_silver_wings_ Publicado Maio 22, 2010 Publicado Maio 22, 2010 (editado) Acabei de comprar um aquario a um user aqui do forum, o aquario é de 100*40*40 salvo o erro, escusado será dizer que já devo ter cometido a primeira falha, comprei no jumbo uma calha com uma lampada de 30w, penso que esta seja insuficiente para o aquário visto querer ter plantas naturais. Gostaria de vos perguntar se é possível alterar a lâmpada para uma superior,algum sitio especifico para a compra? devo ter atenção a mais algum aspecto na compra da lampada? caso tenham alguns conselhos agradecia também. A moldura é de plastico, será que com a nova lampada não corre o risco de derreter ou algo do género? Editado Maio 22, 2010 por _silver_wings_ Citar
_silver_wings_ Publicado: Maio 22, 2010 Autor Publicado: Maio 22, 2010 (editado) Qual é o sistema da lampada? E27? è uma lampada fluorescente, ainda nao abri a calha pelo que não sei ao certo o modelo. É comprida igual as que se encontram normalmente nas cozinhas. Estive a ver numa loja de animais e disseram me que para plantas menos exigentes essa lâmpada deveria ser suficiente, no entanto disseram me que lâmpadas fluorescentes de 100cm só tinham mesmo de 30w, tinham era dois tipos diferentes, um deles especialmente indicado para as plantas, acham que vale a pena investir 24€ nessa lâmpada? Editado Maio 22, 2010 por _silver_wings_ Citar
Ruy M. Publicado: Maio 22, 2010 Publicado: Maio 22, 2010 Não compres, com 24eur compras tu 2 lampadas de marcas de topo. Primeiro é preciso saber que sistema é! Há 2 sistemas de fluorescentes, as T5 e T8. As t8 são as que se colocam nas cozinhas. As t5 são as que se usam mais nos aquarios porque reunem mais potencia num tamanho menor, são também mais economicas. As T5 são mais fininhas em comparação com as T8. No teu caso não me parece ser t8 uma vez que as lampadas de 30wats são as de 89cm, a não ser que seja as lampadas de 38watts. Se for 38 watts t8 arranjas a 10eur. Citar
_silver_wings_ Publicado: Maio 22, 2010 Autor Publicado: Maio 22, 2010 Ok, esclarecido nesse ponto, agora achas que posso por uma lampada com mais watts na calha ou é melhor não pensar nisso? Citar
DarkFish Publicado: Maio 23, 2010 Publicado: Maio 23, 2010 o kit de certeza que é um kit da aquapor é uma lampada t8 , eu tenho um kit desses e a lampada que vinha na minha era da osram proflora mas é muito curta devia ter mais uma no minimo de 6400k mas na minha opiniao devia ser 3 mas depois depende da flora que irá ter..... Citar
Ruy M. Publicado: Maio 23, 2010 Publicado: Maio 23, 2010 A potencia e tamanho nas t8 é standard, isto é, para esse tamnho só existe essa potencia. Citar
Recommended Posts