Matos Publicado Dezembro 13, 2004 Publicado Dezembro 13, 2004 Boas! ora então a questão é a seguinte! estou no processo de me expandir na aquariofilia mas tenho algumas duvidas quanto ao PH. o PH da agua da minha torneira ronda os 6.4, sendo que colocarei rochas graniticas na sua maioria e 1 tronco (arvore desconhecida), qual a alteração que posso esperar no valor do PH digamos no final do aquario ciclar?. deverei colocar um pouco de areao calcareo para subir o PH (pretendo atingir e manter PH=7), ou ele auto-ajustar-se-á num valor determinado por elementos que desconheço? quem me puder ajudar nesta duvida....... saudações neptunianas Citar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16634 tOdA a GeNtE qUeR sEr DEUS!!!
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 13, 2004 Publicado: Dezembro 13, 2004 Boas Sem mais dados acerca do ph e tamanho do aquário que vais manter diria que depois do tronco podes esperar uma baixa do ph para valores inferiores a 6,4. Se colocares areão calcário o ph irá para valores que dependem em grande parte da quantidade de areão que colocas mas que serão superiores por uns tempos a 6,4. Porque queres um pH de 7? Que peixes queres colocar no aquário? Eles gostam de pH a 7 ou preferem mais alto/mais baixo? Na aquariofilia não se trata do pH que nós queremos, mas sim o pH que os peixes querem De resto sobre pH tens um tópico ainda activo neste subforum com muitas informações e até um artigo sobre o pH. Boas leituras Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Matos Publicado: Dezembro 13, 2004 Autor Publicado: Dezembro 13, 2004 falha minha! o meu aquario tem 85l ja vi quase todos os topicos sobre PH, mas nenhum me esclareceu na totalidade. de facto os peixes que pretendo colocar la precisam PH entre 6.8 e 7. queria uma alternativa a longo prazo, por isso a colocação de areão calcareo. saudações Citar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16634 tOdA a GeNtE qUeR sEr DEUS!!!
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 13, 2004 Publicado: Dezembro 13, 2004 O areão calcário resolve-te o problema do pH, mas cria-te um novo pois se calhar vai-te aumentar mais do que aquilo que querias. Como vais usar um tronco o pH tende a baixar e o resultado vai ser um pH muito instável, algo que os peixes não gostam nada. Essa água que tens na torneira... é de poço? É que a água da companhia costuma ser com pH 7 a 7,5 para não corroer as canalizações. Se a tua água é de poço, deixa-a um ou dois dias com uma bomba de ar a agitar a superficie e volta a medir o pH. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Matos Publicado: Dezembro 13, 2004 Autor Publicado: Dezembro 13, 2004 É agua da torneira (rede publica)! aqui na zona da Guarda elementos calcareos nem ve-los. ja tentei ir a fontes da terra dos meus pais mas o ph é +- o mesmo. tenho que experimentar, tenho medo é que haja flutuações que possam prejudicar o ecosistema! gracias! Citar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16634 tOdA a GeNtE qUeR sEr DEUS!!!
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 13, 2004 Publicado: Dezembro 13, 2004 Bom com uma água dessas tens o que muito pessoal só pode desejar... Variações vais ter sempre... basta lembrares que vais colocar sempre no aquário água com ph 6,4 quando fizeres as TPA's a não ser que a prepares antes. Porque não tentas ver espécies que se adaptem bem ao teu pH? Torna-te a tua jornada pela aquariofilia bem mais simples do que andares sempre preocupado com alterações de pH Uma solução para aumentares um bocado o pH de forma indirecta é usares bicabornato de sódio ou então uma ou outra rocha calcária. Mas aviso-te que não vai ser fácil impedires variações, ainda por cima com o tronco que vais colocar e mais tarde com plantas e CO2 que de certeza também vais querer... Boa sorte na gerra que estás a "comprar". Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
José Pedro Publicado: Dezembro 13, 2004 Publicado: Dezembro 13, 2004 Amigo Matos: é sempre bom encontrar um beirão por aqui. Quanto à água o Darius tem razão. Quem dera a muita gente ter uma água assim. se queres baixar o Ph da tua água só te posso reomendar uma coisa turfa, mas tu falaste em ciclideos ou foi impressão minha? Citar Caudatas do it better.
Matos Publicado: Dezembro 14, 2004 Autor Publicado: Dezembro 14, 2004 estava a pensar em gouramis, guppys, plecos e talvez botias! o PH conjunto para os peixes ronda os 6.8 - 7. estou é com medo que o tronco me vá baixar ainda mais o PH (6.4) que a agua ja tem. ontem ja plantei algumas plantas e coloquei o tronco. la pra sexta feira faço novamente o teste. pode ser que até se componha. abraço a todos Citar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16634 tOdA a GeNtE qUeR sEr DEUS!!!
jokofar Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Boas, deixem-me acrescentar aqui mais uma duvida. Finalmente vou montar um aqua decente 120x40x50 (adquirido a users do forum, ali pros lados dos anuncios particulares ) A agua qu disponho (de poço) tem cerca de 6.8 de PH. Colocando uns troncos baixará... CO2... mais ainda Já procurei em diversos locais da zona por agua mais alcalina (depois a dec. encarregava-se de baixar o PH) mas não arranjo nada, a solução teráde partir de dentro do aqua. Será que colocando umas pedras calcárias se consegue estabilizar? Não se conseguirá assim arranjar um equilibrio estável a longo prazo? Citar O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Jokofar: A água do teu poço tem 6.8 acabada de tirar de lá, ou depois de descansar um ou dois dias? É que por ser uma água parada e existirem sempre matérias em decomposição nos poços, as águas de poço vêm sempre sobrecarregadas de CO2 dissolvido. Ao aquecerem e serem agitadas pelos filtros essas água libertam o CO2 em excesso resultando numa subida do pH. Aconselhava-te a medires o KH da tua água. Só para teres uma ideia: Em minha casa os parametros da água são estes: pH -> 8 KH -> 20º GH -> >14º Tenho aquários com 3 troncos dentro e nem isso faz com que o pH baixe. Em relação à pedra calcária, ela vai contribuir para te estabilizar o ph mas sempre num valor alcalino e nunca no espaço de 1 ou 2 dias, é uma solução a longo prazo. Se é isso que pretendes, força Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
jokofar Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Jokofar: A água do teu poço tem 6.8 acabada de tirar de lá, ou depois de descansar um ou dois dias? É que por ser uma água parada e existirem sempre matérias em decomposição nos poços, as águas de poço vêm sempre sobrecarregadas de CO2 dissolvido. Ao aquecerem e serem agitadas pelos filtros essas água libertam o CO2 em excesso resultando numa subida do pH. Aconselhava-te a medires o KH da tua água. Só para teres uma ideia: Em minha casa os parametros da água são estes: pH -> 8 KH -> 20º GH -> >14º Tenho aquários com 3 troncos dentro e nem isso faz com que o pH baixe. Eu medi logo à saída. O aqua grande ainda não montei, vou ver se começo com o substrato hoje, estou já a perguntar que é para "estar preparado" e pensar numa decoração a contar com os elementos. Até agora tenho mantido um aqua de 15L tenho um tronco e plantas, consegui estabilizar o PH com umas conchas , já está estável há muito tempo. Mesmo c/ as TPA o valor não altera (ou se altera é reposto num dia). Em relação à pedra calcária, ela vai contribuir para te estabilizar o ph mas sempre num valor alcalino e nunca no espaço de 1 ou 2 dias, é uma solução a longo prazo. Se é isso que pretendes, força A intenção é mesmo ter uma solução a longo prazo. A decoração passará por troncos, plantas e pedras (enfim, nada de especial). Já estava a pensar em adquirir pedra calcária para contra-pôr aos troncos e CO2. Obrigado pelas dicas. Citar O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=338743#338743
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Vivas. estava a pensar em gouramis, guppys, plecos e talvez botias! o PH conjunto para os peixes ronda os 6.8 - 7 Tudo bem que me podem chamar de maluco, mas eu mantenho todos esses peixes (menos o Gourami, que não tenho nenhum) a pH=5.5-6.0. Ter em conta que os guppys nasceram no meu aquário, já estão habituadíssimos. Plecos é normalíssimo (visto serem provinientes de águas ácidas). Os bótias que eu saiba são bastante tolerantes a pH's desta ordem. Ou seja, lá por dizer num sítio qualquer que o pH ideial de um bótia macracantha (creio eu) está entre 6.8-7.0 não quer dizer que ele não se consiga manter a 5.5-6.0. E o meu aquário é um exemplo disso. E todos os meus peixes respiram e transpiram saúde Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Matos Publicado: Dezembro 14, 2004 Autor Publicado: Dezembro 14, 2004 caro ivanpantz! o teu post deixou-me bastante satisfeito e esperançoso de bons resultados! plantei agora à hora de almoço as ultimas plantas. não ficou como esperava, mas foi o que se pode arranjar. abraço Citar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16634 tOdA a GeNtE qUeR sEr DEUS!!!
Matos Publicado: Dezembro 16, 2004 Autor Publicado: Dezembro 16, 2004 bOAS! É so para informar a todos a quem possa interessar, que o PH da agua que inicialmente era de 6.4, subiu já, ao fim destes 4 dias para 6.6. Vamos la a ver como estará no final do ciclo. abraço Citar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16634 tOdA a GeNtE qUeR sEr DEUS!!!
Recommended Posts