variações no PH


Recommended Posts

Boas!

ora então a questão é a seguinte!

estou no processo de me expandir na aquariofilia mas tenho algumas duvidas quanto ao PH.

o PH da agua da minha torneira ronda os 6.4, sendo que colocarei rochas graniticas na sua maioria e 1 tronco (arvore desconhecida), qual a alteração que posso esperar no valor do PH digamos no final do aquario ciclar?.

deverei colocar um pouco de areao calcareo para subir o PH (pretendo atingir e manter PH=7), ou ele auto-ajustar-se-á num valor determinado por elementos que desconheço?

quem me puder ajudar nesta duvida.......

saudações neptunianas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sem mais dados acerca do ph e tamanho do aquário que vais manter diria que depois do tronco podes esperar uma baixa do ph para valores inferiores a 6,4.

 

Se colocares areão calcário o ph irá para valores que dependem em grande parte da quantidade de areão que colocas mas que serão superiores por uns tempos a 6,4.

 

Porque queres um pH de 7? Que peixes queres colocar no aquário? Eles gostam de pH a 7 ou preferem mais alto/mais baixo?

 

Na aquariofilia não se trata do pH que nós queremos, mas sim o pH que os peixes querem :lol:

 

De resto sobre pH tens um tópico ainda activo neste subforum com muitas informações e até um artigo sobre o pH.

Boas leituras

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falha minha! :lol:

o meu aquario tem 85l

ja vi quase todos os topicos sobre PH, mas nenhum me esclareceu na totalidade.

de facto os peixes que pretendo colocar la precisam PH entre 6.8 e 7.

queria uma alternativa a longo prazo, por isso a colocação de areão calcareo.

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão calcário resolve-te o problema do pH, mas cria-te um novo pois se calhar vai-te aumentar mais do que aquilo que querias.

 

Como vais usar um tronco o pH tende a baixar e o resultado vai ser um pH muito instável, algo que os peixes não gostam nada.

 

Essa água que tens na torneira... é de poço? É que a água da companhia costuma ser com pH 7 a 7,5 para não corroer as canalizações.

Se a tua água é de poço, deixa-a um ou dois dias com uma bomba de ar a agitar a superficie e volta a medir o pH.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É agua da torneira (rede publica)! aqui na zona da Guarda elementos calcareos nem ve-los. ja tentei ir a fontes da terra dos meus pais mas o ph é +- o mesmo.

tenho que experimentar, tenho medo é que haja flutuações que possam prejudicar o ecosistema!

gracias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom com uma água dessas tens o que muito pessoal só pode desejar...

 

Variações vais ter sempre... basta lembrares que vais colocar sempre no aquário água com ph 6,4 quando fizeres as TPA's a não ser que a prepares antes.

 

Porque não tentas ver espécies que se adaptem bem ao teu pH? Torna-te a tua jornada pela aquariofilia bem mais simples do que andares sempre preocupado com alterações de pH :lol:

Uma solução para aumentares um bocado o pH de forma indirecta é usares bicabornato de sódio ou então uma ou outra rocha calcária.

 

Mas aviso-te que não vai ser fácil impedires variações, ainda por cima com o tronco que vais colocar e mais tarde com plantas e CO2 que de certeza também vais querer...

 

Boa sorte na gerra que estás a "comprar".

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Matos:

é sempre bom encontrar um beirão por aqui.

 

Quanto à água o Darius tem razão. Quem dera a muita gente ter uma água assim. se queres baixar o Ph da tua água só te posso reomendar uma coisa turfa, mas tu falaste em ciclideos ou foi impressão minha?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P

estava a pensar em gouramis, guppys, plecos e talvez botias! o PH conjunto para os peixes ronda os 6.8 - 7.

estou é com medo que o tronco me vá baixar ainda mais o PH (6.4) que a agua ja tem.

ontem ja plantei algumas plantas e coloquei o tronco. la pra sexta feira faço novamente o teste. pode ser que até se componha.

abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, deixem-me acrescentar aqui mais uma duvida.

 

Finalmente vou montar um aqua decente 120x40x50 (adquirido a users do forum, ali pros lados dos anuncios particulares :P )

 

A agua qu disponho (de poço) tem cerca de 6.8 de PH.

Colocando uns troncos baixará...

CO2... mais ainda

Já procurei em diversos locais da zona por agua mais alcalina (depois a dec. encarregava-se de baixar o PH) mas não arranjo nada, a solução teráde partir de dentro do aqua.

 

Será que colocando umas pedras calcárias se consegue estabilizar?

Não se conseguirá assim arranjar um equilibrio estável a longo prazo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jokofar:

 

A água do teu poço tem 6.8 acabada de tirar de lá, ou depois de descansar um ou dois dias?

É que por ser uma água parada e existirem sempre matérias em decomposição nos poços, as águas de poço vêm sempre sobrecarregadas de CO2 dissolvido.

Ao aquecerem e serem agitadas pelos filtros essas água libertam o CO2 em excesso resultando numa subida do pH.

 

Aconselhava-te a medires o KH da tua água.

Só para teres uma ideia:

 

Em minha casa os parametros da água são estes:

pH -> 8

KH -> 20º

GH -> >14º

 

Tenho aquários com 3 troncos dentro e nem isso faz com que o pH baixe.

 

Em relação à pedra calcária, ela vai contribuir para te estabilizar o ph mas sempre num valor alcalino e nunca no espaço de 1 ou 2 dias, é uma solução a longo prazo.

Se é isso que pretendes, força :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jokofar:  

 

A água do teu poço tem 6.8 acabada de tirar de lá, ou depois de descansar um ou dois dias?  

É que por ser uma água parada e existirem sempre matérias em decomposição nos poços, as águas de poço vêm sempre sobrecarregadas de CO2 dissolvido.  

Ao aquecerem e serem agitadas pelos filtros essas água libertam o CO2 em excesso resultando numa subida do pH.  

 

Aconselhava-te a medires o KH da tua água.  

Só para teres uma ideia:  

 

Em minha casa os parametros da água são estes:  

pH -> 8

KH -> 20º  

GH -> >14º

 

Tenho aquários com 3 troncos dentro e nem isso faz com que o pH baixe.

 

Eu medi logo à saída. O aqua grande ainda não montei, vou ver se começo com o substrato hoje, estou já a perguntar que é para "estar preparado" e pensar numa decoração a contar com os elementos.

Até agora tenho mantido um aqua de 15L tenho um tronco e plantas, consegui estabilizar o PH com umas conchas :) , já está estável há muito tempo. Mesmo c/ as TPA o valor não altera (ou se altera é reposto num dia).

 

Em relação à pedra calcária, ela vai contribuir para te estabilizar o ph mas sempre num valor alcalino e nunca no espaço de 1 ou 2 dias, é uma solução a longo prazo.  

Se é isso que pretendes, força :)

A intenção é mesmo ter uma solução a longo prazo.

A decoração passará por troncos, plantas e pedras (enfim, nada de especial).

Já estava a pensar em adquirir pedra calcária para contra-pôr aos troncos e CO2.

 

Obrigado pelas dicas. :(cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

estava a pensar em gouramis, guppys, plecos e talvez botias! o PH conjunto para os peixes ronda os 6.8 - 7

Tudo bem que me podem chamar de maluco, mas eu mantenho todos esses peixes (menos o Gourami, que não tenho nenhum) a pH=5.5-6.0. Ter em conta que os guppys nasceram no meu aquário, já estão habituadíssimos. Plecos é normalíssimo (visto serem provinientes de águas ácidas). Os bótias que eu saiba são bastante tolerantes a pH's desta ordem.

Ou seja, lá por dizer num sítio qualquer que o pH ideial de um bótia macracantha (creio eu) está entre 6.8-7.0 não quer dizer que ele não se consiga manter a 5.5-6.0. E o meu aquário é um exemplo disso. E todos os meus peixes respiram e transpiram saúde :(

 

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro ivanpantz!

o teu post deixou-me bastante satisfeito e esperançoso de bons resultados! plantei agora à hora de almoço as ultimas plantas. não ficou como esperava, mas foi o que se pode arranjar.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bOAS!

É so para informar a todos a quem possa interessar, que o PH da agua que inicialmente era de 6.4, subiu já, ao fim destes 4 dias para 6.6.

Vamos la a ver como estará no final do ciclo.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.