Recommended Posts

Publicado

Boas, tenho aqui uma duvida, tenho um aqua comunitario de 240l ja esta montado a mais de 3 messes, esta densamente plantado, tem ums 20 peixes dentro, agora a duvida, ja vai com 3 semanas e agua apresenta valores de nitritos nitratos e amonia como se tivese sido mudada no dia anterior, os no3 estão sempre a raspar o zero se chegarem a 10ppm é muito e os outros estão sempre a zero, agora a minha duvida, ja percebi que as plantas estão a consumir bem os no3, mas devo fazer a mesma TPA? na minha logica não, porque se a agua não esta "suja" para que mudala, e ao mudar estou a retirar no3 que as plantas precisão.... aguardo opiniões. Obrigado

Publicado:

Podes esticar os tpas mas tens de os fazer na mesma para repor determinados compostos que as plantas consomem.

Publicado: (editado)

As TPAs só fazes se os nitratos estiverem elevados por exemplo acima de 30/50 mgl.

Em relação ás plantas podes fazer fertilização liquida, que ainda ajudara mais a teres um "ecossistema perfeito", pois além dos nitratos existem os fosfatos, que os peixes produzem e não querem na água. A fertilização liquida irá permitir continuares a manter o NO3 sob controlo e também os fosfatos. No entanto, não sei até que ponto o que dizes é real, e o que se deve teres NO3 tao baixo.

Na minha opiniao, penso que não deves fazer TPA, caso o NO3 esteja mesmo baixo. Se queres nitratos para as plantas, da um pouco mais de comida aos peixes. mas nao me parece boa ideia.

ha uma outra questao, os peixes devem estar habituados a tpas, perdendo o habito, as tpas devem recomeçar sendo pequenas. em relação a este risco, podes fazer em alternativa uma pequena tpa, apenas para repor alguns nutrientes e nao desabituar os peixes.

Editado por Quo
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!