Recommended Posts

Publicado

Viva.

Estou com um problema em relação à falta de nitratos no aquário e as plantas já se estão a ressentir... Gostaria de arranjar uma solução sem passar pela adição de mais peixes ou, em último caso, dar um balúrdio por um aditivo de nitratos dos que se vendem nas lojas de aquariofilia.

No fundo gostava mesmo de experimentar o Nitrato de potássio ( KNO3) mas estou com dificuldade em encontrar esse composto. Haverá alguma casa que exporta este tipo de produto ou algum sítio na zona de Lisboa/Cascais? Caso alguém use este tipo de suplemento agradecia que me desse umas luzes sobre o paradeiro do dito KNO3...

Publicado:

Olá,

Eu tenho aqui 1kg de KNO3; não sei até que ponto é seguro enviar isto por correio dado tratar-se de uma matéria inflamável, de qualquer maneira posso tentar. Eu arranjei isto numa farmácia. Tenta em várias, e prepara-te para esperar; K2SO4 é fácil de arranjar, KNO3 e KH2PO4 é um pouco mais complicado.

De qualquer maneira, a solução que eu tenho é baseada nas condições que tenho no aqua, isto é, se não adicionar KNO3 tenho os nitratos sempre a zero (mesmo com peixes e a alimentação que pelos vistos não são suficientes no meu caso para fazer subir os nitratos). De qualquer maneira o que faço é o seguinte: 20g de KNO3 em 500ml de água destilada e doseio 5ml por dia (para o meu aqua de 200L); também podes adicionar tudo de uma vez na TPA se as fizeres; isto põe-me os nitratos entre os 5-10ppm.

20g de KNO3 (para facilitar) são 3.7 colheres de chá, eu costumo arredondar, neste caso para 4 colheres.

Já agora, não sei como está o aqua, mas eu com a solução de KNO3 adiciono também K2SO4 (sulfato de potássio). Se os níveis de nitratos subirem muito (seja porque motivo for), adiciono uma solução só de K2SO4, que vai fazer com que os nitratos desçam. Sim, a TPA também funciona se a água da torneira for baixa em nitratos; espero ter ajudado em alguma coisa.

Abraço

Publicado:

Em alternativa se quiseres indico-te 2 ou 3 fontanários na linha do estoril onde a àgua sai com mais de 50 mg/L de Nitratos, numa saem a 75mg/L e noutra a pouco mais de 80mg/L com ausencia de Nitritos em ambas.

Se preferires fazer TPA´s com águas enriquecidas em Nitratos avisa :lol:

Abraços

Posted Image
Publicado:

Viva Its_me.

Ajudaste e muito. No entanto também me andei a informar e tudo o que disseste vem corroborar aquilo que aprendi em termos de dosagem. No meu caso, sendo o aquário mais pequeno, fiz as medidas para 4 g de KNO3 diluído em 50 ml de água destilada. Por cada 1 ml que adiciono à água, os nitratos vão-me subir, arredondando por cima as coisas, 1 ppm. A finalidade é também ficar com os nitratos a 5 ppm e para isso terei que dosear com calma e aos poucos porque os peixes que tenho são capazes de se ressentir.

Isto tudo porque tenho apenas 3 peixes em 50 L e o aquário está bem plantado. Resultado, nitratos = 0 e as plantas já começam a dar sintomas de carência. O potássio estará também em deficiência, pelo que o KNO3 possivelmente resolver-me-á o problema duma só vez: matar 2 coelhos duma só cajadada :) Já o K2SO4 não consta nos meus planos mas se não tiver controle nos nitratos, é uma coisa a ponderar. Entretanto obrigado pela oferta mas em príncipio já o vou arranjar. Senão conseguir então depois falo contigo.

Já agora, quanto deste por esse Kg de KNO3? É que se compensasse no futuro compraria também... Só tenho mesmo é que achar o dito composto numa farmácia perto de mim :lol:

Publicado:

:) Domingos ainda não tinha visto o teu post. Bem, ora aí está um alternativa bem mais económica. Chuta aí essas fontes com nitratos que eu quero é pôr estas gajas ( plantas) em alta e a crescer que nem umas malucas. :lol:

Obrigado Domingos

Publicado:
Chuta aí essas fontes com nitratos que eu quero é pôr estas gajas ( plantas) em alta e a crescer que nem umas malucas.  :P Obrigado Domingos

Boas

só te vou dar a localização de uma delas porque a outra embora eu tenha acesso está em terrenos privados.....

Conheces QueijaS? A rotunda da Galp com a fonte quando se sai da autoestrada A5 de cascais?

chegas à rotunda saindo da A5 e viras na primeira saida da rotunda para a direita que diz ou carnaxide ou Linda-a-Pastora não me recordo, vais por essa estrada fora, passas o Hotel Amazónia, andas mais 100/150 metros e aparece-te um parque de estacionamento e um largo do lado direito com possibilidade de virares à direita, parqueias o carro e olhas para a direita no muro e ves uma fonte, é ai :(

Análises pedidas por mim e feitas em laboratórios oficiais têm dado na ordem dos 70mg/l de Nitratos, Sem Nitritos e restantes parametros não tenho aqui à mão mas posso depois dizer..... Bacteriologicamente sei que tá muito boa, quase potável.....

Posted Image