afundo250 Publicado Maio 24, 2010 Publicado Maio 24, 2010 (editado) Boas pessoal. Este é o meu primeiro post, portanto não me levem a mal se algumas perguntas não se destinarem a este sub-forum... Bem, há muito tempo que ando com a ideia, mas nunca se chegou a concretizar... Agora será de vez! Preciso que a malta já com bagagem me ajude na escolha do aquário, estou a pensar em adquirir o Aquatlatis Ambience 120L, ou seja, 120x40x55 230 Litros. Estou a pensar em investir no aquário e aos poucos no resto, é que quero colocar material viável... Andei a ver os escumadores, ui, só aí vai ser uma pastilha de pelo menos 250/300 euros, rocha viva...não sei a quantidade ou o tipo que hei-de comprar, mas também não é barato, tenho uma loja cá ao pé que vende "indonesia" a €15,00 o Kg....? O areão, coral esmagado, a €15,00 o Kg., também não sei a quantidade que hei-de colocar, a água, ok, e depois filtro, outra decisão dificil... Uso/instalo uma sump, ou não??? Bom, é só dúvidas só espero que vocês me consigam ajudar dando-me conselhos como proceder da melhor forma... Obrigado a todos, espero ser :D Editado Agosto 1, 2010 por afundo250
Artur Jorge Alves Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 (editado) Boas pessoal. Este é o meu primeiro post, portanto não me levem a mal se algumas perguntas não se destinarem a este sub-forum... Bem, há muito tempo que ando com a ideia, mas nunca se chegou a concretizar... Agora será de vez! Preciso que a malta já com bagagem me ajude na escolha do aquário, estou a pensar em adquirir o Aquatlatis Ambience 120L, ou seja, 120x40x55 230 Litros. Estou a pensar em investir no aquário e aos poucos no resto, é que quero colocar material viável... Andei a ver os escumadores, ui, só aí vai ser uma pastilha de pelo menos 250/300 euros, rocha viva...não sei a quantidade ou o tipo que hei-de comprar, mas também não é barato, tenho uma loja cá ao pé que vende "indonesia" a €15,00 o Kg....? O areão, coral esmagado, a €15,00 o Kg., também não sei a quantidade que hei-de colocar, a água, ok, e depois filtro, outra decisão dificil... Uso/instalo uma sump, ou não??? Bom, é só dúvidas só espero que vocês me consigam ajudar dando-me conselhos como proceder da melhor forma... Obrigado a todos, espero ser Boa noite, Seja bem vindo ao hobby. Começo por aconselhar-te a primeiro de tudo ler muito sobre o assunto, o que não faltam são topicos no forum a explicar e a orientar o que podemos fazer melhor no hobby. não esperes apenas pelas opiniões e conselhos, lê, informa-te pesquisa, quanto mais souberes sobre o hobby, mais facil será para ti tomares as decisões. Em relação ao aquario que queres, acho que começas com um principio muito importante "CALMA", neste hobby o mais importante é ter calma e fazer as coisas bem feitas. não conheço o aquario em questão, mas pela litragem parece-me ser já um bom começo, no entanto lembra-te que se queres colocar um sump terás que pensar em como levar a agua para a mesma e onde a irás colocar. Pelo que vi nas fotos o móvel original não é adequado para levar a sump, alem disso terás que ter um overflow ou furar o aquario. Caso optes por escumadores tipo mochila acredito que irás ficar limitado na escolha, mas isso apenas tu poderás saber o que realmente pretendes. Quanto a areia e rocha, aconselho-te a ver a area de classificados, sempre existe alguem a vender a preços mais acessiveis rocha já maturada, conta que vais precisar de 20% da litragem em kilos (ou seja par um aquario de 200 litros deves ter 40 kilos de rocha) mas essa formula não é exacta vai depender a rocha utilizada e o que queres ter no o aquario, layout escolhido, escumador, etc.. Boa sorte. Artur Editado Maio 24, 2010 por Artur Jorge Alves
afundo250 Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 Olá Artur, Obrigado pelo conselho, o meu problema está mesmo acerca da escolha do aquário, para poder colocar uma sump teria que mandar fazer o armário por medida, e o aquário teria que ser furado... Creio que naqueles aquários já standartizados a opção de usar sump esteja logo descartada pois não há espaço para a mesma e o aquário tambem não o suporta. Em primeiro lugar queria ponderar mesmo a fundo no aquário, não sei se as opções em 2ª mão são viáveis... Como disseste e bem, tem que se ir com calma... Cumps. Rui
jpmartins Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 Bem, não um expert nisto, nem posso comparar aquilo que sei com o que muita gente sabe, mas aqui vai a minha opinião: Em relação ao aquário, o que se ouve sempre dizer, é que "quanto maior, melhor"... Por isso, se não existe a opção de um maior, por falta de espaço ou outros factor€s Depois em relação a sump, não conheço minimamente esse aquário, nem o móvel, mas a realidade é que não será preciso furar o aquário... A opção pode é ficar mais cara, mas não furas, e depois podes sempre vender o aquário sem os furos, o que valoriza mais Por fim, aquários em segunda mão, parece perfeito Só te posso aconselhar a veres antes o aquário, pois desse modo podes assegurar-te que não tem riscos Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44.
pedro g Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 Olá, na minha ideia, estar a montar um salgado sem sump, não é lá muito viável. Agora o melhor que teras que fazer, é estudar muito bem as vantagens que uma Sump tem, em relação a um filtro externo. Abraço Pedro G O meu Blogspot
oscarwild Publicado: Maio 28, 2010 Publicado: Maio 28, 2010 Olá, na minha ideia, estar a montar um salgado sem sump, não é lá muito viável.Agora o melhor que teras que fazer, é estudar muito bem as vantagens que uma Sump tem, em relação a um filtro externo. Abraço Pedro G estar a montar um salgado sem sump, não é lá muito viável. porque que dizes isso possuo um reef ha anos sem sump e e viavel so depende dos kg de rocha e de grande escumaçao com uma boa circulaçao. uma sump e sempre bem vinda , mas nao e de todo nessesaria. CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA
afundo250 Publicado: Maio 29, 2010 Autor Publicado: Maio 29, 2010 Olá a todos! Malta, quero agradecer-vos pelas respostas, sinto-me inclinado a montar o aquário com sump, pois quero que fique tudo como deve ser logo de início, definitivamente vou tentar achar um aquário em 2ª mão, pois se o fôr comprar novo vou gastar uma pipa de massa... Abraço Rui
jpmartins Publicado: Maio 29, 2010 Publicado: Maio 29, 2010 Olá a todos! Malta, quero agradecer-vos pelas respostas, sinto-me inclinado a montar o aquário com sump, pois quero que fique tudo como deve ser logo de início, definitivamente vou tentar achar um aquário em 2ª mão, pois se o fôr comprar novo vou gastar uma pipa de massa... Abraço Rui Fizeste bem não sou propriamente um expert nisto, mas já que vais comprar em segunda mão, tenta arranjar uma coisa maior ainda agora um membro pôs um a venda, com 120x40x50, coluna seca, sump e assim eu não sei se posso dizer isto, mas ficava a 650€ já com móvel e tudo prontinho... é uma questão de veres o teu orçamento, e veres o espaço que tens, depois a montagem é aos poucos Vais comprando o material todo que ainda seja preciso, por fim compras areia, e juntas dinheiro para comprares pelo menos uns 15/20% de rocha viva, metes na sump, e está pronto a bombar Cumprimentos, João Martins Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes! jpmartins; Zaratrusca; Hugo Monteiro; ric17fcp; alvarenga; pp44.
afundo250 Publicado: Junho 10, 2010 Autor Publicado: Junho 10, 2010 Olá malta! Ainda não consegui arranjar aquário, ando à procura de um com as medidas 120x50x55/60, mas não está fácil. Como sou do Algarve, tudo fica ainda mais difícil, pois só de transporte do aquário pago bastante... No fim deste mês vou investir em algumas coisinhas que também vou necessitar, assim como num escumador, neste caso um "Bubble Magus", na areia de coral, só não sei qual o tamanho do grão/areia. Vou investigar sobre o fabrico dum armário para o aquário, é que terá de ser algo resistente tanto a nivel de estrutura como a nível de cobertura, devido à sump (não sei se alguém aqui do forum terá algum aquário 70x45x45 para vender...)não sei se MDF marítimo ou contraplacado marítimo vão satisfazer as minhas necessidades... Agradecia algumas opiniões... Obrigado Rui
rop64050 Publicado: Junho 10, 2010 Publicado: Junho 10, 2010 (editado) Estás como eu, a iniciar. És do Algarve de que sitio ? Eu sou de Portimão e conheço uma loja de aquariofilia em Portimão, onde tenho adquirido tudo e o dono é *****. Ele também arranja e faz aquários e dá uma ajuda imensa a quem está a começar e a quem já percebe do assunto. Aqui em Portimão, existem muitas pessoas com salgados, ao contrário do que eu pensava e é nessa loja que nos costumamos encontrar e trocar impressões. Se estiveres interessado, vem a Portimão e eu apresento-te ao dono da loja e ele de certeza que te vai ajudar no aquário e no resto e tem bons preços. Editado Junho 10, 2010 por rop64050
afundo250 Publicado: Junho 11, 2010 Autor Publicado: Junho 11, 2010 Olá, tudo bem? Eu também sou de Portimão, e a loja de que estás a falar é de certeza o Achilles. Mesmo hoje estive lá, estou a pensar em ir buscar já no fim do mês o Skimmer... O meu problema é o aquário e o armário, terei que mandar fazer, pois não acho nada em 2ª mão com as medidas que pretendo... O Xina lá em Lagoa também me tem dado uma ajuda a compreender melhor como é que é isto dos salgados. Lá o Achilles disse-me que me arranjava o armário, mas era por volta dos 400 euros, é um bocado puxado... A gente ainda se vê por aí, Abraço Rui
rop64050 Publicado: Junho 11, 2010 Publicado: Junho 11, 2010 (editado) Pois é essa loja. O meu móvel fui eu que fiz, tirei as ideias de um DIY aqui no forum. Adaptei as medidas para mim , comprei a madeira no Aki e Max Mat e toca a martelar . Se precisares de ajuda, manda pm e terei todo o prazer em ajudar no que puder. Não fiz contas, mas o móvel deve ter ficado em cerca de 150€. Este é o meu setup e podes ver o móvel como ficou. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=155678 Editado Junho 11, 2010 por rop64050
afundo250 Publicado: Junho 15, 2010 Autor Publicado: Junho 15, 2010 Olá pessoal, Queria que alguém me explicasse como é que funcionam 2 coisas: Reactor de Kalk e Reverse Osmosis O que eu não entendo é como os aparelhos funcionam na práctica, sei sim qual a finalidade de ambos. Se alguém me pudesse dar umas luzes agradecia... Obrigado Rui
afundo250 Publicado: Junho 22, 2010 Autor Publicado: Junho 22, 2010 Olá, boas pessoal, Tenho uma questão que preciso de clarificar, pois estou a pensar em adquirir o aquário e a sump em conjunto. O aquário terá as medidas: 120x50x60 e a sump: 80x45x45. A minha questão é: De que lado do aquário, ou exactamente onde é que é melhor ficar a coluna seca com os respectivos furos? A sump terá 3 divisórias, devo projectar a sump de modo a que receba directamente sem nenhuma curva na tubagem a água do aquário e o tubo de retorno ser de borracha?Esse sim ficará na parte mais distante no móvel em relação à entrada do tubo da coluna seca? Será que não há pelo forum um exemplo em desenho do que estou a falar? Já vi por aqui alguns mas não me tiraram as dúvidas... Agradeço feedback da malta! Abraços! Rui
rop64050 Publicado: Junho 22, 2010 Publicado: Junho 22, 2010 Penso que a posição da coluna seca e do retorno, tem mais a ver com o aspecto mais funcional. Não interessa se a coluna fica à esquerda ou à direita. O retorno penso que deve ficar do lado oposto à coluna seca e o tubo deve ser de pvc , apenas os ultimos 30cm devem ser de mangueira normal, porque é mais fácil manejar a bomba dentro da sump. A sump deve ficar posicionada de forma a que os tubos do retorno e coluna seca fiquem o mais directo possivél para as respectivas áreas de cada um. Não sei se me expliquei bem e se estou certo.
afundo250 Publicado: Julho 4, 2010 Autor Publicado: Julho 4, 2010 (editado) Olá, pessoal!!! Ora bem, vamos lá a ver se o pessoal aqui do forum não me deixa pendurado... Vou montar um reef de 120x50x60 e sump 80x45x45. Já investi num escumador, o Bubble-Magus NAC6, escolhi este principalmente pelo preço mas também pelas reviews que li, este escumador funciona que é uma beleza, vamos lá a ver se não me engano... ;D (vou pôr fotos deste aparelho assim que possível) Bom, as minhas dúvidas são básicamente acerca do equipamento em que devo investir. 1º: a iluminação, existe uma calha 4xT5 de 1,20m da Jebo que custa 198 euros e há uma com as mesmas caracteristicas, só que é chinesa e custa 220 e tal euros, bem, agora tenho que decidir se compro estas calhas só T5 ou alguma com ambas T5 e HQI, é calro que no inicio não vou precisar de HQI pra nada, mas não sei o que possa fazer no futuro, talvez manter uns corais como devem ser... 2º:bomba de retorno, acho que vou por uma eheim que fique dentro da sump e que consuma pouca energia, será que me podiam dar alguns conselhos sobre qual escolher? :-\ 3º: bombas de circulação, sinceramente, estar a gastar uma pipa de massa numa Tunze ou Vortech é pra malta que tenha guita, o que não é o meu caso, portanto acho que vou investir nas SunSun, não sei é se hei-de colocar 2 ou 3, o que é que acham da minha opinião? 4º:Resistências, neste aspecto acho que colocar duas pequenas na sump é a melhor opção, se uma gripar está lá a outra... a minha dificuldade é quais as que devo comprar, devo confessar que deste capitulo não percebo nada!!! Para já são estas as minhas dúvidas mas vão haver MUITAS mais, como filtragens, osmoses, UV's alimentação, etc, etc... Agradeço a vossa disponibilidade para opinarem à vontade. Rui Reis Editado Julho 4, 2010 por afundo250
ju.ramada Publicado: Julho 5, 2010 Publicado: Julho 5, 2010 (editado) Olá, pessoal!!!Ora bem, vamos lá a ver se o pessoal aqui do forum não me deixa pendurado... Vou montar um reef de 120x50x60 e sump 80x45x45. Já investi num escumador, o Bubble-Magus NAC6, escolhi este principalmente pelo preço mas também pelas reviews que li, este escumador funciona que é uma beleza, vamos lá a ver se não me engano... ;D (vou pôr fotos deste aparelho assim que possível) Bom, as minhas dúvidas são básicamente acerca do equipamento em que devo investir. 1º: a iluminação, existe uma calha 4xT5 de 1,20m da Jebo que custa 198 euros e há uma com as mesmas caracteristicas, só que é chinesa e custa 220 e tal euros, bem, agora tenho que decidir se compro estas calhas só T5 ou alguma com ambas T5 e HQI, é calro que no inicio não vou precisar de HQI pra nada, mas não sei o que possa fazer no futuro, talvez manter uns corais como devem ser... 2º:bomba de retorno, acho que vou por uma eheim que fique dentro da sump e que consuma pouca energia, será que me podiam dar alguns conselhos sobre qual escolher? :-\ 3º: bombas de circulação, sinceramente, estar a gastar uma pipa de massa numa Tunze ou Vortech é pra malta que tenha guita, o que não é o meu caso, portanto acho que vou investir nas SunSun, não sei é se hei-de colocar 2 ou 3, o que é que acham da minha opinião? 4º:Resistências, neste aspecto acho que colocar duas pequenas na sump é a melhor opção, se uma gripar está lá a outra... a minha dificuldade é quais as que devo comprar, devo confessar que deste capitulo não percebo nada!:D!! Para já são estas as minhas dúvidas mas vão haver MUITAS mais, como filtragens, osmoses, UV's alimentação, etc, etc... Agradeço a vossa disponibilidade para opinarem à vontade. Rui Reis Olá, Eu montei o meu aquário de água salgada à cerca de 6 meses, nunca tive um aquário antes, este é o meu primeiro e fui logo para água salgada. Até agora tenho tido sorte, os peixes e corais estão todos a dar-se muito bem. O meu aquário é mais ou menos do tamanho do teu, tem 120x50x40 e como já tinha a casa toda mobilada e não tinha espaço para mais armários acabei por optar por não ter sump, e comprei um Skimmer Externo - Deltec MCE 600. Respondendo a algumas das tuas questões: 1º - Eu preferi gastar um pouco mais de dinheiro e comprei os novos Leds da TMC - AquaRay AquaBeam 1000 HD Ultra Lighting Tile, não ficam propriamente baratos mas a diferença na conta da luz desde que as pus a funcionar é 0. Para além de que os leds duram 5 anos, não perdem potência, não aquecem (ajuda no verão) e já incorpora leds próprios que substituem as HQI; 2º - Não te sei ajudar neste ponto; 3º - Comprei duas bombas da SunSun, pus uma de cada lado do aquário e funcionam na perfeição; 4º - Eu apenas coloquei uma resistência, mas parece-me bem essa ideia de as ter em redundância. Espero ter ajudado. Não tenho muita experiência em aquários, mas gostava de partilhar o pouco que já aprendi, talvez ajude. Editado Julho 5, 2010 por ju.ramada
afundo250 Publicado: Julho 5, 2010 Autor Publicado: Julho 5, 2010 Olá Ju, obrigado pela tua resposta, de certeza que a tua opinião ajuda! Fiquei curioso acerca da tua calha, podes dar-me mais detalhes para poder ponderar? Onde é que a adquiriste? De certeza que não é barata, pois uma calha de Leds que substitua HQI's é de certeza um grande investimento... Esta é a foto do escumador que vou por de serviço na sump, dizem que é uma máquina potente e que tira porcaria até mais não! Se é bom o suficiente? Veremos! No que toca às bombas de circulação, acho que as sunsun, mesmo não sendo de marca, servem os propósitos, ou seja, se griparem compra-se outra, pois o preço é irrisório em comparação com outras... Abraço Rui
Trovador_Glg Publicado: Julho 5, 2010 Publicado: Julho 5, 2010 Olá Ju, obrigado pela tua resposta, de certeza que a tua opinião ajuda! Fiquei curioso acerca da tua calha, podes dar-me mais detalhes para poder ponderar? Onde é que a adquiriste? De certeza que não é barata, pois uma calha de Leds que substitua HQI's é de certeza um grande investimento... Esta é a foto do escumador que vou por de serviço na sump, dizem que é uma máquina potente e que tira porcaria até mais não! Se é bom o suficiente? Veremos! No que toca às bombas de circulação, acho que as sunsun, mesmo não sendo de marca, servem os propósitos, ou seja, se griparem compra-se outra, pois o preço é irrisório em comparação com outras... Abraço Rui Eu no inicio também coloquei as sun sun, ainda com veio de aço. uma delas sempre funcionou bem, a outra as vezes de semana a semana tinha de trocar de veio, e começavam a fazer um barulho do pior, ainda por cima quando faltava a luz, as vezes não arrancavam, tinha de dar um toque nas hélices para começar. Comprei a Bomba aquamedic OceanProp 15000 e estou totalmente satisfeito.
ju.ramada Publicado: Julho 5, 2010 Publicado: Julho 5, 2010 Olá Ju, obrigado pela tua resposta, de certeza que a tua opinião ajuda! Fiquei curioso acerca da tua calha, podes dar-me mais detalhes para poder ponderar? Onde é que a adquiriste? De certeza que não é barata, pois uma calha de Leds que substitua HQI's é de certeza um grande investimento... Esta é a foto do escumador que vou por de serviço na sump, dizem que é uma máquina potente e que tira porcaria até mais não! Se é bom o suficiente? Veremos! No que toca às bombas de circulação, acho que as sunsun, mesmo não sendo de marca, servem os propósitos, ou seja, se griparem compra-se outra, pois o preço é irrisório em comparação com outras... Abraço Rui Olá, Cá em Portugal as mais baratas que consegui encontrar custavam 300€ euros, cada bloco (blocos de 20x20). Para um aquário da dimensão do nosso são precisas pelo menos duas. No meu aquário pus 3. O que fiz foi procurar na internet e consegui encontrar uma loja em Inglaterra (em Coventry) que as vendia por 190 libras, e ficou por 250€ cada. O senhor não vendia para fora através do site, mas telefonei-lhe e ele disse que mas enviava. Chegaram em menos de uma semana e em boas condições. Depois é só comprar a calha onde encaixam os blocos, que se vende em qualquer loja de aquários, que fica por uns 20 euros. É um pouco dispendioso, mas a longo prazo poupas bastante e compensa. As lojas de aquários de cá de Lisboa estão todas a mudar para estas lampadas. Se quiseres mando-te uma foto do meu aquário para veres como fica. Faz um efeito muito giro na areia, em vez de teres a areia sempre iluminada com uma luz estatica, esta luz cria movimentação e sombras com a ondulação da água. Acaba por ser mais parecido com a realidade. Eu como não conseguia mesmo montar a Sump acabei por apenas efectuar pesquisas de escumadores externos tipo mochila, uma vez que o escumador ia ficar à vista. Até agora estou bastante contente com o meu. Relativamente às bombas, realmente também já me aconteceu uma vez por outra ter que mexer na bomba, quando a desligo e torno a ligar para ela começar novamente a funcionar. Mas depois ela fica a funcionar bem. Beijinhos, Joana
afundo250 Publicado: Julho 5, 2010 Autor Publicado: Julho 5, 2010 Olá Ju. Agradecia então que me enviasses umas fotos das calhas já com os blocos e com o efeito dos leds na água... Vou ponderar mesmo sobre isso, é que se a longo prazo compensa é a ter em conta! Compro uma e depois passado um tempo compro outra... Abraço, Rui
ju.ramada Publicado: Julho 6, 2010 Publicado: Julho 6, 2010 Olá Ju. Agradecia então que me enviasses umas fotos das calhas já com os blocos e com o efeito dos leds na água... Vou ponderar mesmo sobre isso, é que se a longo prazo compensa é a ter em conta! Compro uma e depois passado um tempo compro outra... Abraço, Rui Olá, Aqui está uma foto do aquário com a calha e os blocos. Esta é uma solução temporária, em principio só este mês é que saem os novos apoios para a calha da TMC. Até agora a solução utilizada tem sido pendurar no tecto com uns cabos de aço, mas eu não queria furar o tecto e por enquanto tenho a calha apoiada no escumador e numa jarra. Espero já ter os apoios no próximo mês. Para ver o efeito dos leds na água só com um vídeo. Beijinhos, Joana
Trovador_Glg Publicado: Julho 6, 2010 Publicado: Julho 6, 2010 Olá, Aqui está uma foto do aquário com a calha e os blocos. Esta é uma solução temporária, em principio só este mês é que saem os novos apoios para a calha da TMC. Até agora a solução utilizada tem sido pendurar no tecto com uns cabos de aço, mas eu não queria furar o tecto e por enquanto tenho a calha apoiada no escumador e numa jarra. Espero já ter os apoios no próximo mês. Para ver o efeito dos leds na água só com um vídeo. Beijinhos, Joana Peço desculpa Rui pelo comentário sobre outro assunto. Joana, estas a pensar colocar mais rocha? Acho que podias colocar um pouco mais David
ju.ramada Publicado: Julho 6, 2010 Publicado: Julho 6, 2010 Peço desculpa Rui pelo comentário sobre outro assunto.Joana, estas a pensar colocar mais rocha? Acho que podias colocar um pouco mais David Pois, eu não estou a obedecer à regra dos 20% de rocha, apenas tenho uns 15 quilos de rocha e se fosse a obedecer teria que pôr 40. Por enquanto estou a pensar deixar assim, gosto de layouts mais simplistas. Estive a falar com pessoas que já têm aquários há muito tempo e com as pessoas das lojas onde costumo ir, e eles dizem-me que se os valores estiverem todos bem posso manter esta quantidade de rocha. De qualquer forma estava a pensar ir adicionando mais rocha com a compra de novos corais. Muitos deles já trazem rocha e assim aproveitava. Também não estou a pensar ter muitos peixes, mais uns 3 ou 4. Gostava de juntar um cirurgião (Acanthurus sohal), um anjo anão e dois palhaços pércula.
Recommended Posts