Lilyanna Publicado Maio 25, 2010 Publicado Maio 25, 2010 (editado) A sério, não sei o que se passa! Tenho o aquário(60L) no fim do ciclo, tenho todos os parametros dentro dos seu limites, e os TPA levam sempre um pouco de anti cloro. No domingo morreu-me um guppy, acordei com ele morto no fundo do aquário, hoje acordei e tinha um outro também morto perto de onde o guppy estva... O aquário está bem oxigenado, o filtro funciona bem, a temperatura tá nos seus 26º normais. Neste momento abri a tampa do aquario, tive medo que pudesse haver alguma acumulação de gases entre a água e a tampa ou assim... Todos os peixes têm um comportamento normal, nadam de um lado po outro, passam por baixo dos arcos, escondem-se perseguem-se uns outros, comem. Nenhum está doente. Mas subitamente morrem! Obrigada Editado Maio 26, 2010 por Lilyanna Citar
crush Publicado: Maio 25, 2010 Publicado: Maio 25, 2010 Morte lenta por intoxicação...Os parâmetros podem estar bem agora, mas não estiveram durante muito tempo e agora estão a dar de si...Infelizmente acontece...Lamento... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
jonya4 Publicado: Maio 25, 2010 Publicado: Maio 25, 2010 Bom dia Lilyanna. Sinceramente pelas dicas que estás a dar não estou muito bem a ver o que se pode passar... mas também sou um noob na aquariofilia Só uma questão: o segundo peixe que morreu era de que espécie? Também era guppy? Podes caracterizar o teu aquário melhor em termos de fauna e flora? No entanto lembrei-me de umas quantas possibilidades, para além do que o crush disse: - será que está relacionado com a comida que estás a dar? Mudaste a comida? Está em boas condições? eu sei que isso deveria reflectir-se em todos os peixes, mas alguns podem ter alguma vulnerabilidade e sofrerem mais os efeitos. E nem todos se alimentam na mesma proporção. - pode ter a ver com algum parasita interno, já que mencionaste que aparentemente não evidenciam sinais de doença. Aconselho-te que os observes com atenção. - será que algum elemento de decoração pode estar a libertar uma substância tóxica para a água? Mais uma vez todos deveriam mostrar sintomas, mas nem todos reagem da mesma forma. - eventualmente pode ser alguma substância que tenham acrescentado na água canalizada da tua zona, ou até mesmo dos teus canos. Se a situação se mantiver, experimenta fazer uma TPA com água engarrafada (cuidado com o pH e companhia). Deixei aqui algumas ideias que me vieram à cabeça. Se disse algum disparate, que me perdoem porque ainda tenho imenso para aprender. E se calhar há justificações bem mais simples e directas Espero que alguma delas te dê matéria em que reflectir... Desculpa não te poder ajudar mais e melhor, mas espero que tudo se resolva pelo melhor. E não desmoralizes... Cumps Citar Cumprimentos,João Ribeiro
Lilyanna Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 o peixe que morreu hoje não sei a especie, são um casal azul grandinho e que se caracteriz por não poder estar só porque se não morre de desgosto. lol não se passa nada com a decoração, está toda normal, a água também não tem nada de extraordinário, tudo se mantém na mesma desde o dia que o montei... a única coisa que comecei a acrescentar é o anti-cloro, será que é disso? ponho a quantidade certa... Citar
jonya4 Publicado: Maio 25, 2010 Publicado: Maio 25, 2010 é bem possível que esteja relacionado com o anti-cloro. já agora onde colocas o anti-cloro? directamente no aquário ou na água antes de a colocares lá? Desculpa a pergunta básica, mas não é o primeiro caso em que distracções destas ocorrem... Se quiseres em vez de usares o anti-cloro, coloca a água de véspera num recipiente com uma abertura grande de forma a evaporar o cloro. O anti-cloro também tem uma acção positiva sobre elementos nefastos que existem na água canalizada (como por exemplo alguns metais pesados), mas é preferível esquecer isso do que ter os peixes a morrer... Citar Cumprimentos,João Ribeiro
Lilyanna Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 acho que já descobri o problema lol, tinha uma planta praticamente morta escondida, devia de tar a envenenar a água. já fiz um tpa de 15L com água do garrafão, deve de ajudar. lol Citar
Quo Publicado: Maio 25, 2010 Publicado: Maio 25, 2010 O aquario está montado à quanto tempo. Já mediste a amonia ou os nitritos? é verdade que água directamente da torneira para dentro do aquario, tb mata. Citar
fguedes Publicado: Maio 25, 2010 Publicado: Maio 25, 2010 Pormenor mais que importante: A qualidade dos peixes... Não tenhas a menor dúvida que há peixes, e peixes... Da mesma raça, do mesmo tamanho e idade, uns safam-se, outros nem por isso. Depende da loja ou criador onde compras. Tou a dizer isto pois pode não ter nada a ver com o habitat que criaste no teu aquário. Citar
Lilyanna Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 pensava q ja tinha o problema resolvido mas o meu ultimo guppy ta a morrer, ta apoiado numa planta que flutua, junto ao vidro, a respirar à suprficie! aumententei a temperatura do aquario um pouco, dos 26 para os 27º (to à espera q suba) que devo fazer???' D: Citar
Darker_JR Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 pensava q ja tinha o problema resolvido mas o meu ultimo guppy ta a morrer, ta apoiado numa planta que flutua, junto ao vidro, a respirar à suprficie!aumententei a temperatura do aquario um pouco, dos 26 para os 27º (to à espera q suba) que devo fazer???' D: já experimentaste TPA? e já verificaste se não tem havido flutuações de PH? Cumps Citar João Rebelo
Lilyanna Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 já experimentaste TPA? e já verificaste se não tem havido flutuações de PH? Cumps está tudo normal, já fiz TPA ontem, como disse num post anterior... não sei mesmo o que se passa Citar
Visitante Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 Se ele está a superfície a respirar deve ser um envenenamento por nitritos, os nitritos não deixam que o oxigénio seja absorvido pelo peixe dai subirem a superfície onde os niveis de oxigenio são maiores. Sem testes de amonia ou nitritos é estar a dar tiros para o ar. De qualquer maneira eu trocava metade da agua imediatamente e descia a temperatura, quanto maior a temperatura menor a oxigenação da agua. Citar
Lilyanna Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 (editado) Se ele está a superfície a respirar deve ser um envenenamento por nitritos, os nitritos não deixam que o oxigénio seja absorvido pelo peixe dai subirem a superfície onde os niveis de oxigenio são maiores.Sem testes de amonia ou nitritos é estar a dar tiros para o ar. De qualquer maneira eu trocava metade da agua imediatamente e descia a temperatura, quanto maior a temperatura menor a oxigenação da agua. mas a água tem muito oxigénio, as plantas estão cheias de bolhas de O2 mas vo baixar então a temperatura. só o guppy está assim... tenho ainda dois platys, uma caracol, camaroes, um peixe grande azul q n sei o nome, limpa fundos e vidros.... a amónia e os nitritos tao bons... Editado Maio 26, 2010 por Lilyanna Citar
Visitante Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 Até podias ter bolhas de oxigénio com 10 cm de diâmetro, isso não interessa, a agua até pode ter um teor elevado de oxigénio mas se houver nitritos presentes na agua os peixes não conseguem absorver o oxigénio, não é o problema de má oxigenação. Como dizes que o ciclo está chegar ao fim é bem provavél que tenhas nitritos elevados. Citar
Lilyanna Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 Até podias ter bolhas de oxigénio com 10 cm de diâmetro, isso não interessa, a agua até pode ter um teor elevado de oxigénio mas se houver nitritos presentes na agua os peixes não conseguem absorver o oxigénio, não é o problema de má oxigenação.Como dizes que o ciclo está chegar ao fim é bem provavél que tenhas nitritos elevados. então assim o melhor é fazer um grande TPA certo? o guppy neste momento... evaporou lol não o vejo em lado nenhum Citar
Lilyanna Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 pronto já fiz o TPA, foi de 20L, junto com o de ontem dá 30L e com o que vou fazer amanha dá 40L, ou seja, mais de metade da água do aquário. todos os parametros estão normais, estive a fazer o teste, o pH tá nos 7.5, a amónia estava abaixo mesmo mesmo quase a 0. também tenho medo de mudar muita água de repente porque o ciclo não está completo e não quero rebentar com o ciclo. o meu peixe azul é que tem um género de ferida junto à boca, grande e estranha, tipo bola. Só reparei agora porque ele tem passado muito tempo escondido... só quando a femea morreu é que ele começou a aparecer mais. será que aquele medicamento que deixa a água azul por uns momentos ajuda? Citar
Lilyanna Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 tive a falar com um amigo sobre isto, e chegamos à conclusao que os meus peixes estão doentes com uma bacteria qualquer. se o aquario tem os parametros todos normais, o problema só pode ser dos peixes! o guppy continua na mesma, de certeza queamanha tá morto, e o azul tem uma infecção na boca, não to a ver o que será aquela bola gigante e bem definida além disso. o meu molly que eu amava de coração morreu com aquelas manchas brancas nas barbatanas e agora reparei que um dos meus limpa-fundos está também a ficar doente de certeza. tá a ficar sem cor. Citar
$HMN$ Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 (editado) Se não fizeste os testes de No2 e de No3 como chegas á conclusão de que os peixes estão doentes? Edit: mas de facto a perda de cor e os pontos brancos (esta á ictio) é sinal de doenças Ve se isto te ajuda a diagnosticar o problema: http://www.sera.de/index.php?id=780&L=...247.90.156/imag Editado Maio 26, 2010 por $HMN$ Citar Hugo Nunes
Lilyanna Publicado: Maio 27, 2010 Autor Publicado: Maio 27, 2010 Se não fizeste os testes de No2 e de No3 como chegas á conclusão de que os peixes estão doentes? Edit: mas de facto a perda de cor e os pontos brancos (esta á ictio) é sinal de doenças Ve se isto te ajuda a diagnosticar o problema: http://www.sera.de/index.php?id=780&L=...247.90.156/imag pq se fosse envenenamento já tinha morrido todos, isso n depende da resistencia do peixe, pois assim o problema já tinha dado de si mais depressa. as doenças sao progressivas, e é o q aparenta, se eles se mexem bem antes de morrer não tão a demonstrar nenhum sinal de anestesiamento por envenenamento. alem do mais o aquario esta estavel, nao tem qualquer alteração grande há mt tempo. se o problema fosse antigo, já tinha havido muitos problemas mais cedo relacionados com o nivel de quimicos na agua. Citar
Visitante Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 Pode ser envenenamento é não morrerem todos, os peixes vermelhos aguentam com 4 mg/L de amonia e nitritos e andarem a nadar pelo aquario e a pedir comida isto desde que seja num curto espaço de tempo de um ou dois dias, por está altura a maioria dos peixes que temos nos aquarios de agua quente estariam mortos em questão de horas. Sem testes não podes dizer que é bacteriologico, se tivesses feito os testes a amonia e nitritos e ambos dessem zero ainda podia aceitar que o problema fosse bacteriologico, sem testes é dificil fundamentares e tratar correctamente os peixes. Citar
Lilyanna Publicado: Maio 27, 2010 Autor Publicado: Maio 27, 2010 mas eu to desde o inicio do tread a dizer q os parametros estão normais no meu aquário. não to a perceber a fixação de eu ter de escrever aqui os resultados! Não são precisas tantas pessoas para ver se os testes são normais ou não. A morte meteu a mão no meu aquário já há umas duas semanas, a primeira baixa foi o caracol, depois passado uma semana morreu o primeiro peixe, um dia depois o segundo e hoje morreu o meu último guppy. é obvio que não é envenenamento, porque em duas semanas já tinha morrido tudo! agora estarias a falar com uma pessoa que em vez de estar a terminar o ciclo estava a reinicia-lo Citar
Visitante Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 Vou depreender que a amonia está a zeros e os nitritos estão a zeros, isto para mim são os valores normais, são estes os valores que tens? Citar
Visitante Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 (editado) Desculpa mas alguma coisa não bate certo e passo a explicar: Colocas-te um topico a 16 de Maio com os valores de amonia nitratos e ph no teu aquario recém montado, mesmo que o tenhas montado uma semana antes digamos no dia 10 de Maio ainda so passaram, cerca de 20 e poucos dias de ciclagem. O que não bate certo é o seguinte: Não deves ter o teste de nitritos e achas que estão bem Deves de estar a passar pelo pico de Nitritos, o pico de nitritos manifesta-se 20 e poucos dias depois de o aquario estar montado. Peixes que a superfície respirar denota envenenamento por nitritos. Outra coisa que não bate certo é: No incio não tinhas os testes de nitritos, compras-te entretanto? Agora é assim, tens de dar os valores que tens, se não tens o teste de nitritos não podes dizer que estão bem, dizes que não tens e acabou. Desculpa mas esse aquário ainda não está ciclado dai as mortes Editado Maio 27, 2010 por Visitante Citar
Lilyanna Publicado: Maio 27, 2010 Autor Publicado: Maio 27, 2010 Desculpa mas alguma coisa não bate certo e passo a explicar: Colocas-te um topico a 16 de Maio com os valores de amonia nitratos e ph no teu aquario recém montado, mesmo que o tenhas montado uma semana antes digamos no dia 10 de Maio ainda so passaram, cerca de 20 e poucos dias de ciclagem. O que não bate certo é o seguinte: Não deves ter o teste de nitritos e achas que estão bem Deves de estar a passar pelo pico de Nitritos, o pico de nitritos manifesta-se 20 e poucos dias depois de o aquario estar montado. Peixes que a superfície respirar denota envenenamento por nitritos. Outra coisa que não bate certo é: No incio não tinhas os testes de nitritos, compras-te entretanto? Agora é assim, tens de dar os valores que tens, se não tens o teste de nitritos não podes dizer que estão bem, dizes que não tens e acabou. Desculpa mas esse aquário ainda não está ciclado dai as mortes tenho todos os testes. os valores tao regulares. só um peixe estava a respirar À superficie, se é só um então não pode ser po envenenamento. as mortens têm sido progressivas. o meu molly morreu com aquela doença dos pontos brancos. um dos meus peixes está com uma infecção na boca. faço 2 TPAs por semana. se ta td normal como podem ser os nitritos. se eles têm os valores normais po estado em q o meu aquario se encontra? Citar
Visitante Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 Desculpa, não quero ser chato, só estou a tentar ajudar, quais os valores normais de amonia e nitritos? Citar
Recommended Posts