Recommended Posts

Publicado (editado)

boas...

tenho uma guppy na maternidade desde esta manha,éla tá a largar os alevins.. neste momento ja estão 12 mas parece qu a barriga ja desinxou mt. quanto tempo tem que ficar mais?é que msmo na maternidade eles(alevins) nadam para cima e a guppy come-os...

que fazer????

quanto tempo mais???

cumps...

Editado por _scatto_

A forma como comunicamos é tão ou mais importante como o que comunicamos.

Publicado: (editado)

Boas,

Não sou expert em guppys mas uma coisa é certa ... tira a mãe da maternidade que ela vai comer os pequenos.

Mesmo que ela tenha mais no aqua ... eles com esconderijos vão ficar escondidos. So tens que os ir apanhando e os colocando na maternidade.

Agora tens que arranjar comida para eles. Ha quem tenha papa caseira.

Aguarda por mais ajudas mas tira ja a mãe de lá.

Uma ajuda so para ficares com mais umas luzes ...

Citação
Aquário Maternidade

Podem-se utilizar aquários grandes, conforme a quantidade de fêmeas que se colocam, á que ter em atenção, a altura de água, aconselho cerca de 20 a 25cm ou até menos, por causa da pressão a que os alevins estão sujeitos, e a sua dificuldade a virem á superfície respirar. Mas pode-se utilizar um aquário de 100L, eu utilizo tanques de 200L no verão, no inverno não faço isso, porque para mim os guppies são apenas hobbie, e não fonte de rendimento, e no inverno, isso provoca uma grande despesa em energia.

Como maternidade para separar as fêmeas dos alevins utilizo um sistema tipo o utilizado para separar os bettas machos, toda em rede presa num dos lados do aquário ou do tanque, para que, assim que nasça o alevim, possa fugir da fêmea e possa vir á superfície respirar, as fêmeas depois de terem largado todas as crias, coloco-as novamente no aquário de acasalamento (após período de dois dias de descanso), ou noutro espaço só para fêmeas, para que possam descansar, pois os machos irão novamente persegui-las assim que se colocarem no aquário. As fêmeas depois de largarem as crias devem repousar e serem bem alimentadas, para que a próxima ninhada tenha o máximo de sucesso.

Características da água e temperatura, iguais ao aquário de reprodução.

Sistema de filtragem também igual mas com mais mudanças de fibra sintética (em caso de filtro de esponja, limpar uma vez por mês).

Utilizar uma pedra difusora para aumentar a oxigenação.

Sinfonar todas as semanas.

Alevins

Esta é a fase mais importante para a vida futura dos guppies, depois de nascerem, os guppies têm o saco vitelino que lhe dará o alimento nas primeiras horas de vida, pelo que não será necessário alimenta-los, nos dias seguintes podem ser alimentados com infusórios ( obtenção de infusórios explicado na parte de alimentação), utilizo um sistema gota-gota que vem dum tanque principal de produção de infusórios. Ao fim de uma semana poder-se-á fornecer comida seca pulverizada (moída), eu não uso artemias, mas é um alimento execelente para os alevins.

Em relação ás mudas de água, é essencial este aspecto, pois o seu crescimento depende em muito deste factor, para quem consegue, e tem tempo para obter facilmente uma boa qualidade na água, poder-se-á substituir todos os dias parte da água, como este aquário está com alimentação de infusórios, a água ficará sempre muito suja para as crias, o que provoca o aparecimento de problemas, e um crescimento não tão rápido, alguns criadores trocam 100% da água todos os dias.

NUNCA MUDAR CRIAS COM MENOS DE UMA SEMANA, DE AQUÁRIO, COM AGUAS DIFERENTES

Pode-se fazer mudas de água na ordem dos 40% duas vezes por semana, mas atenção, quanto mais mudas de água melhor.

Mantendo sempre a mesma qualidade de água, temperatura 27º (quanto mais alta a temperatura, mais rápido o crescimento, menor quantidade de oxigénio), e a proporção de sal (uma colher de sopa de sal para 20Litros, ou então algumas gotas de azul metileno).

Ao fim de alguns dias começam-se a distinguir as fêmeas dos machos, utilizando uma luz forte, poder-se-á ver os ovários nas fêmeas, dois pontos escuros perto da barbatana anal. Com cerca de três a quatro semanas, começa-se a separar fêmeas de machos, para outros aquários.

Em aquários só com machos aconselho a manter algumas fêmeas, os machos ficam mais aptos para a criação e crescem mais.

Nos aquários com fêmeas, não colocar machos, para que se tenha a certeza que são virgens.

Visto, os guppies serem omnívoros, eles comem de tudo um pouco, por isso á que fazer um menu variado, os peixes ficarão mais saudáveis e isso reflecte-se nas suas cores.

Abraço

João

Editado por Joao_Costa
Publicado:

Boas,

Se a maternidade tiver a divisória para os alevins, não há necessidade de separar a mãe para já.

Na minha experiência, elas não "desinchão" muito, por isso normalmente deixo as minhas ficar 1 dia inteiro após os primeiros nascimentos. Depois pode-se tirar a mãe e ir alimentando os pequenos com papa própria.

Daqui a 25/ 30 dias haverão mais nascimentos :shocked028: Desta forma tenho sempre um aqua maternidade para os pequenos crescerem à vontade.

Também há quem tenha os aquas bem plantados e nunca põem as femeas na maternidade. Os pequenos assim que nascem escondem-se por instinto e fogem dos possíveis predadores.

Cumps. e boa aquariofilia

lenac

• 3 semanas depois...
Publicado:
  Zélito disse:
yap e isso tudo.

comida de flocos bem derretida da perfeitamente ;)

cumps e boa sorte com isso

eu deixo-os por 1 dia +\- e a depois tiro-a para fora....

derretida??? ou esmigalhado?? llol moer os flocos em po acredito agr derrete-los? ;)

### Trabalhadores de portugal chegou a nossa hora! Saiam as ruas em manifesto! ###

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!