Iniciação a ciclídeos africanos...


Recommended Posts

Boas, já ando no vício dos aqua á uns anos... Mas até agora aperfeiçoei-me em plantados high e low tech, reprodução de escalares, ciclídeos anões e vivíparos, e também camarões. Mas agora quero passar para outro desafio (como o Mourinho, lol); ciclídeos africanos... Mas tenho algumas dúvidas e preciso de algumas opiniões. Passo então a explanar as mesmas... Tenho um aqua de 240l (120cm) com iluminação de 72w, termostatos de 150w e 200w, filtros externos que totalizam 5 vezes a litragem do aqua por hora. Nesse aqua existem algumas plantas que julgo poder aproveitar para o mini malawi ou tanga; valisnérias e anúbias (estas se calhar não), o substrato já sei que não é o indicado areão vulcanico com uma granulometria grande. Tendo em conta o setup e o hardscape, bem como as plantas que já tenho; que alterações fariam de forma a criar um ambiente aquático apropriado para ciclídeos africanos em geral; visto que ainda não me decidi em relação a tanga ou malawi. Já agora, sabendo que quero manter peixes de fácil manutenção e fácil reprodução, e que queria manter mais que uma espécie no aqua; quais me aconselham? Ah, minha esposa diz que só muda para africanos se "houver cor", tenham isto em conta; as mulheres é que mandam... Lol...

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já vi que ou o meu tópico é de difícil comprensão; ou então sou eu que estou a exigir demais e apedir uma opinião que poderá abranger uma área muito grande. Pesquisei e, pondero decidir-me pelos Malawi. E agora talvez obtenha alguma resposta/opinião. Tendo em conta o início do tópico, com os quais acham que me deveria iniciar? Pretendo um aqua onde possa colocar mais que uma espécie, portanto opinem com base nessa minha opção...

Desde já, o meu obrigado pela vossa atenção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva ,

 

Parabéns por teres optado por Malawi sem dúvida um excelente bitopo e bastante colorido.

 

O areão se fosse a ti ia buscá-lo à praia na zona de rebentação e tens o problema resolvido.

 

Em relação ao aquecimento basta um de 300W em vez de ter dois "enfiados" no aqua.

 

Filtragem um de 1200 L/H para cima é suficiente e escusas de gastar mais luz :)

 

Quanto a especies , como tás a começar compra peixes um pouco mais pacificos por exemplo :

 

Pseudotropheus Acei Msuli

labidocromis caeruleus

labeotropheus thumbi west

Pseudotropheus sp. Acei Ngara

Metriaclima zebra "Chilumba Maison Reef" - este ultimo ja nao é tanto mas ficas com bastante cor no aqua .

 

Aqui fica a minha opiniao se possivel coloca trios para a agressividade dos macho ser mais reduzida.

 

Boa sorte com o projecto

 

Abraço

 

Casa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais