Recommended Posts

Publicado

Boas

Pretendo me iniciar no mundo dos discos. Sempre tive um fascinio especial por estes peixes mas nunca tive "coragem" para os ter por serem peixes muito sensiveis e com muitas necessidades, mas hoje em dia estou desempregada e pretendo everedar pela criação de peixes tropicais, inclusive os discos bigsmile

Preciso de saber tudo o que é mais importante para possuir discos felizes e saudaveis :wacko: desde:

- O tamanho do aquario (de prencipio vou começar com 4 juvenis, tipo 4 ou 5 cm cada)

- As caracteristicas tipo temperatura, ph, etc

- O tipo de solo, e plantas

E tudo o resto que pensei ser importante para o suceso dos meus "futuros pequenos discos" :dance:

Obrigada

___

Quero ainda descançar-vos de que não sou "iniciante" na aquariofilia e sei que são peixes muito complexos e nunca os tive antes porque nunca tive disponiblidade para eles mas agora acho que estou preparada para isso :laugh:

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Publicado:

olá.

Antes de mais sê bem vinda ao "mundo" dos Discos :animal_fish:

Lê alguns tópicos que temos por aqui que vais esclarecer algumas dessas tuas dúvidas.

Mas se a intenção for criar discos, é mais fácil em "cubos" de 50*50 ou algo do género, só o vidro.

Mas penso que deverias primeiro pensar em manter discos com saúde e depois tentares a criação, mas não é nada do outro mundo, dá é muito trabalho e despesa.

Cump's.

Publicado:

eu estou na mesma situaçao bigsmile

nunca me aventurei porque faço dos discus "um bicho de 7 cabeças" mas se calhar nao é se seguirmos a risca as necessidades dos mesmos!

alias tenho um amigo que nao consegue manter guppies, e discus, ja os consegue reproduzir :D

vou acompanhar este topico na calada :P

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Boas.

Quando pensarem em manter discos pensem em "grande, ou seja, aquas grandes, filtros grandes, mudanças de água frequentes.

O problema dos discos é que é preciso passar tempo com eles e conseguir identificar os problemas que por vezes surgem, mas fora isso é um peixe que considero resistente.

Mas isso também vai depender dos peixes e do modo que são tratados :(

Cump's

Publicado:

bem eu tou a um passo de comprar um aquario de 250l 100x50x50, com um filtro resun ef-1600 que faz precisamente 1600litros por hora...

no interior vou colocar, de 4 gavetas, 2 para ceramicas, 1 para esponja azul e outra para lã filtrante....

depois vou colocar areia inerte, e alguns troncos, com anubias, fetos ...

depois tou a pensar colocar 1 cardume de cardinais, 1 cardume de nariz de bebado, 1 ou 2 ancistrus e corydoras...

e penso que é tudo...

alguma coisa errado aqui? :(

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Boas,

Os Discus não são nenhuns bichos de 7 cabeças, são ciclideos, como tal resistentes e gostam de ser bem tratados... mas isso gostamos todos, uma frase famosa que por acaso esta semana até vem na bioaquaria..."Há por aí mais discus com problemas com humanos, do que humanos com problemas com discus!".

é uma frase que diz muito do mundo dos discus, existem pessoas que se aventuram sem saberem o que estão a fazer e depois dá asneira.

O que considero fundamental:

- Dedicação!

Se te dedicares e tiveres as condições para os manteres, os discus são 'O rei do aquario'.

Para começar, planeia o aquario, a fauna e a flora que queres colocar junto dos discus. Em segundo compra os testes da água, PH, KH, GH, Amonia, Nitritos, Nitratos. Estes são os básicos.

Os discus gostam de muita água, por isso deves fazer ou 2 trocas semanais de 25% ou 1 troca semanal de 50%. A água da TPA, deve ter parametros parecidos aos da água do aquario, inclusivé a temperatura, não tem que ser necessáriamente igual mas devem ser muito parecidos.

Quanto a começares, o melhor é de facto começares com peixes juvenis. Quantas mais TPA's mais eles crescem.

Quando tiveres discus adultos no aquario, acredita que eles te surpreendem com uma postura de ovos... nessa altura podes pensar na criação.

Quanto a Filtragem, sou adepto de ter 2 filtros no mesmo aquario, 1 em cada ponta, isto porque os discus também gostam de agua limpa :( e fazendo a manutenção mensal de um dos filtros, existe sempre o outro como backup, porque inevitavelmente nas limpezas há sempre muitas bacterias que morrem, e o filtro fica com menor capacidade de transformar a amonia em nitritos e depois em nitratos.

Convem teres umas plantitas, porque são elas e as TPAs que equilibram os niveis de nitratos nos aquarios de/com discus.

Disfruta primeiro, pensa na criação depois.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado: (editado)

E eu estava a responder aos dois :|

Relativamente ao teu planeamento, como referia, eu prefiro 2 filtros, em vez de serem 2 de 1600lth, podiam ser 2 de 800 por ex.

Relativamente aos peixes, os ancistrus parecem-me boa escolha, e coloca umas 5/6 Cory's para aspirarem o fundo.

Se calhar optava só por um cardume de caracideos, mas é a gosto pessoal.

Se quiseres ter pigeon's, tenta colocar ambiente claro, tipo areia branca e afins, se não forem pigeons podes colocar a gosto(os Pigeons em ambientes mais escuros ficam com ferrugem.) Quanto a discus e para te iniciares, aconselhava-te uns 5 dos pequenitos(5cm por aí).

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado:

ah obrigado pelo concelho.....sim a areia irá ser branca ou beje...

quanto aos 2 filtros...é um bocado impossivel para mim isso :S

mas pode ser que dê quem sabe :|

tenho um amigo a vender um 2213 baratinho pode ser que fique com ele :wub:

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Pode ser gosto pessoal mas acho que area branca nao é apropriada. porque,

reflecte muito a luz, se for plantado vai ter bastante.

Um ambiente escuro (areao + fundo) faz sobresair as cores dos Discus e das plantas.

Quanto ao resto é tal e qual foi dito.

Nao sao nada de outro mundo... comecei com guppys en 54L e apos 2 meses de aquariofilia tinha Discus...

Eu sou suspeito pois tenho Discus a mais de um ano saudaveis e lindos e quase nao faço testes a minha agua.

Porque,

Um aqua de 300L 100x50x65alt, filtros que davam para um aqua de 1000L (1050L/h Eheim +3200L/h DIY)... e agua del cano do melhor, a vantagem de viver em Viana do Castelo.

Antes de tudo informem-se, leiam muito e criem condiçoes, nao vale a pena investir nos bichos sem ter condiçoes para eles.

depois da desgosto certo.

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:
Pode ser gosto pessoal mas acho que area branca nao é apropriada. porque,

reflecte muito a luz, se for plantado vai ter bastante.

Um ambiente escuro (areao + fundo) faz sobresair as cores dos Discus e das plantas.

Pois aqui e que realmente nao sei....uns aquariofilistas dizem que eles gostam de areia branca, outros dizem que nao..tou a ter alguma dificuldade neste ponto, mas o resto parece-me tar a sair bem :)

condiçoes e claro, isso está acima de qualquer estetica (gosto pessoal)

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Boas,

De facto relativamente ao substrato do aquario, eu também aprendi que deveria ser escuro, e é um pouco como dizes, as opiniões divergem. Existem aquariofilistas que mantem discus em ambientes claros e outros em ambientes escuros. Pessoalmente, e por experiência com pigeons, gosto de manter os peixes em ambientes claros. Mas não te quero influenciar em nada.

Acho que tens que aliar o teu gosto pessoal ás especies que esperas manter(pigeons/não pigeons) e avaliar os pros e os contras de cada uma delas.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Publicado: (editado)

estou ainda a decidir as estirpes que vou inserir, sei que red alenquer é uma delas de certeza, agora a outra, tenho montes de possibilidade, ja agora a quem estiver a seguir este topico, que opine sobre a outra estirpe que fica-se bem com red alenquer, ou que fica-se bem , ou que fosse a favorita :alberteinstein:

pode ser que me influencie visto que nao conheco muito bem estirpes...

(diga a estirpe e insira uma foto, pode ser da net)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Publicado:

Eu iniciei-me recentemente nos discus e tenho uma descrição passo a passo aqui

Eu também adoro os Red Alenquer. Tenho um juntamente com o Blue Diamond (outro dos meus preferidos) e um Marlboro.

Agora comprei um Altun Flora e vou pretendo comprar mais um White Diamond e um Red&White.

Há quem prefira manter apenas uma ou duas estirpes e há quem goste de ver a multiplicidade de estirpes no aquário...

Enfim... Vai vendo o que gostas mais mas... Depois do bichinho discus se te meter na cabeça não há aquário grande demais eheheh...

Conselho: Compra um aquário GRANDE!