Efeito de lupa

isaldo

Recommended Posts

Boas noites, em primeiro lugar queria felicitar-vos pelo vosso forum.

Não tenho muita experiência em aquarios pelo que estou aqui para ganhar algum conhecimento.

Estou a dar os primeiros passos na montagem de um aquario com 100*50*60, este já está colado e posto no lugar.

Podem ver nas fotos...

IMG_8215.jpg

IMG_8217.jpg

Fica embutido na parede com acesso pelo lado de fora da casa onde coloquei uma porta de tapa sol...

No entando ao encher de água reparei que este fica com um efeito de lupa, o vidro de trás fica como redondo e o aquario fica com um aspecto muito mais pequenho.

Alguém sabe a que se deve este problema?!?

Desde já muito obrigado pela vossa atenção.

Partilhar nas redes sociais

olha, n sei porque desse efeito, mas esse aquario ao pé da janela não vai ter bom fim... vais ter algas com fartura e variações de temperatura quase de certeza.

Editado por Lilyanna

boas,

esse efeito pode ser normal, daí o costume de muitos fazer a tal inclinação de traz para a frente..

como já foi dito ao pé da janela.. :) só se não apanhar luz directa é que te podes safar.. assim como por detraz acho que seria melhor ficar muito bem fechado, sem entrada de luz nem de ar.. assim iria criar variações de temperaturas indesejáveis.

Atrás fica escuro ou com luz ?Pode ser disso talvez,sei lá.Nunca tinha visto isso.

Sobre as algas,umas cortinas deve resolver o problema,creio eu.

Boas, desde já obrigado pela vossa atenção.

Quanto á janela eu penso que com cortinados não vai apanhar luz directa, a parte de trás do aquario é com uma porta de tapa sol como podem ver na 2º foto, entra alguma claridade e algum vento mas sempre posso tapar as portas por trás...

Pelo que percevi tu tens acesso ao aquario pelo lado de fora da casa??

Numca tinha visto algo parecido.

Uma coisa sei, isso vai dar problemas com a temperatura, no verão vai aquecer e no inverno vai arrefecer.

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Olá. Concordo com os outros membros, é uma ideia muito gira,mas que não sei se irá correr bem. 1º tens o aquário muito perto dessa janela, se o sol entrar directo,vais ficar no estante com os vidros todos verdes, se arranjares cortinas convém ser daquelas escuras ou então aqueles estores às ripas..., para não entrar sol. Em 2º essa entrada atrás do aquário vai estar com uma temperatura muito parecida à do exterior que poderá ser muito frio ou muito calor consoante estiver o tempo, seja de dia ou à noite, vai oscilar muito. Mas já pensaste em meter aí atrás "se der e couber" para isolar, uma placa de esferovite ou refumeide "acho que é este o nome, é Parecido com esferovite mas em azul? Deve evitar mais um pouco as oscilações de temperatura e ao mesmo tempo tapa um pouco mais a claridade de trás e depois mete uma cartolina preta ou de outra cor na parte de trás do aquário, ao invés da paisagem pode ser que assim fique porreiro. O Aquário parece bem mais pequeno do que é na realidade...

Editado por Tânia Filipa

Boas, na parte de trás está assim Imagem001.jpg

com as portas desta maneira Imagem002.jpg

eu queria colocar uma chapa em aluminio na parte de trás das portas como podem ver na foto, assim o problema das temperaturas seria resolvido axo eu???

Imagem003-1.jpg

Agora outra pergunta mas não sei se posso colocar aqui...e se este aquario fosse para agua salgada, a janela e as portas tinham de ser tao bem tapadas?

Obrigado pela atenção

Editado por isaldo

Esclarece-me uma coisa que eu não consegui perceber bem pelas fotos:

Como é que tu vais fazer as TPAs, plantar as plantas, retirar algum peixe morto? É que não estou a ver espaço de manobra. E como tens as luzes no aquário?

Se dizes que não tens muita experiência com aquários, não sei se é boa ideia partires para um aquário de água salgada, até porque penso (que não tenho a mínima experiência em salgados) que é um pouco pequeno para isso...

Tem algum espaço na parte de cima

Imagem004.jpg,

o aquario tem 50 cm de porfundidade apenas 20cm estão tapados telo tijolo os outros 30 cm estão descobertos, estava a pensar por a lampada entre o tijolo e o aqua...

Editado por isaldo

Olá, olha eu não sou nada entendida no assunto, quero tentar ajudar, mas se estiver a fazer ainda mais confusão, desculpa. Eu penso que a placa de alumínio, não vai ajudar em nada em relação à temperatura, não irá antes pelo contrário fazer com que o aquário fique mais quente ou mais frio ainda? A esferovite isola, o alumínio penso eu com o calor aquece e com o frio...Espero que a tua casa não seja asaltada por esse buraco, não leves a mal, mas foi a primeira coisa que me ocorreu assim que vi da parte de fora, afinal o buraco já lá está e a porta não inspira grande confiança nem muito trabalho para a vandalizarem :transport027:

Editado por Tânia Filipa

É por isto que se deve informar muito bem antes de fazer as coisas.

Tenho a certeza que se antes de fazeres o que fizeste tivesses pedido ajuda por aqui sobre a localização do aquário tinhas mudado de ideias muito depressa.

Quanto ao efeito lupa não sei do que é e sobre a chapa de alumínio que queres por na porta a única coisa que vai fazer é evitar que o vento entre ou saia.

bem, primeiro que tudo,

a proximidade com a janela não me parece preocupante, para alem disso, se ele vir que começam a aparecer algas, começa a fechar as cortinas

para quem não tem experiência tem a capacidade de elaborar uma "casita" traseira para a manutenção, a qual gostei bastante, e o aspecto para o interior da casa, fica muito bom, só não gostei da quantidade de silicone no aquário.

flutuações de temperatura, uma placa de poliuretano expandido colado ao vidro traseiro e forrar também a casita com o mesmo material

assaltar a casa, por ali não me parece, ate porque dezenas de pessoas têm aquele tipo de casitas, geralmente para colocarem botijas de gás, não me parece um local que os assaltantes fossem procurar, depois ainda tinham de partir o aquário para entrar, mais valia partir uma janela......mas isto sou eu

bannerShrimpscaping.jpg

Boas pessoal...

axo que a questão da temperatura poderá ser resolvida como diz o Carlos Couseiro, atenção que ainda está em fase de contrução por isso posso alterar algumas coisas , daí estar a pedir a opinão do pessoal.

Quanto a segurança só se o ladrão for muito burro mesmo porque entre arrombar uma janela e afastar um aquario :| é preferivel arrombar apenas uma só janela :wub: e entrar para a casa...

A minha primeira ideia era fazer um aquario de agua doce, mas e se fosse de água salgada a janela seria um problema bem como o tapa sol??

Obrigado pela atenção....

Ola Isaldo.

Olha, eu primeiro que tudo aconselho-te a forrar bem essa casinha com algo isolante, se fiucar bem forrado, até faz o inverso, mantem a temperatura e gastas menos em electricidade pois estando o ar quente o termostato trabalha menos para aquecer a agua.

Quanto aos ladroes. Epah abrir uma portada é coisa fácil, por isso não vá algo querer gamar e entrar por aí, deixa o papel na traseira do aquario a dizer " se vem para roubar, entre pela janela sff" :|

E um conselho de amigo, faz as coisas com calma, que tudo corre bem :wub:

Abraço

PS: CAlma contigo, salgados é para quem já percebe mais da coisa, e claro, é outros preços. Para alem de que esse aquario é pequenito para um salgado ...

Boas...

Acho que vou tirar a mangueira do pé do aquario não vá o gajo tirar a água para entrar, assim são duas percas :discuss_gathering: ...

Estava a pensar fazer samp no aquario a nivel estético ficava melhor e quanto aos ruídos acho que nao se iam ouvir dentro de casa?!

Boas,

Gostei bastante dessa tua ideia e ao contrário do que dizem não me parece nenhum trabalho de quem não percebe nada disto.

Começaste por dizer logo que ias isolar as portadas e deixaste espaço suficiente para manutenção. Óptimo.

Material para isolamento é que não falta como te disseram já, por isso não vai ser problema nenhum.

(isolar datacenters e outro tipo de salas é bem mais importante do que isolar a luz/calor dos aquários e faz-se sem problema e a um custo controlado).

Mas olha que de facto um salgado fica bem melhor numa parede de uma sala como tu fizeste. Mas aí tenho que concordar que o melhor é ires a uma loja e veres quanto custará eles ajudarem-te a montar isso e a darem-te um "curso de formação".

Erros com salgados são perca de dinheiro (os peixes são muito mais caros) e muito mau para os coitados dos animais que não têm culpa :)

Falaram em custos, mas creio que para estares a construir essa casa poderás suportar os aumentos de custo em relação à água doce (que não sei dizer em percentagem exactamente quais são).

Claro que não vais conseguir ter muitos peixes, mas que dá, não tenhas duvidas (há nanos de água salgada!). Embora não tenhas dito a largura do aquário, 50 cm de fundo, e muito mais de largura, não é nano nem em água salgada.

No aquário só há uma coisa que me intriga... no inverno vais passar um mau bocado a fazer manutenção bigsmile

Não conseguiras ter uma tampa por cima do aquário, por dentro, em madeira lacada ou qq coisa? Se calhar a "Maria" não deixava... bigsmile

Pedro.

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Boas, realmente no inverno vai ser mais dificil fazer a manutenção do aquario mas tambem não se pode ter tudo :) ...

Não percebi a tua ideia Pedro da tampa por dentro?!Refereste dentro de casa??

Quanto ao tamanho para um salgado axo que deve dar tem 1m de largura por 50 de funto e 60 de altura , eu sei que não parece daí o "efeito lupa" que coloquei no topico já fui até á vidreira ver se era do vidro mas eles dizem que não têm vidro com aumento...

Eu sou do Funchal e aqui só conheço uma loja de salgados por isso estou a ponderar a hipotese, sei que o material é mais caro e ainda por cima havendo só uma loja não facilita em nada...

Bom mesmo era haver alguem aqui do Funchal com algum conhecimento em salgados para dar uma ajudinha bigsmile

Não percebi a tua ideia Pedro da tampa por dentro?!Refereste dentro de casa??

Sim, por cima do aquário, onde tens agora parede. Estilo uma tampa de levantar que desse acesso à água.

Pedro.

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Mas isso refereste mais para o inverno, porque de resto posso fazer tudo pela parte de trás...

O que podia fazer para ficar mais à vontade era atrás na parte de betão que tem por cima do aqua cortá-la e pô-la em 45º...

Editado por isaldo

A ideia está gira, mas não me parece mesmo nada prático.

Todos os dias vais ter que vir cá fora dar comida aos bichos, implica sair de casa, abrir as portadas, e no inverno, apanhar um frio do caraças.

A manutenção vai ser obra, ao principio tudo é bonito, mas qd começar a ser mais dificil no inverno, quem sofre vão ser, sobretudo, os peixes. E por favor, não te metas nos salgados que é tudo mais difícil. Eu procuraria arranjar uma solução para fazer tudo dentro de casa.

Boa sorte.

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Agora já percebi, o frio não é problema. Se bem que com as mudanças climáticas ninguém possa dizer nada..... Entretanto vê a tua inbox, mandei-te uma mensagem privada.

Quanto a salgados estou a pensar mais e na dificuldade que terás para ires buscar água ir no mínimo ate a praia formosa\Lido ou algo assim, já que da baia do funchal não haja garantias da qualidade.

Boa aquariofilia

Ricardo José

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Obrigado pela ajuda pessoal, ainda tenho de ponderar bem as coisas.

Estou a ver que tenho que mudar ainda algumas coisas mas acho que com calma vai chegar onde quero. :alberteinstein:

Vou seguir o teu conselho Ricardo José mas entretando ainda não tive tempo para ver isso..

Podes usar Ricardo.

Tive a reler o teu tópico, e referes que tens pouca experiência sendo assim se fosse a ti, apostaria em algo como fácil (viviparos, como guppies, mollys, platys). Para servirem de "cobaias", entretanto analisa bem a água e a partir dai escolhe as espécies que mais gostas.

Boa aquariofilia

Ricardo José

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

em relação a temperatura faz o seguite:

poem uma cartolina preta colada na parte detraz do aqua.por cima dessa cartolina poem uma placa de esferovite que é um mau condutor de calor ou seja vai reduzir as perdas de enerfgia em forma de calor atravez do vidro do aqua.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!