NMSGonçalves Publicado Dezembro 14, 2004 Publicado Dezembro 14, 2004 Boas: O meu aquário tem cerca de 120L e tem uma altura de 40cm. Como vinha equipado apenas com uma calha de 25W, comprei um daqueles balastros com terminais numa loja de aquariofilia, passando para 50W. ( powerGLO + AquaGLO ). As plantas agradeceram. Após longas pesquisas aqui no fórum decidi acrescentar 2 lâmpadas de 15W cada uma daquelas compactas ( economizadoras) de 6400K. Fiquei assim com 80W reais. Actualmente tenho apenas 50W 10horas por dia.(devido às algas) O meu aquário tem 2 discus, 1 escalar, 4 Serpaes, 4 tetras bueos aires., 1 pleco, 2 ampulárias 2 Ottos. Plantas: Echinodorus, anúbias barteri, hygropylla polysperma rosanerving, musgo de java ( quase preto ) Problema: está tudo minado de algas pretas que parecem pequenos tufos nas pontas dos troncos e plantas que ñão consigo remover sem a respectiva poda das folhas afectadas. O aquário tem os parametros estáveis e todos os peixes estão bem. Faço injecção caseira de CO2 com o difusor da Nutrafin. pH - 6.8 kH - 5 gH - 6 Nitritos - 0 PO4 - não sei mas uso o Seachem Phos Guard ( desde à 2 semanas ) Nitratos - não tenho o teste Amónia - não tenho o teste Já tentei de tudo: 6 dias de completa escuridão, pouca alimentação, mas nada. Hoje falei com o dono da loja onde compro o material e ele disse que talvez os nitritos possam estar a zero mas os nitratos estejam altos.!?!? Faço as tpa´s regularmente mas não consigo erradicar as algas. Peço-vos ajuda pois começo a desesperar e qq dia já não tenho plantas. Obrigado, Nuno Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
NMSGonçalves Publicado: Dezembro 14, 2004 Autor Publicado: Dezembro 14, 2004 Então???????? ninguém tem ideias??? Com certeza que há entendidos na matéria! Por favor ajudem que isto tá mau Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
zefish Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Tambem tenho disso mas com TPA´s mais frequentes e remoção mecanica das algas (poda de plantas e raspagem da decoração) ja as tenho controladas. Sinceramente nem sei qual o motivo da sua aparição... Um Abraço Zé
NMSGonçalves Publicado: Dezembro 14, 2004 Autor Publicado: Dezembro 14, 2004 Pois, nem eu!! Mas é uma praga e é difícil de retirar!. obrigado pela ajuda. Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
MCatalao Publicado: Dezembro 15, 2004 Publicado: Dezembro 15, 2004 quero ver fotos dessas algas, pois se vir posso-te ajudar
NMSGonçalves Publicado: Dezembro 16, 2004 Autor Publicado: Dezembro 16, 2004 Boas, Aqui vão as fotos das ditas algas: NOTA: as fotos não têm grande qualidade devido à máquina ( ou ao fotógrafo), seja com for, espero a vossa ajuda. Junto vai uma foto do meu aquário com era à 2 semanas antes de uma poda ( foram para o lixo ), e antes da aquisição do meu novo disco. Cá vão: à 2 semanas atrás era assim : As algas que me dão cabo do juízo Nem os Ottos querem nada com elas As fotos mais recentes não ponho por vergonha do q se está a passar. talvez daqui a uns tempos quando isto melhorar. Espero os vossos conselhos. Obrigado. Nuno Gonçalves Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
Puer Publicado: Dezembro 16, 2004 Publicado: Dezembro 16, 2004 Algas pretas? Se fossem castanhas era problema de iluminação. Só quero dar uma ideia: e se não forem algas? Que tal sujidade do aquário? Tens a filtração mecânica a funcionar correctamente? Está limpa? Não introduziste nada (algum medicamento) na água? Feliz Natal Ho, Ho, Ho ___________
miguel antunes Publicado: Dezembro 16, 2004 Publicado: Dezembro 16, 2004 Nuno, Na minha opinião os niveis de Nitrato e Fosfatos poderão explicar o aparecimento destas algas. Penso que deverás primeiro comprar estes dois testes. O facto de não teres nitritos não implica de forma nenhuma que não tenhas Nitratos pois se o ciclo de Nitrogenio estiver a ser concluido (Nitrificação) o resultado é amonia a zero, nitrito a zero e nitratos que podem ou não estar a zero. Mesmo com trocas de água frequente pode não ser o suficiente para eliminar os nitratos pois muitas vezes a agua da torneira também tem Nitratos. Em relação aos fosfatos o facto de utilizares anti-fosfatos não implica que não os tenhas pois estes anti-fosfatos retiram niveis moderados de fosfatos. Faz primeiro os testes.. Abraço, Miguel Miguel Antunes
Nuno Carvalho Publicado: Dezembro 16, 2004 Publicado: Dezembro 16, 2004 Olá!!! Vê isto! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...&highlight=alga Olha, eu tinha o aquario "forradinho" com essas algas mas comprei 12 SAE's e parecia magia! Numa semana deixei de ter essas algas!! Faz o mesmo! Boa sorte! Nuno Carvalho
NMSGonçalves Publicado: Dezembro 16, 2004 Autor Publicado: Dezembro 16, 2004 Boas Nuno, Obrigado pela ajuda. Por incrível que pareça, o meu aquário tem uns habitantes muito variados. 2 Discus , 1 Pleco (16 cm ), 4 serpaes, 4 tetras buenos aires, 2 ottos, 2 ampulárias. Como podes calcular, nem o pleco quer saber de algas pois a mistura para discus e as larvas sabem-lhe bem melhor!!! Vou seguir o teu conselho e procurar uns sae´s para ver se dou cabo destas algas. Abraço, Bom Natal Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
zefish Publicado: Dezembro 16, 2004 Publicado: Dezembro 16, 2004 Ora bem....algas dessas apareceram-me quando introduzi discos no meu aquario e comecei a alimenta-los com comida congelada. Tenho uma forte suspeita que a culpa foi dos "congelados". creio que aumentou os fosfatos pois nitratos e nitritos não acusou nada demais... agora fosfatos nem tenho o teste.... Tambem dás comida congelada aos teus discos? Um abraço Zé Um Abraço Zé
NMSGonçalves Publicado: Dezembro 17, 2004 Autor Publicado: Dezembro 17, 2004 Boas. precisamente!!! Acho que começaram a partir do momento em que comprei os discus e os comecei a alimentar com "patê" congelado e as larvas de mosquito vermelho! Quanto aos fosfatos e nitratos infelizmente não posso tirar nenhuma conclusão visto não possuir os respectivos testes, pelo que depois de os comprar ( em breve, espero ) poderei com certeza ter opinião. Uma coisa é certa, tenho cortado na alimentação e na iluminação e nem assim há menos algas. Uma vez mais obrigado pela ajuda. Nuno Gonçalves Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
luismoniz Publicado: Dezembro 19, 2004 Publicado: Dezembro 19, 2004 Esse tipo de algas são muito complicadas de se eliminar porque se estiverem agarradas a uma folha não saem sem a magoar e depois demoram a desaparecer, mas há uma forma de as eliminar, em primeiro corrigir o fosfato no aquário depois eliminar estas com co2 ou seja abusar mais um pouco no co2 estas irão mudar para uma cor pálida e depois para branco acabando por desaparecer. Eu próprio fiz isto e funciona! A única desvantagem é a descida do ph, deve ter-se em atenção os habitantes do aquário Espero ter ajudado!
Francisco Mendes Publicado: Dezembro 20, 2004 Publicado: Dezembro 20, 2004 Eu também tinha disso... Limitei-m a remodelar o aquário completamente. Aliás... Tou hoje, dia 20 - 12 - 2004 a faze-lo. Eu vou por o passo-a-passo aqui no forum, depois posso-te dar o link. "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
NMSGonçalves Publicado: Dezembro 22, 2004 Autor Publicado: Dezembro 22, 2004 obrigado pela ajuda. A minha remodelação passou por deitar plantas fora, podar outras mais afectadas e pouco mais. Ainda estou para ver o resultado desta atitude, mas logo se vê. Fico à espera desse link!!!!!!!! fiquem bem. Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
Francisco Mendes Publicado: Dezembro 24, 2004 Publicado: Dezembro 24, 2004 http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16119 Pronto.... Não é la grande coisa, mas espero que ajude. "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Carlos Publicado: Dezembro 28, 2004 Publicado: Dezembro 28, 2004 Experimenta tratar com agua oxigenada. Pesquisa aqui no Forum por este tema e encontras instrucções de como aplicar (quantidade e frequência). Eu já tive o aquário cheio dessas algas e as plantas quase cobertas (principalmente as anubias e echinodorus) e apliquei H2O2+TPA's (de 3 em 3 dias)e resultou. Cumprimentos, Carlos APGuppy#2 //APC#6 //APK#164
Miguel Madeira Publicado: Dezembro 29, 2004 Publicado: Dezembro 29, 2004 Nuno Carvalho escreveu: Olha, eu tinha o aquario "forradinho" com essas algas mas comprei 12 SAE's e parecia magia! Numa semana deixei de ter essas algas!! Somos dois. SAE rules banana rock Ao natural
Recommended Posts