Recommended Posts

Publicado

Olá!

Comprei hoje 2 ampulárias... mas não deu uma hora depois de estarem no aquário, para elas se enterrarem... isto é normal? o problema é que no meu aquário eu uso areia de filtro de piscina e abaixo humus de minhoca... elas não podem fazer eles se desenterrarem?

Obrigado!

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boas,

As minhas fazem o mesmo de dia, mas de noite andam pelo aqua que nem doidas.

Penso que seja normal, até porque as minhas andam a pôr ovos e alimentam-se normalmente; mas pode ser que mais alguém responda à questão.

podes sempre lêr isto:

"Enterra-se total ou parcialmente na lama e entra num estado de "hibernação", até que as condições melhorem" texto retirado desta parte do forum http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72920

Editado por lenac

Cumps. e boa aquariofilia

lenac

Acho que é normal, no aquário do meu padrasto ele mete para dentro do aquário essa bicharada que toda a gente diz ser praga. Durante o dia é como se não estivessem lá mas durante a noite vem todos ao decima e lá anda o bótia à caça deles(não são ampulárias mas penso que façam a mesma coisa).

Não sei se era isto que querias saber mas também não percebi bem a pergunta "elas não podem fazer eles se desenterrarem?"

Editado por filipegordo

caro filipe... isso que falas nada tem a ver com ampularias. Até fico chocado de comparação tão absurda entre uma ampularia e uma physa. são animais distintos, a unica coisa que os une é o facto de serem ambos moluscos. É o mesmo que dizer que um ser humano e um porco são a mesma coisa e tem o mesmo comportamento. Mas um ser humano e um porco só respiram ar. Uma ampularia respira debaixo de agua e respira ar, um physa apenas respira ar.

Ampulária:

Kingdom: Animalia

Phylum: Mollusca

Class: Gastropoda

(unranked): clade Caenogastropoda

informal group Architaenioglossa

Superfamily: Ampullarioidea

Family: Ampullariidae

Genus: Pomacea

Subgenus: Pomacea

Species: P. bridgesii

Caracol Physa

(unranked): clade Heterobranchia

informal group Pulmonata

informal group Basommatophora

clade Hygrophila

Superfamily: Planorboidea

Family: Physidae

Subfamily: Physinae

Tribe: Physini

Genus: Physa

Ser humano

Phylum: Chordata

Class: Mammalia

Order: Primates

Family: Hominidae

Subfamily: Homininae

Tribe: Hominini

Genus: Homo

Species: H. sapiens

Porco

Phylum: Chordata

Class: Mammalia

Subclass: Theria

Infraclass: Eutheria

Order: Artiodactyla

Family: Suidae

Subfamily: Suinae

Genus: Sus

por acaso nunca observei esse comportamento de se enterrarem. Tenho outros que se enterram (Nertinas, tylomelania e anentome helena), mas ampularias nunca vi fazerem isso. Mas a resposta penso que está no post da lenac. Já tive ampularias a hibernar pelo simples facto de sairem do aquario... logo deve ser isso o que se entende por lama... ou seja, na ausencia de água.

Também nunca observei o facto das ampularias estarem mais activas de noite e menos de dia. Mas já li algures isso, e lembro, porque achei estranho.

Editado por Quo

não. Os physa aguentam 10 horas debaixo de água, mas precisam de vir à superficie respirar.

Caracol Physa

(unranked): clade Heterobranchia

informal group Pulmonata <--- ou seja têm pulmões.

informal group Basommatophora

clade Hygrophila

Superfamily: Planorboidea

Family: Physidae

Subfamily: Physinae

Tribe: Physini

Genus: Physa

Editado por Quo
Publicado:
Olá!

Comprei hoje 2 ampulárias... mas não deu uma hora depois de estarem no aquário, para elas se enterrarem... isto é normal? o problema é que no meu aquário eu uso areia de filtro de piscina e abaixo humus de minhoca... elas não podem fazer eles se desenterrarem?

Obrigado!

Boas amigo, o teu receio ja foi o meu, referes-te a exposição do humos pela remoção da areia pelas ampularias, neste caso resolverias o problema se a camada por cima do humos fosse um pouco mais alta.... as ampularias costumam se enterrar em areia, e fazem-no com mais frequência por vezes quando pretende repousar, se não se sentirem seguras iram cobrir ate uma grande parte da carapaça por baixo da areia... já visualizei ampularias em aquário de ciclideo africano e elas pelos vidros solo e rochas arrasam a superfície a carapaça sempre com os tentáculos dentro da concha e fartaram-se de se enterrar por vezes deixando pouca parte da carapaça acima da areia... não terás nenhum peixe ameaçador ou que ande sempre a bicar nas ampularias? a mim parece-me ser essa a causa do problema.... quando se sentem bem seguras da pa ver os seus tentáculos bem ora das conchas e bem esticados...

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###