Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou a iniciar um aqua novo que está em ciclo acelerado, isto é, tinha um aqua que começou a verter e tive que passar tudo rapidamente para um novo usando água e filtros do antigo.

Depois de descobrir este fórum fiquei com vontade de começar um plantado. Nunca consegui manter plantas muito tempo, talvez por ignorância :roll: , daí precisar de dicas:

:( Com que plantas devo começar?

cheers Que peixes devo e não devo ter?

:) Como plantar e dispôr as plantas?

:) Que mais devo ter/saber?

O meu setup actual é:

:D Aqua: 150x60x50

:D Areão de 2~4mm+substracto

:D 2x36w de luz(por enquanto)

:arrow: 1 Fluval 304+coluna seca

:arrow: Não tenho CO2(ainda)

Obrigado! 8)

Publicado:

Eu não percebo nada disto, mas começar os plantados com um aquario de 450L parece-me arriscado, realmente se queres plantar, aqueleles 2X36W são mesmo só por enquanto... :(

Espera pelos entendidos, mas a mim não me parece que tenhas aí uma tarefa fácil.

abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Não estou à espera que seja fácil, mas será só o trabalho ou há alguma complicação extra devido ao tamanho?

De facto, o meu próximo investimento será um armação de 2x80w T5. O que acham?

Publicado:

bOas....

Para teres um plantado em condições precisas de:

-Boa Luz

-C02

-Substrato rico.

-Boa Luz (dependendo das plantas desejadas) mas em geral 1W/L ou mais, com uma cor de 6.200k, HQI, T5 ,T8, ou compactas dependendo da carteira.

As T8 são lamps flurescentes tubulares, tal como as t5 estas mais eficientes.

Podes fazer inumeras combinações de cores, tipo sunglo,aquaglo,growlux,floraglow,etc.

Quanto as plantas começa com plantas faceis de manter tipo hygrophilas, valisnerias, echinodorus(poucas), rotala, cryptocoryne etc..vais a www.tropica.com e ves as que te agradam e o nivel de exigencia.

Peixes, o que mais se usa nos aquas plantados soa peixes pequenos, tipo cardinais, tetras, etc...nunca espetes com um tronco tipo plecostumos ou emtao teras um cortarelvas a levamtar.t o matagal....

Dps pods meter uns ottos e uma corydoras, formando assim a equipa de limpeza.

Eu estou agora a estudar a possibilidade de por um plantado com discus que para min sao as duas coisas mais bonitas da agua doce....

A diposição das plantas depende do gosto do dono do aqua mas, as plantas mais altas poem.se atras, e sucessivamente ate xegares ao fundo(plantas de tapete).

Tens tambem certas plantas tipo anubias, fetos de java ou musgo de java que podes faze-los agarraem.se aos troncos ou pedras.

Nao esquecendo que deves dispor de forma a nao se ver nenhum equipamento, como termostato, filtro,etc

Com 400w de t8 ja ficas com uma iluminação jeitosa

MAs com 250W HQI ainda ficavas melhor.

4mm e pouco mete 3cm...

Se kiserx prg alguma coisa diz.....

Cumpts

Duarte Vasconcelos

Publicado:

Para além do que o Supafish disse eu acrescentaria:

substrato fértil, ou laterita+turfa.

Convém começar a montagem com o projecto já acabdo isto é, saberes que plantas vais ter, o número delas, onde as colocas e que peixes cohabitarão no aquário.

Começa por plantas de grupo pois dá-te desde o inicio um ambiente agradável: por exemplo Hygrophilya polysperma, cabombas, Egerias, Vallisnerias.

Para ter um plantado não se pode ter todos os peixes que se deseje: devem ser pequenos e não serem herbívoros (excepção para os Otocinclus e outros peixes que comem as algas). Eu sugiro peixes de cardume como por exemplo a familía Tetra.

Tens um aquário com um tamanho ideal para resultar num plantado vistoso mas a iluminação tem de ser mais intensa. Com esse tamanho porque não um plantado do Amazonas? Assim, não precisava de ser tão denso e podias manter eventualmente uns Discos e uns Escalares.

Publicado:

Obrigado pelas dicas, já estou a aprender qualquer coisa! :P

:roll: Mas 400w de T8 = 11 lâmpadas... Não cabem. Consigo 400w T5 apenas com 5 lâmpadas, mas será preciso tantas sendo estas mais eficientes?

:lol: Usando reflectores consigo aumentar a eficiência da iluminação necessitando de menos lâmpadas?

:arrow: Loricarídeos pequenos (8cm) podem ser usados? E escalares?

:arrow: Numa fase inicial é preciso o CO2?

:arrow: Qual o ph e temperatura ideais?

Notas:

2~3mm é o tamanho das pedrinhas. Tenho de 6 a 10 cm de altura de areão. :wink:

O site da tropica.com é bom para quem conhece as plantas. Eu ainda não consigo identificar a maior parte só pelo desenho... :roll:

Vou estar fora uns dias mas espero por mais conselhos quando voltar! :D

Publicado:

O Co2 é sempre importante, mas no inicio o importante é mesmo a estabilização da colónia de bactérias e a maturação do aquário.

Os locarídeos tendem a ficar um pouco maiorzinhos do que 8cm pelo que talvez não seja boa ideia.

Quanto ao PH dependendo dos peixes e plantas mas se forem da região amazónica deve rondar os 6,5 com água macia. Temperatura: 27oC.

atenção, não são regras. é uma opinião:-)

Publicado:

Viva, concordo com quase tudo o que foi dito, excepção para o substrato fértil, acho desnecessário. Dou muito mais importancia ao tamanho do areão 2/3mm é mesmo bom para plantas.

O que te quero dizer é que um plantado de 450L é uma coisa fora de série quando bem feita, mas que poderá dar-te um trabalho enorme em termos de manutenção. O primeiro passo já como aqui foi dito é saberes o que queres em termos de ambiente, isso define a escolha do equipamento.

Supondo que queres um aquário realmente plantado com muitas plantas de caule e com um tapete brutal no primeiro plano. A primeira coisa é necessáriamente a luz, eu gosto mais das flourescentes sejam t8 ou t5, penso que 400W sejam o ideal mas depois é questão de acertares se for demais ou de menos. Posto a questão da luz terás de ter obrigatóriamente CO2 disponível para as plantas, sempre sem nunca faltar. A luz/co2 está tão ligada como o facto de teres de alimentar os peixes. Menos luz é sinónimo de menos resultados.

Em relação à fase inicial, deves ter a luz o co2 e as plantas quantas mais melhor logo desde o primeiro dia. quer os ciclos quer a estabilização de um aquário deste tipo é bastante rápida, pois as plantas dependem da água para tirar o seu sustento. Se tiveres substrato não deves usar o fertilizante liquido logo, tens que ir observando para ver quando as plantas precisam. Se não tiveres substrato podes usar logo após a montagem, mas atenção isto falando de plantas já em estado submerso. As que estão nas lojas geralmente vem de estufas e estão em forma emersa, neste caso tens que esperar o desenvolvimento dentro do aquário antes de fertilizar.

Deixa-me falar de outro aspecto, que são os vários planos do aquário. Existem 3 planos distitos: fundo, meio, e frente vais ter de escolher plantas para estes tres planos. No fundo escolhe plantas que ramifiquem muito atravez de cortes, o plano de fundo convém escolheres alguma cor e alternares na forma das folha, este plano define o layout. O meio plano é para mim o mais importante pois é o plano de transição e o que dá o ambiente. é neste plano que geralmente se usa a decoração, as plantas tem como função esconder os caules e atenuar o efeito de parede que as plantas de caule do fundo dá. Geralmente usa-se plantas de “sombra” por caude desse facto. O primeiro plano para mim o menos importante serve apenas para dar um efeito luxuriante à composição, ultimamente já se vê muito aquários que não usa o primeiro plano, principalmente os aquários nature mais sombrios não usa qualquer tipo de planta, apenas areia ou algumas pedras com musgo.

No que toca aos peixes tens aquário para ter o que quiseres, mesmo um cardume de discus, embora a ideia de espaço se possa perder bastante com peixes de maior porte. No caso da temperatura não convêm nada ir acima dos 27° para um bom desenvolvimento das plantas.

26675160.img.jpg

Publicado:

Infelizmente, como o aqua veio de emergência não pude planear nada... Daí precisar de ajuda...

Também não posso comprar todas as plantas, Iluminação e CO2, pois o investimento no aqua rebentou-me com o orçamento... :cry: Terei que ir por fases. Assim sendo vou começar por plantas altas na zona posterior do aqua. Assim posso aproveitar a (ainda) pouca luz. Depois vou acrescentando mais luz e mais plantas ao meio e à frente.

A ideia do plantado do Amazonas entusiasmou-me muito. Parece-me melhor e mais fácil para me iniciar nos plantados especialmente devido ao tamanho do aqua. E também é lindo! :D

Já agora, a regra do 1w/l é a mesma para hqi?

Publicado:

Boas, Dick Dastardly.

Para te dar uma pequena ajuda vou apenas agora falar na questão da iluminação e muito abreviadamente.

Eu por coincidência também estou a montar um aqua de 450L e optei por as HQI que é do melhor que há (pra mim), coloquei dois projectores HQI devidamente distribuidos e com uma altura acima do Aqua de 30cm devido ao grande aquecimento que estes provocam na água, as lâmpadas são de 150W cada uma com 7000K eos lumens não te consigo precisar por agora mas também são muito importantes.

Claro que esta brincadeira ficou dispendiosa

Projector- 130euros/un

Lâmpadas- 40euros/un

Mas é sucesso garantido, claro com os cuidados necessários.

Vantagem HQI- durabilidade da Lâmpada (cerca de 2 Anos a funcionar em pleno), estética espectacular e menor espaço ocupado em relação ás T5 ou T8.

Desvantagem- aquecimento da água (conveniente ter o Aqua destapado para uma melhor evaporação).

Se tiveres problemas em arranjar os projectores a este preço podes me contactar. 93 872 89 63

Vou enviar-te uma foto por email dos projectores.

Um abraço

Miguel Silva