KenzoPT Publicado Maio 23, 2010 Publicado Maio 23, 2010 Boa noite, estou a pensar comprar um novo aquario, desde vez com cerca de 500 litros. Estou indeciso quanto à iluminacao a usar, se seriam apenas calhas com lampadas T5 ou lampadas T5 com HQI. As questoes de consumo energetico têm de ser ponderadas, daí estar tambem com questoes sobre que potencia utilizar, sabendo que teria de utilizar lampadas T5 de 80w cada, quantas seriam necessarias para aquele volume e altura de água, de forma a que me permitisse ter uma maior escolha de plantas a utilizar e se as lampadas HQI misturadas na mesma calha com as T5 seriam realmente uma mais valia. Deixo à vossa opiniao... Obrigado. Citar Novo Projecto... Hindu Kush 540L150 x 60 x 60 Aquariofilia iniciada em: 6 de Novembro 2009
KenzoPT Publicado: Maio 26, 2010 Autor Publicado: Maio 26, 2010 Opinioes?! Citar Novo Projecto... Hindu Kush 540L150 x 60 x 60 Aquariofilia iniciada em: 6 de Novembro 2009
Vasco Ferreira Publicado: Maio 26, 2010 Publicado: Maio 26, 2010 (editado) na minha opinião 4*80w chega e sobra. Eu tenho um aquario com 300l com uma calha de 4*80w de 1,5m. Resultado só tenho duas lampadas ligadas. Chega e sobra para as plantas crescer, (se deres boa fertilização e CO2) com a vantagem de ter menos algas e as plantas crescerem mais moderadamente. 6*80w é um exagero que honestamente, na minha opinião, só serve para crescer alguedo e teres dor de cabeça. Com 520w de luz só vais ter trabalho, para conseguires ter algo estável e vais ter de fertilizar à homem com CO2 muito bem afinadinho e difundido por todo o aquario e muita manutenção. N digo que n resulte, mas é como andar num trapézio sem rede Menos luz= menos trabalho= menos algas. Abraços Editado Maio 26, 2010 por Ptuga Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
0ri0nte Publicado: Maio 27, 2010 Publicado: Maio 27, 2010 Segundo o Amano precisas de cerca de 214W para um aqua de 500L. http://www.fitchfamily.com/lighting.html Não sei se existem calhas para o comprimento que queres mas T5 4*56W já seria suficiente, segundo o Amano. em aquas grandes a relação W/L passa para cerca de 0.5W/L. Depois também tens que ter em conta a factura da energia... Citar
KenzoPT Publicado: Maio 27, 2010 Autor Publicado: Maio 27, 2010 Ok, obrigado. Vou encomendar a iluminaria para a semana e será entao a de 4x80w. Citar Novo Projecto... Hindu Kush 540L150 x 60 x 60 Aquariofilia iniciada em: 6 de Novembro 2009
Recommended Posts