Planet Inverts Brasil!


Tsukumo

Recommended Posts

Olá amigos Portugueses!

 

Apesar de acompanhar o fórum há muito tempo, é minha primeira mensagem aqui e é com uma grande satisfação que eu anuncio a conclusão da fase inicial de um antigo sonho: A versão lusófona do site Planet Inverts!

 

crsfemalepreg.jpg

 

A versão em português do Planet Inverts foi lançada em 15 de maio de 2010 e tem como objetivo divulgar esta pequena porém crescente vertente do aquarismo: os invertebrados ornamentais de água doce. O site tem seu conteúdo fortemente baseado na sua versão estadunidense disponível em www.planetinverts.com, mas também conta com o conhecimento de um variado e seleto grupo de amantes do hobby, provenientes de vários diferentes fóruns, sites e revistas de aquariofilia. A idéia é reunir o maior número de aquaristas que gostem destes invertebrados, ser um veículo de troca de informações e ao mesmo tempo uma referência em informações sobre o hobby com o máximo de critério científico.

 

O trabalho de tradução a partir do inglês começou com a união de diversos membros brasileiros. O objetivo único era aproveitar o extraordinário trabalho de compilação feito em nível internacional pelos autores da versão americana do Planet Inverts. A partir do árduo trabalho de todos, foi possível disponibilizar toda esta importante e gratuita documentação em Português. Com mais de 60 espécies e variedades de invertebrados de água doce descritas, o site oferece informações importantes sobre os hábitos, reprodução, alimentação e parâmetros necessários para a popularização desse pequeno porém crescente segmento do aquarismo brasileiro.

 

Já temos alguns artigos brasileiros, feitos por brasileiros, sobre animais brasileiros no forno e, em breve, devemos contar com um fórum específico sobre o assunto.

 

Finalmente, gostaria de deixar aqui o meu convite para quem quiser se juntar a nós na elaboração de artigos ou colaboração com fotos e outros materiais, que se sinta livre para me contactar no email tsukumo#gmail.com (trocando o # por @). A tradução inicial foi feita por brasileiros, mas é desejável que tenhamos amigos portugueses dando sua opinião e contribuindo com o seu conhecimento, já que o aquarismo é tão mais desenvolvido em Portugal do que no Brasil.

 

Com vocês: http://www.planetinverts.com.br/

 

Webdesign e Webagencing:

Edson Rechi.

 

Participaram da tradução:

Tsukumo

Leo Denardi

Rafael Senfft

Chantal Wagner

Cleidson Silva

Minoru Nagayama

Fábio Nomura

Gustavo Tokoro

Cinthia Emerich

Guilherme Anjos

Felipe Aoki

Fábio Correia

 

Tratamento e tradução das fotos:

Walther Ishikawa

Editado por Tsukumo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Bem vindo ao fórum e parabéns pelo trabalho.

 

A contribuição de gente assim é simplesmente fantástica, não só porque trará mais informação mas porque o faz na nossa língua.

 

Mais uma vez um grande bem-haja.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela tradução.

 

Foi uma boa ideia, mas com tantos sites de invertebrados que têm para escolher tinham logo que escolher o Planet Inverts, porque esse?

 

Acho que esse site deve ser tudo menos publicitado e receber qualquer crédito pois o dono dele (Ryan Wood) é ,ou deveria ser , conhecido por todos os amantes de invertebrados como um charlatão, basta fazeres uma pesquisa pelo Google ou até mesmo aqui no forum... já há varias queixas dele e dezenas de pessoas que foram enganadas.

 

Acho que devemos defender a aquariofilia que é encarada com seriedade e honestidade..

 

Cumprimentos

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo muito com o Fábio Silva (desculpa lá).

 

O que ele é como pessoa não invalida os conhecimentos que se podem retirar e aprender do site dele.

 

Estaria mais 'preocupado' é saber se houve autorização para tal trabalho....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho q concordar com o Fábio, ao estarmos a dar protagonismo a este site estamos a dar credibilidade não devida ao seu criador - visto este já ter enganado várias pessoas, sendo muito simpático e tirando todo o tipo de dúvidas e depois lá dava a facada não enviando os camarões após pagamento.

 

Ao promovermos esse site estamos a fomentar a sua desonestidade, não invalidando a boa informação q lá se possa encontrar.

 

Isto, como a tua, são opiniões e são salutares serem discutidas.

 

Cumprimentos

 

 

 

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TOMEM lá bolachas!!!! é disto é que a malta gosta! mais nada!

abraços para todos

Tiago Guerreiro

Editado por AquaBoy78

Em cada pequena acção existe uma reacção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo claro, cada um tem direito à sua opinião assim como tem direito a manifesta-la.

 

O que eu acho e isto resume-se ao que penso, sem particularizar em ninguém mas sim de forma geral, os conhecimentos adquiridos através de pessoas que possam ter imensos defeitos não deixam de ser conhecimentos válidos e aplicáveis.

 

Mal estava o mundo se não fossem recolhidos, desenvolvidos e aplicados conhecimentos vindos de mentes menos sãs....

 

AquaBoy78 a tua participação foi deveras construtiva e esclarecedora ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, podem ser conhecimentos bastante válidos e aplicáveis isso não esta em questão.. mas existem bastantes sites com as mesmas informações e se dermos visibilidade a este site em particular só porque tem la artigos todos bonitos e tal, estaremos a dar credibilidade a uma pessoa falsa que anda a enganar meio mundo..e depois é claro as pessoas caiem na ratoeira...

 

mas enfim acho que cada uma cada sentença, eu por mim aquele site já devia ter é sido tirado da web..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Olá a todos!

 

Primeiramente gostaria de esclarecer alguns pontos: Houve autorização escrita do Ryan Wood que logo autorizou toda a reprodução do site, contato que fossem dados os créditos, não a ele, mas aos autores de cada uma das fichas e artigos. Parece-me inclusive que boa parte do conteúdo de terceiros é autorizado a ele para publicação. Quanto a isso não tenho o que reclamar, ele foi extremamente solícito e acolhedor em nosso pedido. Este mesmo site foi vendido a uma companhia posteriormente, desde o começo desse ano, se não me engano.

 

Quanto à escolha do site: No Brasil esse site é extremamente popular devido à quantidade e condensamento de informações sobre invertebrados de água doce. Concordo que há outros sites com informações sobre invertebrados (se puderem indicar mais sites interessantes, seria muito fixe, como dizem por aí), mas a nossa opção foi esquecer um pouco as questões políticas e tentar concentrar o máximo de informações sobre invertebrados ornamentais de água doce em um local só. Aqui no Brasil o que fizemos então foi juntar o maior número de pessoas que tinham algum conhecimento prático ou teórico (esquecendo também pequenos grupos de afinidade) para poder proceder à tradução e, numa segunda fase, dar início a alguns artigos de autoria nossa. Essa mesma fase terá início agora, no mês de outubro, quando teremos a entrada de fichas de alguns animais silvestres brasileiros, bem como as experiências de criadores.

 

Enfim, o Planet Inverts foi o ponto de partida escolhido para o nosso site que tenta reunir, organizar e sistematizar o conhecimento acerca de invertebrados de água doce, com a ambiciosa pretensão de estabelecer uma ponte entre o saber aquarístico e o saber acadêmico. Alguns de nossos membros estão estabelecendo contato com a Universidade de São Paulo e UNESP, trazendo chaves de classificação, incluindo uma chave de classificação para algumas espécies de camarões-fantasmas (pseudopalaemon, palaeomon, palaemonetes e macrobrachium, como jelskii incluído aí) e diversas fotos e informações dos centros de pesquisa.

 

Aproveito e desde já deixo o convite aos criadores experientes aqui que se juntem à nossa lista de discussão, onde estamos abrindo espaço para hobbistas interessados em discutir, ensinar e até escrever artigos para o site. A criação de invertebrados de água doce é incrivelmente mais desenvolvida em Portugal e nos beneficiaríamos muito dos conhecimentos dos membros aqui, além do que seria muito interessante poder trocar mais informações com nossos amigos do outro lado do Atlântico. ;) Os interessados por favor enviem uma mensagem privada, será uma honra tê-los conosco!

 

Finalmente, gostaria de agradecer muito às manifestações de incentivo. É um sonho antigo e que tem tomado forma aos poucos, me dando muita satisfação e alegria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais