calha (uma questão - estou a pensar comprar uma lâmpada das económicas, Philips, que simula a luz do dia, com 5W=25W [não me souberam dizer quantos kelvin]: será potência a mais para a capacidade do aquário?)

- silicone para colar os vidros do aquário (Bostik 2685, neutro - alguém me sabe dizer se serve ou se virei a ter problemas? Não fala em fungicidas...)

Alguém que dê uma mãozinha...estou cheio de vontade de começar o projecto, mas preciso de ajuda nalguns (muitos) pormenores.

Obrigado.

Ricardo

haiohasgtuasdyi.jpg

Publicado:

Olá a todos,

Acabo de chegar a casa e estive a medir os vidros. As dimensões serão as seguintes: 33,5x24,5x24,5- 20l.

Alguém me dá uma ajudinha com as questões que coloquei, por favor?

Ricardo

haiohasgtuasdyi.jpg

Publicado:

Olá parece que me vou estrear :)

ora, se é o teu primeiro aquario, acho que devias optar por algo maior, e eu vou-te dizer o porque..

quanto mais pequeno um aquario mais dificil de manter, menus agua tem, consequentemente, "as asneiras" que fizeres vao ser mais prejudiciais, devido a pouca agua....os parametros da agua sao mais susceptiveis a variaçoes..

para alem de um aquario maior te dar mais espaço de manobra no que toca a plantas, peixes e manutençao, pois num aquario de maior porte a manutençao é muito mais "folgada" que num aquario pequeno...

eu aconselharia um aquario de 60x30x30, que ja leva 54L uteis, o dobro do que pensas montar, e este sim ja daria para teres qualquer coisa :excl:

mas se realmente queres seguir em frente com esse aquario, entao vou-te tentar responder a algumas coisas (apesar de nanos nao ser experiente)

•Que flora acham mais adequada, tanto em relação ao tamanho do aquário como à fauna que gostaria de lá colocar?

eu usaria, anubias barteri "nana" (as nana sao as mais pequenas), fetos de java ...

•Que substrato deverei usar (já de acordo com a flora que me sugerirem)?

as anubias e os fetos sao famosos por se puderem plantar em pedras e troncos, teem essa facilidade, por isso basta-te uma pedra ou um tronco que tens o "substracto" feito, é de salientar que quanto mais rugoso for mais facilmente as plantas o agarram...

•Precisarei de uma calha ou um candeeiro “normal” com uma lâmpada de 15/20/25W servirá? Sei que a potência da lâmpada depende, também, da flora que lá colocar…mesmo por isso coloco a dúvida.

as potencias mencionadas estao boas, sendo a regra de 1/0.5 W/litro, e as plantas que te mencionei sao de exigencia fraca tanto de iluminaçao como de manutençao

•Que fauna me aconselham? Que quantidade?

aqui é que ja nao te sei responder bem, mas segundo o que tenho visto, quem tem nanos, costuma meter camaroes, caracois..tens os famosos red cherrys (sao camaroes vermelhos pequenos)

•Quanto ao filtro, pretendo utilizar um dos dois que tenho. No entanto, gostaria de saber que material filtrante deverei colocar nele e se teria alguma vantagem em construir uma SUMP para este aquário.

na minha opiniao a sump era uma vantagem, aumentaria a litragem do aquario..

podes utilizar esponjas, ceramicas (estas serviram para as bacterias beneficas do aquario se alojarem) e lã filtrante....

nao sei se já sabes, contudo isto pode ser util a alguem..

As bacterias beneficas do aquario, sao responsaveis por decompor a materia organica (restos de comida, fezes dos peixes, folhas mortas) em amonia, esta é bastante toxica para os peixes, que por sua vez é transformada em nitritos, consequentemente, nitratos....estes nitratos uma certa parte, vai para as plantas, diminuindo a toxicidade da agua....contudo isto nao chega para nos livrarmos dos nitratos, e aí teremos que fazer tpa's (trocas parciais de agua) que irá renovar a agua em nutrientes.

•Quanto ao CO2, queria saber se vou precisar de um difusor ou não, pois ainda não percebo muito disso…

sendo o teu primeiro aquario acho que deverias optar por algo simples sem grandes complexidades, por isso Co2 é dispensavel, ainda por cima com plantas de tao pouca exigencia...

se ainda ouver duvidas apita :D

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Só uma observação quanto as lâmpadas não podem ser "normais" incandescentes, tem de ser "normais" florescentes.

De resto o viper já te deu uma ajuda.

Fauna com essa litragem ficava por uns quantos camarões, ou alteras a filtragem para um simples filtro de esponja e metes um beta, mas só um.

Publicado: (editado)

Olá,

Antes de mais, agradeço muito a ajuda pessoal.

Viper, quanto ao tamanho do aquário não tenho muito a fazer, uma vez que são os únicos vidros que possuo, neste momento e, ainda que quisesse fazer um aquário maior, depois não teria um móvel onde o colocar...realmente queria um maior...mas neste momento não tenho como :)

Quanto à flora que sugeriste, devido à dimensões diminutas do aquário, penso que irei colocar 1 pé de Anubia Barteri var. Nana. No entanto, gostaria de fazer um "pequeno tapete"...penso colocar a Anubia do lado direito do aquário - agarrada a uma pedra (utilizando a "regra de ouro"), e o "tapete"(para o tapete pensei utilizar Taxiphyllum Barbieri (Vesicularia)) a cobrir o lado esquerdo quase completamente, pois também gostaria de colocar duas "bolinhas" de Cladophora Aegagrophila (talvez a uns 7/8cm do vidro. O que acham da flora que estou a pensar colocar? Penso que talvez isto possa vir a mudar um pouco a ajuda que me deste acerca do substrato, não? O que me aconselham assim?

Já agora, se alguém tiver alguma destas plantas e quiser oferecer/vender, agradeço muito...

Onde é que poderei comprar a flora que referi? Vi pormenores no site da Tropica, mas não faço ideia como encomendar de lá...

Acho que vou apostar nos Red Cherry, como sugeriste. Também por isso gostaria de colocar a Cladophora, li que eles gostam...

Tenho uma dúvida relativamente à SUMP: terei de colá-la ao aquário?

Posto isto, e de acordo com a flora que pretendo colocar, mantém-se a não necessidade de utilizar CO2 ou preciso tratar do assunto? Já agora, caso seja preciso tatar do assunto, alguém me poderia indicar o que me fará falta, por favor? É que não faço mesmo ideia...se fosse possível indicarem-me todas as partes necessárias ao funcionamento do aparelho do CO2 eu agradecia-vos muito (desculpem lá estar a ser tão chato...mas gostava de fazer o melhor que soubesse e cometer o mínimo de erros possível...)

Quanto à ajuda do soulsurf3r, só queria pedir que me explicasses a diferençaentre esses dois tipos de lâmpadas...estou confuso em relação a isso...

Agradeço uma vez mais a todos a ajuda.

Cumprimentos.

P.S.: Já estou a construir a calha para iluminação (daí a questão das lâmpadas soulsurf3r...). Tenho estado a tirar fotos ao processo. Brevemente postarei na secção DiY. bigsmile

Editado por RicardoMonginho

haiohasgtuasdyi.jpg

Publicado: (editado)

relativamente á sump, pode ou nao estar colada ao aquario, mas nao precisas de colar, basta utilizares 2 bombas para tirar e voltar a meter a agua do aquario...

quanto ao Co2, na minha opiniao nao precisas, mas se tiveres, claro que todas cresceram mais e melhor :bs_quesexclaim:

porem num aquario dessa litragem nao sei se será o melhor, visto que ja tem pouco espaço estar a "apetrecha-lo" com maquinaria e tudo mais , cada vez se tem menus agua....

quanto aos tapetes, nao conheco essas plantas por isso nao posso opinar....mas há quem faça esses tapetes com musgo de java e que tenha sucesso, claro que é indespenavel umas boas podas de vez enquando, mas nao é impossivel ;)

edit- ai ai rapaz pesquisa tambem..googlaaa xD

incandescentes sao as lampadas normais as da sala por exemplo..com casquilho grosso ou fino...florescentes sao aquelas que normalmente temos na cozinha, fininhas e brancas e compridas...

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!