andre.oliveira Publicado Maio 18, 2010 Publicado Maio 18, 2010 Boas tardes venho por este meio perguntar de quanto em quanto tempo se deve de limpar o Filtro externo e de que maneira se deve de limpar? Quem tinha o meu aqua falou-me que limpava os filtros internos com agua corrente e detergente, mas ja ouvi de outros colegas que se deveria de lavar com a agua do aquario. Tenho um Filtro externo EHEIM CLASSIC 2215 para um aqua com as seguntes medidas L-120 ; P1-35 ; P2*-40; A-50 e se não me engano será perto de 250 a 275 Litros. *- P2 e a medida do ponto mais largo do aqua situado a cerca de 2/3 da Largura do mesmo visto ele ser panoramico em que o vidro tem esta forma na frente -> ~ Citar Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
paulinhoti Publicado: Maio 18, 2010 Publicado: Maio 18, 2010 Olá André Teoricamente deves limpar o filtro externo de 2 em 2 ou 3 em 3 meses no entanto tudo depende da quantidade de fauna que "albergas" ou da necessidade. Pessoalmente eu nao deixo passar os tres meses mas se o fluxo de saida de agua diminuir faço a limpeza antes(Inclui tubagens se necessitarem claro, devido ao depósito de Algas nas tubagens). Agora se fazes a limpeza convem fazeres com agua que retiras do aqua, isso evita que as bactérias que estão alojadas nas massas filtrantes morram mas mais uma vez isto é teoricamente(eu faço)(aqua 180Lt).Se tiveres um aqua com +-300Lt podes passar agua da torneira no filtro, essas bacterias morrem mas existem mais umas milhoes no areão. Espero ter ajudado, mas na multidão de conselhos está a sabedoria! Citar
andre.oliveira Publicado: Maio 18, 2010 Autor Publicado: Maio 18, 2010 obrigado pelo conselho Citar Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
smmalmeida Publicado: Maio 19, 2010 Publicado: Maio 19, 2010 Boas André... Eu faça limpeza por fases... ou seja, de 2/2 meses limpo alternadamento os pratos me massa filtrante a fim de minimizar a perda das colonias de bacterias e de 6/6 meses limpo as mangueiras. O meu aqua tem 250l. Tenho um SUn-Sun. Tens de ver o que melhor se aplica ao teu aqua Um abraço Citar
Joao_Costa Publicado: Maio 19, 2010 Publicado: Maio 19, 2010 Ola Andre Filtro com detergentes ... como diz o outro tony .... JAMÉ !!!!!! LOL Deves limpar o filtro com a agua do aquario e evitar limpar o mesmo a fundo. Ao nivel das materias filtrantes onde as bacterias estão alojadas tenta fazer o minimo de estragos possiveis da a limpeza ser quase um passar pela agua apenas e nunca limpes todas as materias filtrantes que estão no filtro. Depois ha o tempo da limpeza. Isso para mim depende do tipo de fauna. Eu nos camarões tenho um 2211 e limpo o filtro 1x por ano ... ouve alturas em que limpei 1 ano e meio em 1 ano e meio. Ao nivel dos peixes, ai já limpo de 3 em 3 meses mas como te digo é mais pelo senso comum que faço isso. Vejo sempre a qualidade da agua do aqua e a qualidade da agua do caudal que sai do filtro e enquanto não precisar de melhor n mexo melhor assim. Mas isto é o que faço .... vou levando as coisas assim ... cada caso é um caso !!! Abraço João Citar AbraçoJoão CostaProjecto CBS | Projecto Taiwan | Projecto Carbon Rili | Projecto Paracaridina sp. Blue Bee
culhudo Publicado: Maio 19, 2010 Publicado: Maio 19, 2010 ó ssmalmeida eu tambem tenho um filtro como o teu ja pensei tambem limpar as mangueiras mas como? k metodo utilizas para limpar as mangueiras por dentro? Citar
Vang Publicado: Maio 19, 2010 Publicado: Maio 19, 2010 Viva, Existem escovilhões flexíveis para limpar mangueiras (por dentro) em qualquer loja de aquariofilia. Citar Cumprimentos, André Basílio
smmalmeida Publicado: Maio 20, 2010 Publicado: Maio 20, 2010 ó ssmalmeida eu tambem tenho um filtro como o teu ja pensei tambem limpar as mangueiras mas como? k metodo utilizas para limpar as mangueiras por dentro? Boas culhudo... Tal como o Vang diz existem escovilhão para limpar... Eu utilizo um DIY, Basicamente é uma corda de nylon, que na ponta tem 1/4 de um esfregão verde com esponja da cozinha que era novo e só utilizo para isso... e depois é o principio do escovilhão (passo 2 ou 3 vezes) e tá feito... Um abraço Citar
Recommended Posts