Tiago84 Publicado Maio 19, 2010 Publicado Maio 19, 2010 (editado) Boa noite, É desta que vou iniciar a minha aventura neste maravilhoso mundo dos salgados. Tenho vários aquarios de Malawi e decidi aproveitar um aquario com 45©x55(l)x45(a) para montar um Nano. Este "cubo" tem sump traseira incorporada com cerca de 10cm de largura, ficando com 45x45x45 de espaço útil. A minha ideia é manter um nano simples, não tenho nenhuma experiencia em salgados, com alguns corais LPS e zoanthus sp. Em termos de fauna estava a pensar em: 1 Goby amarelo (cryptocentrus cintus), 1 Palhaço (Amphiprion Ocellaris), 1 Cardinal (pterapogon Kauderni) e alguns eremitas. As minhas duvidas são em relação ao setup: Escumador TMC V2 Skim (400L) / TMC V" Skim Compact (300l) (será exagerado visto o aquario ter cerca de 110L com a sump incluida?!) Iluminação: PLL 36 W daylight 8000K + PLL 24 W actinica (suficiente?) Bomba retorno Newjet 800 L/h, regulada para 400L/h porque vaza a sump rapidamente circulação: estava a pensar meter uma sun sun por volta d 1000l/h Cerca de 20kg de areia de coral media e 10/15 Kg de Rocha viva Outra duvida que tenho é a seguinte, será necessário reactor de Kalk? Tenho possibilidade de ir buscar agua ao mar, para reposição é melhor utilizar agua de osmose com hidroxido de calcio ou posso utilizar sempre a agua do mar? Tenho tentado pesquisar mas ainda tenho muitas duvidas, peço desculpa se as duvidas são "parvas" mas sou um leigo nesta materia. Desde já obrigado pelos esclarecimentos. Cumprimentos Editado Maio 19, 2010 por Tiago84
Jreiss Publicado: Maio 24, 2010 Publicado: Maio 24, 2010 Escumador TMC V2 Skim (400L) / TMC V" Skim Compact (300l) (será exagerado visto o aquario ter cerca de 110L com a sump incluida?!) Não é exagerado, aliás, está bem para o que pretendes. Iluminação: PLL 36 W daylight 8000K + PLL 24 W actinica (suficiente?) Suficiente sim, mas se pudesses arranjar mais qualquer coisinha... Bomba retorno Newjet 800 L/h, regulada para 400L/h porque vaza a sump rapidamente Parece-me bem, não consegues 600 litros/hora? circulação: estava a pensar meter uma sun sun por volta d 1000l/h Não, vai para a de 3000 litros/hora ou, de preferência uma Tunze 6025 que faz 2500, é mais cara mas é fantástica. Cerca de 20kg de areia de coral media e 10/15 Kg de Rocha viva Eu acho que é areia de mais, 10 Kg chegam perfeitamente, a rocha viva está bem, 10-12 kg estão bem. Outra duvida que tenho é a seguinte, será necessário reactor de Kalk? Tenho possibilidade de ir buscar agua ao mar, para reposição é melhor utilizar agua de osmose com hidroxido de calcio ou posso utilizar sempre a agua do mar? Para já não precisas de reactor nenhum, quanto à evaporação não podes usar água do mar, uma vez que o que evapora é a água e não o sal, deves sempre repor com água doce (osmose).
Tiago84 Publicado: Maio 25, 2010 Autor Publicado: Maio 25, 2010 Jreiss Obrigado pelo esclarecimento A bomba de retorno neste momento está a funcionar com um caudal de cerca 400L/h foi a unica maneira de conseguir estabilizar o nivel de agua. Ainda tenho que perder um pouco de tempo a tentar resolver este "problema". Em relação à areia tenho 10Kg mas parece-me pouco ou então não serão mesmo os 10kg, em principio mais 5kg chegará perfeitamente. Rocha viva vou apontar para os 12Kg como indicaste. A iluminação sugeres mais kk coisa em relação a actinica ou em daylight? Na reposição de água de evaporação: reponho com agua de osmose sem nenhuma adição de hidroxido de calcio certo? Na mudança de agua (quinzenal) é que posso repor com agua do mar?! Cumprimentos e obrigado pela disponibilidade
Recommended Posts