Recommended Posts

Publicado (editado)

Tenho bacopa monnieri no meu aquário e tenho notado que nas zonas mais altas das plantas as folhas tomam uma coloração castanha avermelhada. A textura das folhas é normal ou seja o unico problema que noto é mesmo na coloração.

Tenho substrato fértil ( JBL Manado). O aqua tem 33 Litros e 26W de iluminação.

Este sintoma deve-se a falta de nutrientes?

01062010295.jpg

Cumprimentos

Editado por exman

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Publicado:

Nenhuma ideia?

Cumprimentos

Renato Ferreira

Publicado:
Nenhuma ideia?

Cumprimentos

nada a te preocupares. isso é perfeitamente normal. é resultado de uma iluminação forte que provoca essas alterações na coloração. na minha opinião acho que fica giro por ficar com duas tonalidades. só acontece nas folhas mais à superficie onde a luz é mais intensa e desde que não haja sombra provocada por outras plantas.

preocupa-te é quando as folhas envelhecem prematuramente, caem ou então ficam todas furadas. isso sim é que é resultante de deficiencias de nutrientes

abraço e bons plantados

Publicado:

Humm afinal nao há sinal para alarme. Tenho Também outra dúvida...as minhas cabombas estao a ficar com os caules finos e castanhos e a certa altura soltam-se do resto da planta...

Isto deve-se a quê?

Renato Ferreira

Publicado:

Para já isso não é Bacopa monierii. Isso é Bacopa caroliniana.

Dado isso, direi mesmo que essa é a cor natural dessa espécie de bacopa sob boas condições de iluminação e fertilização. Essa especie é linda, pena só ser de crescimento relativamente lento, tal como a monierii

Publicado:
Para já isso não é Bacopa monierii. Isso é Bacopa caroliniana.

Dado isso, direi mesmo que essa é a cor natural dessa espécie de bacopa sob boas condições de iluminação e fertilização. Essa especie é linda, pena só ser de crescimento relativamente lento, tal como a monierii

Julgava que era Monnieri. Já fiquei a saber a verdadeira identidade nesse caso ;)

Renato Ferreira

Publicado:
Humm afinal nao há sinal para alarme. Tenho Também outra dúvida...as minhas cabombas estao a ficar com os caules finos e castanhos e a certa altura soltam-se do resto da planta...

Isto deve-se a quê?

cabomba ou cabomba caroliniana?

pergunto visto que a cabomba caroliniana é mais fragil e necessita de mais cuidados que a cabomba normal. aliás, a cabomba normal é uma planta td o terreno... não enraiza (logo substratofertil... para quê?!), não necessita de grande luz, a nivel de falhas de fertilização é das que menos se ressentem... até num balde num alpendre podes fazê-la crescer!

Publicado: (editado)

Jovem, uma coisa é a Caboma caroliniana, outra coisa é a Bacopa carolininana, plantas totalmente dispares. O Epiteto especifico apenas denomina uma especie dentro do Genero, e não o contrário. Podes ter N especies terminadas em caroliniana, e no entanto serem todas diferentes, pois para cada género, existe apenas uma especie que se pode chamar caroliniana (tecnicamente não é bem assim, logo que entras no reino das sub-especies, mas isso é pouco importante para o caso). Como o Género Cabomba e o Genero Bacopa são diferentes, a C. caroliniana, e a B. caroliniana, são especies diferentes, algo que podes perceber pela sua fisionomia, e comportamento.

Quanto ao que disseste, não deves estar a falar das mesmas cabombas que eu tenho. A cabomba "normal" RESSENTE-SE com falta de luz e falta de fertilização. É normalmente vendida como planta para principiantes, mas nem sempre é o caso, pois apesar de um inicio mais ou menos auspicioso, a planta rápidamente irá morrer se as condições não forem do seu agrado, luz q.b., e fertilização equilibrada.

Por Cabomba normal, presume-se que falas da Cabomba caroliniana, que é de todas as cabombas a mais facil de manter, mesmo esta espécie lucra de um bom substrato fértil, e se deixares de adubar e dar boa luz, vais ver a planta a começar a definhar logo que as suas reservas de nutrientes e energia se esgotem. Quanto ás outras espécies de cabomba nem vale a pena tentar se não se consegue manter a carolininana em condições, pois são bem mais exigentes.

Editado por gervas
Publicado:

Vou colocar uma foto em breve para ser mais concreto. Sou novato nos plantados e posso estar a confundir os nomes das plantas.

De qualquer forma obrigado pelas explicações.

Cumprimentos

Renato Ferreira

Publicado:

pronto'

Mas sendo assim não sabem mesmo do que se trata o problema dos caules das minhas cabombas?

Renato Ferreira