Recommended Posts

Publicado

Boas:

O meu aquário tem cerca de 120L e tem uma altura de 40cm.

Como vinha equipado apenas com uma calha de 25W, comprei um daqueles balastros com terminais numa loja de aquariofilia, passando para 50W. ( powerGLO + AquaGLO ).

As plantas agradeceram.

Após longas pesquisas aqui no fórum decidi acrescentar 2 lâmpadas de 15W cada uma daquelas compactas ( economizadoras) de 6400K.

Fiquei assim com 80W reais.

Actualmente tenho apenas 50W 10horas por dia.(devido às algas)

O meu aquário tem 2 discus, 1 escalar, 4 Serpaes, 4 tetras bueos aires., 1 pleco, 2 ampulárias 2 Ottos.

Plantas: Echinodorus, anúbias barteri, hygropylla polysperma rosanerving, musgo de java ( quase preto :P )

Problema: está tudo minado de algas pretas que parecem pequenos tufos nas pontas dos troncos e plantas que ñão consigo remover sem a respectiva poda das folhas afectadas.

O aquário tem os parametros estáveis e todos os peixes estão bem.

Faço injecção caseira de CO2 com o difusor da Nutrafin.

pH - 6.8

kH - 5

gH - 6

Nitritos - 0

PO4 - não sei mas uso o Seachem Phos Guard ( desde à 2 semanas )

Nitratos - não tenho o teste

Amónia - não tenho o teste

Já tentei de tudo:

6 dias de completa escuridão, pouca alimentação, mas nada.

Hoje falei com o dono da loja onde compro o material e ele disse que talvez os nitritos possam estar a zero mas os nitratos estejam altos.!?!?

Faço as tpa´s regularmente mas não consigo erradicar as algas.

Peço-vos ajuda pois começo a desesperar e qq dia já não tenho plantas.

Obrigado, Nuno

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Publicado:

Então????????

ninguém tem ideias???

Com certeza que há entendidos na matéria!

cheers

Por favor ajudem que isto tá mau :(

Publicado:

Tambem tenho disso mas com TPA´s mais frequentes e remoção mecanica das algas (poda de plantas e raspagem da decoração) ja as tenho controladas.

Sinceramente nem sei qual o motivo da sua aparição...

Um Abraço

Publicado:

Boas,

Aqui vão as fotos das ditas algas:

NOTA: as fotos não têm grande qualidade devido à máquina ( ou ao fotógrafo), seja com for, espero a vossa ajuda.

Junto vai uma foto do meu aquário com era à 2 semanas antes de uma poda ( foram para o lixo :) ), e antes da aquisição do meu novo disco.

Cá vão:

à 2 semanas atrás era assim :

Pic_1100_29.jpg

As algas que me dão cabo do juízo

Pic_1100_33.jpg

Pic_1100_34.jpg

Nem os Ottos querem nada com elas :)

Pic_1100_35.jpg

Pic_1100_36.jpg

As fotos mais recentes não ponho por vergonha do q se está a passar.

talvez daqui a uns tempos quando isto melhorar.

Espero os vossos conselhos.

Obrigado.

Nuno Gonçalves

Publicado:

Algas pretas? Se fossem castanhas era problema de iluminação.

Só quero dar uma ideia: e se não forem algas?

Que tal sujidade do aquário? Tens a filtração mecânica a funcionar correctamente? Está limpa?

Não introduziste nada (algum medicamento) na água?

Feliz Natal

Ho, Ho, Ho

Publicado:

Nuno,

Na minha opinião os niveis de Nitrato e Fosfatos poderão explicar o aparecimento destas algas. Penso que deverás primeiro comprar estes dois testes. O facto de não teres nitritos não implica de forma nenhuma que não tenhas Nitratos pois se o ciclo de Nitrogenio estiver a ser concluido (Nitrificação) o resultado é amonia a zero, nitrito a zero e nitratos que podem ou não estar a zero. Mesmo com trocas de água frequente pode não ser o suficiente para eliminar os nitratos pois muitas vezes a agua da torneira também tem Nitratos.

Em relação aos fosfatos o facto de utilizares anti-fosfatos não implica que não os tenhas pois estes anti-fosfatos retiram niveis moderados de fosfatos.

Faz primeiro os testes..

Abraço,

Miguel

Miguel Antunes

Publicado:

Boas Nuno,

Obrigado pela ajuda.

Por incrível que pareça, o meu aquário tem uns habitantes muito variados.

2 Discus , 1 Pleco (16 cm ), 4 serpaes, 4 tetras buenos aires, 2 ottos, 2 ampulárias.

Como podes calcular, nem o pleco quer saber de algas pois a mistura para discus e as larvas sabem-lhe bem melhor!!!

Vou seguir o teu conselho e procurar uns sae´s para ver se dou cabo destas algas.

Abraço, Bom Natal

Publicado:

Ora bem....algas dessas apareceram-me quando introduzi discos no meu aquario e comecei a alimenta-los com comida congelada.

Tenho uma forte suspeita que a culpa foi dos "congelados".

creio que aumentou os fosfatos pois nitratos e nitritos não acusou nada demais... agora fosfatos nem tenho o teste....

Tambem dás comida congelada aos teus discos?

Um abraço

Um Abraço

Publicado:

Boas.

precisamente!!!

Acho que começaram a partir do momento em que comprei os discus e os comecei a alimentar com "patê" congelado e as larvas de mosquito vermelho!

Quanto aos fosfatos e nitratos infelizmente não posso tirar nenhuma conclusão visto não possuir os respectivos testes, pelo que depois de os comprar ( em breve, espero ) poderei com certeza ter opinião.

Uma coisa é certa, tenho cortado na alimentação e na iluminação e nem assim há menos algas. ;)

Uma vez mais obrigado pela ajuda.

Nuno Gonçalves

Publicado:

Esse tipo de algas são muito complicadas de se eliminar porque se estiverem agarradas a uma folha não saem sem a magoar e depois demoram a desaparecer, mas há uma forma de as eliminar, em primeiro corrigir o fosfato no aquário depois eliminar estas com co2 ou seja abusar mais um pouco no co2 estas irão mudar para uma cor pálida e depois para branco acabando por desaparecer.

Eu próprio fiz isto e funciona! A única desvantagem é a descida do ph, deve ter-se em atenção os habitantes do aquário

Espero ter ajudado!

Banner-1.png
Publicado:

Eu também tinha disso... Limitei-m a remodelar o aquário completamente. Aliás... Tou hoje, dia 20 - 12 - 2004 a faze-lo. Eu vou por o passo-a-passo aqui no forum, depois posso-te dar o link.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

|==|================ ================|==|

Publicado:

obrigado pela ajuda.

A minha remodelação passou por deitar plantas fora, podar outras mais afectadas e pouco mais.

Ainda estou para ver o resultado desta atitude, mas logo se vê.

Fico à espera desse link!!!!!!!!

fiquem bem.

Publicado:

Experimenta tratar com agua oxigenada. Pesquisa aqui no Forum por este tema e encontras instrucções de como aplicar (quantidade e frequência).

Eu já tive o aquário cheio dessas algas e as plantas quase cobertas (principalmente as anubias e echinodorus) e apliquei H2O2+TPA's (de 3 em 3 dias)e resultou.

Cumprimentos,

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Publicado:

Nuno Carvalho escreveu:

Olha, eu tinha o aquario "forradinho" com essas algas mas comprei 12 SAE's e parecia magia! Numa semana deixei de ter essas algas!!

Somos dois.

SAE rules banana rock

Ao natural