Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

Estou a fazer um móvel DIY para o meu aqua e encontrei um problema, vou tentar explicar da melhor maneira:

Basicamente, da parede vem três fios(terra, azul e preto ou castanho), e no meu móvel queria fazer uma "calha" com 6 tomadas.

O problema é o seguinte:

Sei ligar esses 3 fios a 1ª tomada mas depois não sei como passar energia da 1ªtomada para a 2ª, da 2ª para a 3ª, da 3ª para a 4ª e por ai fora.

Só para esclarecer para mim uma tomada é onde ligamos um filtro por exemp.

Caso esteja muinto confuso digam para eu tentar arranjar uma foto.

Cumps, LaVey

Editado por filipegordo
  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Acho que a melhor solução para quem não está a vontade com a electricidade o melhor será comprares um bloco de tomadas, alem de que te sairá mais barato.

Alfredo Garcia

Publicado:

O fio preto e o castanho liga-se nos dois bornos da tomada em qualquer ordem, o fio terra (verde e amarelo) liga-se ao que sobra :D

Depois da primeira tomada saem de onde estao ligados os fios que vêm da parede mais 3 fios e passam para o tomada seguinte na mesma ordem....

Mas como foi dito é melhor comprar um bloco de tomadas, deve ficar mais barato e por norma traz um interruptor para desligar tudo.

Publicado:

Ok.

O positivo portanto o preto?

Já agora em vez de por os fios a passarem de umas tomadas para as outra que tal uma placa fina de cobre com o fio que vem da parede lá soldado e depois a partir dai ia soldando os que vão para as tomadas.

Só tenho de garantir que as placas não se tocam.

Publicado: (editado)

Tens dijuntores desses mas bipolares que te fazem o corte da fase e do neutro, na corrente alterna não se tem positivo nem negativo tens fases, neutro e terra, as fases são o preto, castanho ou cinzento o neutro o azul e a terra o verde\amarelo.

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Não percebi muinto bem, mas ando a tentar saber mais.

Qual a diferença dos bipolares?Fazem corte da fase e do neutro, mas os outros fazem só na fase e também cortam a corrente.

E já agora.Numa casa quando alguma coisa entra em curto circuito o disjuntor a que essa peça que fez curto circuito estava ligado desligasse.É o disjuntor que provoca isto ou é uma outra peça?Todos os disjuntores fazem isto?

Editado por David Cabete
Publicado:

Estas certo é o dijuntor que corta a corrente em caso de curto circuito.

uma explicação simples, quando se provoca um curto circuito a resistencia do circuito é 0, e a corrente que passa pelo fio tende para infinito.

com a aumento de passagem da corrente pelo fio (e respectivo dijuntor) a temperatura de uma placa do dijuntor aqueçe o quefaz com que o circuito seja desligado, caso este não seja rápido ainda tens mais dois no quadro da tua casa, um do segmento electrico onde esta a tomada que estas a utilizar e um dijuntor diferencial que esta logo na entrada da electrecidade da tua casa,.

espero que tenha ahudado e não criado mais confusão.

relativamente a colocares um placa de cobre e soldares, tambem dá , tem é cuidado em isolar isso muito bem, podes comprar manga termica retractil (uma especia de manueira de borracha que encolhe com o calor e isola, mas não é a prova de agua, imersão)para colocares nas ligações .

Publicado:

Quanto a essa placa de cobre hoje fui dar uma vista de olhos no quadro electrico de minha casa e vi uma barra metalica com vários furos um para o fio e outro para o parafuso que prende o fio.Penso que esteja lá com o mesmo propósito.E deve ser facil de arranjar

Fica ai um esboço 3D do móvel com o aquário em cima

http://img571.imageshack.us/i/armario.jpg/

Com e sem portas para se puder ver a ideia da tal calha com as tomadas e disjuntores

Nunca consigo postar as fotos sem ser só com o link, por isso...

nemocir bem explicado.

Os unipolares cortam a corrente mas não te isolam o equipamento mantendo o neutro ligado, o que pode provocar o disparo do quadro eléctrico.

Sobre por imagens, quando adicionas uma resposta, na janela que te aparece tem uns botões que estão por cima do sitio aonde estas a escrever, se passares por esse botões o rato um deles aparece inserir imagem clicas ai e aparece uma janela para pores o link da imagem

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Publicado:
nemocir bem explicado.

Os unipolares cortam a corrente mas não te isolam o equipamento mantendo o neutro ligado, o que pode provocar o disparo do quadro eléctrico.

Ok então nesse caso de por exemplo o filtro fizer curto circuito corro o risco de o quadro disparar e o resto do equipamento fica desligado.

É um caso a pensar dependentemente da diferença de preço.Vi uns disjuntores unipolares a 2.55euros.

Publicado:

Não propriamente, no caso de um curto circuito desde que um dos condutores abra deixa de ser um curto circuito, mas se entrar agua para o equipamento ai já te pode disparar o geral do quadro.

Alfredo Garcia

Publicado:

Há então é na boa meter os unipolares.

Assim que tiver a estrutura em ferro compro as madeiras, calha, tomadas, disjuntores e fio.

Aconselham alguma loja?

As lojas de bricolage que conheço são aki, maxmat, leroy.

O fio acho que não faz diferença mas vou por daquele mais grosso.

Já agora em vez de por os fios a passarem de umas tomadas para as outra que tal uma placa fina de cobre com o fio que vem da parede lá soldado e depois a partir dai ia soldando os que vão para as tomadas.

Só tenho de garantir que as placas não se tocam.

Boas Filipe,

Não te aconselho a usar "placa fina de cobre com o fio que vem da parede lá soldado" porque não é fácil fazer uma boa soldadura e com alguma facilidade os fios partem pela soldadura podendo provocar um curto circuito,

melhor e mais fácil é usares uma caixa de derivação:

destas:

30074a.jpg325.4_i3.jpg

ou destas:

gingarelho.JPG

neste caso precisas de ligadores(???)

w273105.jpg

para fazer a junção dos vários fios.

Cumps,

PC

Editado por Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:
Mas o fio terra não é suposto estar ligado a um pedaço de metal enterrado a uns quantos metros do chão.

Qual é a intenção de ligar o fio há estrutura?

Pois é mesmo suposto, mas isso a instalação electrica da casa já deve ter (o fio ligado á terra) agora o fio terra que sai da parede é que podes e deves ligar em todas a tomadas e como a estrotura é metalica ligas tambem lá o fio (só o terra)....

Que apesar disso tudo acho que o material de aquarofilia não tem "fichas" com fio terra.... pelo menos o que eu tenho não...

Publicado:

Bem visto!

O material de aquários não tem terra!

Mesmo assim então como faço?

Ligo mais um bocado de fio de terra que sai da ultima tomada e ligo à estrutura?É isso?Tiro um bocado da tinta onde for ligar o fio?O fio 2,5 que falaram é daquele que é um arame grosso ou vários arames mais finos?

Qual o melhor sitio para comprar isso tudo?

Quanto acham que vou gastar nisto tudo???

6 Tomadas 2polos + terra

6 disjuntores 16A(acho que são estes que se deve por para as tomadas)

Calha técnica. Qual o melhor tamanho para que não seja preciso muinta ginástica para meter lá as tomadas?

Fio para isso tudo

Publicado:

Como disse o quiksilver26 não perdes nada em aproveitar o terra, mas mantendo o ligado nas tomadas.

Sobre a potencia dos disjuntores eu não utilizaria os de 16A a não ser que faça falta, mas sim o mais próximo do consumo do aparelho.

Alfredo Garcia

Publicado:
Como disse o quiksilver26 não perdes nada em aproveitar o terra, mas mantendo o ligado nas tomadas.

Sobre a potencia dos disjuntores eu não utilizaria os de 16A a não ser que faça falta, mas sim o mais próximo do consumo do aparelho.

Como assim?

Eu falei em 16A porque é o recomendado para tomadas, nem sei o que quer dizer(deve ter aver com a amperagem do aparelho.

Como sei qual o disjuntor para um termostato de 200W?