gamation Publicado Maio 24, 2010 Publicado Maio 24, 2010 (editado) Olá a todos. Estou a dar os primeiros passos na aquariofilia. O objectivo é ter várias plantas, mas com poucas necessidades (das very easy..) e bastantes peixes pequenos. Em termos de decoração tenho um tronco quase pronto dentro de água à quase 2 semanas (comprado numa loja mas não sei que tipo de madeira é infelizmente - a água ainda fica chá, mas muito menos). Tenho também um de videira (comprado igualmente numa loja) que, por ser mto comprido não irei tentar fazer com que ele ganhe afundabilidade - vou prende-lo com uma pedra. Comprei também rocha vulcânica. Tenho já encomendado todo o equipamento que, após pesquisa, acho que vou precisar (ansioso por que chegue). O que comprei foi: - Aquário Aquatlantis Ambiance Horizon 120 (255 lts brutos); - Vem com um filtro Biobox 2 (interno - vou começar por testar este visto que não terei peixes mto complicados como os ciclídios. Mais tarde se vê se necessito de um externo com uma maior capacidade - este acho que são 900 litro por hora). Traz já termostato e 2 T5 de 54W com reflectores; - Comprei substracto da Sera (flordepot) - 2 unidades de 4,7 Kg. Não sei se será suficiente para o tamanho do aqua, é possível que compre outra embalagem; - Comprei 45 kg de pedra preta natural para o areão; - Como não estava a pensar em colocar CO2 em garrafa, comprei 2 unidades do Sera CO2 Start Kit (pastilhas) devido ao tamanho do aquário. A 1ª questão é: será que este reactores/difusores podem funcionar em conjuntos (neste caso 2)? Será que eles devem ser colocados em algum ponto estratégico dentro do aqua ou posso colocá-los juntinhos em qq lado? - Comprei o sistema de testes da Sera (Aqua test-box) bem como todos 1ºs produtos (tb da Sera para começar); - Mandei vir da Aqmagic um Chameleon Drop Checker - CO2 Aquarium Kit Ada Regulator; - Mandei vir da Aquaristkshop: - JBL Aquaterra Tool (spatula, scissors e angled tweezers); - JBL Floaty II L - sistema magnético para limpar algas - alguém já teve experiência com isto? - JBL Aqua In-Out - para fazer as TPA. Sobre este sistema, pergunto se, com TPA de cerca de 20/25% semanais ou quinzenais, se poderei colocar a água directamente da torneira no aqua sem qualquer tratamento anterior (tipo deixar a água em garrafões aberta para perder o cloro). De qualquer forma mesmo que a água seja deixada aberta durante 24 horas não perde os metais pesados e teria sempre de colocar um acondicionador. A dúvida é mesmo se poderei usar a água da torneira sem problemas (ainda não testei a água da minha zona - moscavide) e se, se tiver de usar o acondicionador dp da TPA no aqua, que quantidade tenho de colocar (para 20% da troca ou para todo o volume do aqua..)? Desde já agradeço as respostas. Assim que começar com o processo vou postando fotos. Cumpts, PG Editado Maio 24, 2010 por gamation Citar
crush Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 (editado) Em princípio o filtro Biobox vai chegar-te perfeitamente. Eles são muito bons, pois contém muitas matérias filtrantes. Podes é trocar o carvão activo (esponja preta) por cerâmicas, que terás de comprar à parte, para uma filtragem ainda mais eficaz. O único problema é mesmo ocupar mais espaço e estar visível. Mas num aquário tão grande, acho que não faz grande diferença...E se meteres um fundo preto, mal se nota...Falo por experiência. Tem uma boa iluminação, algo raro nos kits de aquários...Já tem uma proporção bastante próxima dos 0,5 watts por litro. Relativamente às TPAs, deves deixar mesmo os garrafões abertos. Não tenho a certeza sobre a zona de Moscavide (moro nos Olivais), uma vez que penso que já não é a EPAL a abastecer essa zona (depende...há zonas em que apesar de se estar em Lisboa, por estar muito perto do conselho de Loures, a água vem da empresa de águas de Loures, no entanto o contrato é com a EPAL ou vice-versa), mas provavelmente não terás problema com cloramina, mas isso é uma questão de ires ao site da abastecedora de Loures e veres nos testes à água se há presença disso. Se houver, então sim, deverás utilizar um acondicionador. Se não houver, basta deixar os garrafões abertos pelo menos 24 horas para o cloro evaporar. Ao contrário do que muita gente diz, nem todas as empresas abastecedoras de água utilizam cloramina (a EPAL não utiliza, por exemplo) e por isso acondicionador é um desperdício de dinheiro. Por curiosidade, quanto custou esse aquário? Edit: quote desnecessária Editado Maio 24, 2010 por crush Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
gamation Publicado: Maio 24, 2010 Autor Publicado: Maio 24, 2010 Em princípio o filtro Biobox vai chegar-te perfeitamente. Eles são muito bons, pois contém muitas matérias filtrantes. Podes é trocar o carvão activo (esponja preta) por cerâmicas, que terás de comprar à parte, para uma filtragem ainda mais eficaz. O único problema é mesmo ocupar mais espaço e estar visível. Mas num aquário tão grande, acho que não faz grande diferença...E se meteres um fundo preto, mal se nota...Falo por experiência. Tem uma boa iluminação, algo raro nos kits de aquários...Já tem uma proporção bastante próxima dos 0,5 watts por litro. Relativamente às TPAs, deves deixar mesmo os garrafões abertos. Não tenho a certeza sobre a zona de Moscavide (moro nos Olivais), uma vez que penso que já não é a EPAL a abastecer essa zona (depende...há zonas em que apesar de se estar em Lisboa, por estar muito perto do conselho de Loures, a água vem da empresa de águas de Loures, no entanto o contrato é com a EPAL ou vice-versa), mas provavelmente não terás problema com cloramina, mas isso é uma questão de ires ao site da abastecedora de Loures e veres nos testes à água se há presença disso. Se houver, então sim, deverás utilizar um acondicionador. Se não houver, basta deixar os garrafões abertos pelo menos 24 horas para o cloro evaporar. Ao contrário do que muita gente diz, nem todas as empresas abastecedoras de água utilizam cloramina (a EPAL não utiliza, por exemplo) e por isso acondicionador é um desperdício de dinheiro. Por curiosidade, quanto custou esse aquário? Edit: quote desnecessária Olá e obrigado pela resposta! O aqua custou-me 450€ mas acho q foi uma promoção (já com tudo (móvel)). Basicamente eu tenho lido bastantes coisas aqui no fórum e há mta gente a fazer as TPA directamente da torneira (com mangueiras e tal). Leio que alguns nem sequer se preocupam com as mudanças de temperatura (que de facto não é uma preocupação a meu ver - tudo depende do tamanho da TPA) nem em colocar os acodicionadores. Eu acho que, e aproveitando o facto de ter comprado aquele sistema da JBL, as TPA ficam mto mais simples desta forma, daí a minha pergunta. Se o aqua tem um volume bruto de 250 lt, com a quantidade de coisas q lá vou meter devo ficar com um volume entre os 190 e os 200 litros. Fazer TPAS de 40 ou 5 litros são 8 ou 10 garrafões de 5 litros que tenho de manter em casa abertos, daí ter pensado em fazer TPA com este sistema da JBL. Mas.. colocar água directamente da torneira é possível não é?, desde que não seja em mta quantidade, desde que a água da minha zona não seja mto.. diferente.. e .. talvez colocar um acodicionadorzito.. não estou certo é da quantidade que terei de usar... E sobre as pastilhas de CO2 da Sera... hum? Obrigado! Citar
Zélito Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 faz CO2 caseiro e muito mais barato e nao custa fazer procura aqui no forum que e muito facil de encontrar receitas e manuais para fazer cumps Citar
gamation Publicado: Maio 24, 2010 Autor Publicado: Maio 24, 2010 faz CO2 caseiro e muito mais barato e nao custa fazer procura aqui no forum que e muito facil de encontrar receitas e manuais para fazer cumps Olá! Por eqto não queria estar a fazer o CO2 caseiro.. tv mais tarde Citar
AquaBoy78 Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 Olá! Por eqto não queria estar a fazer o CO2 caseiro.. tv mais tarde a artilhar a casa hein! é assim mesmo... boa sorte!! abraço! Citar Em cada pequena acção existe uma reacção...
gamation Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 Boas! Pessoal alguém tem uma aquário igual ao que encomedei (Aquatlantis Ambiance Horizon 120)? Opiniões sobre ele? Tenho um dúvida em relação ao aqua: sei q em termos de largura, a parte mais larga tem 46cm mas gostaria de saber quanto é que ele mede nas laterais.. alguém me sabe responder? Gracias! Citar
Recommended Posts